Dicas de como escovar os dentes da maneira correta

with Nenhum comentário

Uma das características mais atraentes de uma pessoa é o seu lindo sorriso .

Para manter os dentes em perfeitas condições, limpezas semestrais em conjunto com uma boa rotina diária de higiene bucal, que inclui escovação e uso do fio dental, são essenciais para manter uma boca saudável.

A Associação Brasileira de Odontologia  (ABO) considera escovar os dentes como um aspecto importante da sua rotina de atendimento odontológico.

No entanto, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe que não está cuidando dos dentes da maneira que deveria . Use as dicas abaixo para cuidar melhor do seu branco perolado.

Dica 1: escolha a escova de dentes e o creme dental certos

Sua escova de dentes:

  • Escove duas vezes ao dia usando uma escova de dentes com cerdas macias.
  • Sua escova de dentes deve caber confortavelmente na boca e permitir que você alcance todas as áreas facilmente.

Sua pasta de dentes:

Use uma pasta de dente que possua o selo de aceitação da ABO. Esses cremes dentais ganham o selo de aceitação da ABO, provando sua segurança e eficácia ao Conselho de Assuntos Científicos da ABO.

Dica 2: use a técnica adequada de escovação

  1. Depois de aplicar um pouco de pasta de dente do tamanho de uma ervilha nas cerdas umedecidas, coloque-as nos dentes superiores em um ângulo de 45 graus com as gengivas.
  2. Mova a escova de dentes para frente e para trás suavemente, certifique-se de usar movimentos curtos que sejam tão largos quanto cada dente.
  3. Você precisa escovar a superfície de mastigação, a superfície externa e a superfície interna de cada dente.
  4. Quando chegar a hora de limpar as superfícies internas dos dentes da frente, incline cuidadosamente a escova de dentes na vertical. Use movimentos para cima e para baixo nesta área dos dentes.
  5. Lembre-se de escovar os dentes por dois minutos.
  6. Depois de terminar de escovar os dentes, não enxágue; apenas cuspa.
  7. Evite comer ou beber por 30 minutos.

4 erros que as pessoas fazem relacionadas a escovar os dentes

1. Lavagem Após Escovação

A lavagem após a escovação reduz a quantidade de flúor que permanece na boca; assim, reduzindo sua eficácia.

O flúor ajuda a fortalecer o revestimento rígido e protetor dos dentes (esmalte). Se você precisar enxaguar, em vez de água, use um enxaguatório bucal contendo flúor para enxaguar depois de escovar.

Para aproveitar ao máximo o flúor, aguarde pelo menos 30 minutos antes de comer ou beber.

2. Usando a mesma escova de dentes por muito tempo

Se você estiver usando a escova de dentes de forma consistente, a vida útil é de cerca de três meses (ou 200 usos).

Nesse ponto, as cerdas do pincel provavelmente estão desgastadas, o que é uma boa indicação de que é hora de mudar. Uma vez que as cerdas estão quebradas ou desgastadas, elas perdem sua flexibilidade e não conseguem limpar adequadamente.

Além disso, depois de usar sua escova de dentes por alguns meses, partículas e bactérias de alimentos começaram a se acumular nela.

3. Não escovar por tempo suficiente

A duração recomendada para cada sessão de escovação é de dois minutos; no entanto, a maioria das pessoas escova apenas por 45 segundos.

Escovar os dois minutos inteiros é essencial porque dá ao fluoreto na pasta de dente tempo suficiente para fixar no esmalte do dente.

Quase todas as escovas de dentes elétricas/eletrônicas disponíveis hoje têm temporizadores de dois minutos incorporados ao seu design.

Para quem usa uma escova de dentes manual, pode usar o cronômetro no telefone ou cantarolar uma música que dura dois minutos.

Algumas opções de música incluem:

  • “America the Beautiful”
  • Alvin e os Esquilos ‘, “A Canção dos Esquilos – O Natal Não Atrase”
  • A música “ABC”
  • A música “Maçãs e Bananas”

4. Não escovar regularmente

A placa bacteriana é o resíduo que as bactérias excretam ao comerem as partículas de alimentos e o açúcar que permanecem na boca após as refeições.

Esta placa é pegajosa e contém ácido que danifica o esmalte do dente. Essa placa precisa ser removida; caso contrário, como o esmalte é destruído, é provável a cárie dentária.

Quando a placa não é removida dentro de 24 a 72 horas, ela endurece e se transforma em tártaro (ou cálculo).

Uma vez que a placa endurece em tártaro, apenas um profissional da área odontológica pode removê-la.

À medida que o tártaro se acumula, ele fornece um refúgio seguro para as bactérias, permitindo que ele continue se multiplicando, criando placas e danificando o esmalte dos dentes.

Clique e conheça loja virtual de produtos médicos

A importância do uso do fio dental

Mesmo após a escovação, as bactérias podem permanecer entre os dentes, onde as cerdas da escova não conseguem alcançar.

O uso do fio dental ajuda a remover as partículas e placas dos alimentos entre os dentes e também abaixo da linha da gengiva nessas áreas.

Portanto, se você ainda não usar fio dental uma vez por dia, precisará adicionar esta tarefa à sua rotina diária de higiene bucal.

Usar o fio dental antes de dormir é uma boa idéia, porque você remove tudo o que se acumulou entre os dentes ao longo do dia. Você pode usar flossers de água e flossers descartáveis ​​para facilitar o processo.

Agora, você está pronto para começar a escovar (o caminho certo).

Com essas dicas e erros comuns em mente, você tem o conhecimento necessário para escovar os dentes corretamente e manter seu sorriso bonito. Mas, para manter seu sorriso deslumbrante, continue suas visitas regulares ao dentista.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *