Como a energia solar está transformando o setor de saúde bucal?

with Nenhum comentário

A medida que o esgotamento dos recursos não renováveis ​​se torna mais grave e a crise energética se intensifica em todo o mundo, mais e mais setores e indústrias buscam fontes de energia renováveis ​​e limpas. Os prestadores de serviços de saúde bucal não querem ficar para trás em sua busca por novas fontes de energia. Eles estão fazendo uma tentativa frenética e desesperada de usar a “tecnologia verde” para sustentabilidade e maior economia de custos.

Inovações movidas a energia solar são indispensáveis ​​para comunidades fora da rede

Embora a corrida pela transformação e progresso da energia solar tenha sido muito maior nos países desenvolvidos ao redor do mundo, a necessidade é muito mais evidente e discernível nas comunidades ao redor do mundo que subsistem sem geração e suprimento adequados de energia.

Para as comunidades ainda não conectadas às redes de energia, as células solares fotovoltaicas podem transformar suas vidas aproveitando a energia solar e não apenas fornecendo energia para suas casas, mas também em centros comunitários de saúde, onde inovações podem levar à implementação das melhores práticas de cuidados de saúde a preços acessíveis e também direcionam a busca de soluções confiáveis ​​para problemas únicos em uma comunidade ou grupo de renda específico.

Algumas das inovações mais notáveis ​​apoiadas pela energia solar

Escova de dentes movida a energia solar:

As escovas de dentes movidas a energia solar podem ser recomendadas pelas clínicas de saúde bucal dos pacientes com problemas graves de placa e cavidade dentária e que, de outra forma, precisariam de escovas de dentes elétricas. O conceito foi proposto pelo Dr. Yoshinori Nakagaina, de acordo com este relatório . O primeiro modelo foi posteriormente desenvolvido pelo Dr. Kunio Komiyama. Um modelo moderno como o Soladey-J3X usa hastes fotossensíveis de TiO 2 que, quando expostas à luz solar, podem converter a luz em íons negativos e remover a placa bacteriana dos dentes misturando-se com a saliva.

Autoclave a energia solar :

Autoclave é um dispositivo usado para esterilizar e desinfetar instrumentos cirúrgicos dentários. Uma autoclave movida a energia solar pode transformar a água em vapor sem esperar a fervura de todo o recipiente. O dispositivo absorve as nanopartículas dos raios solares e as transmite para uma tigela de água. Uma autoclave pode utilizar mais de 80% da energia absorvida pelo sol para produzir vapor. Uma lente concentradora solar pode fornecer a energia absorvida a uma taxa ainda mais rápida, para que a temperatura da solução aquosa aumente rapidamente. Os nano absorventes transportam o vapor produzido para a superfície do recipiente usando força flutuante e novamente descem para repetir o processo várias vezes. Uma temperatura de 115-135º C é produzida em 5 minutos. A temperatura é suficiente para matar microorganismos e germes.

Gesso de Paris produzido usando energia solar :

 O Gesso de Paris é um elemento muito útil no kit de um dentista. Pode ser utilizado no preenchimento de cáries dentárias e no tratamento de canais radiculares. O gesso de Paris produzido usando energia solar é mais branco e se ajusta mais rapidamente do que os produzidos usando calor de recursos energéticos convencionais não renováveis, como carvão, madeira ou diesel.

Outras áreas de inovação incluem alimentar clínicas inteiras, incluindo suas unidades de resfriamento usando energia solar. Um aparelho de ar condicionado híbrido vem com um telhado solar e pode utilizar energia solar para produzir energia capaz de alimentar o processo de aquecimento ou resfriamento do dispositivo. Pode-se esperar que, à medida que os preços caem, as tecnologias mais avançadas se tornem disponíveis e os governos ao redor do mundo oferecem mais incentivos, o setor de saúde bucal possa se metamorfosear de um dependente quase completamente de energia não renovável para um que seja sustentável e verde.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *