Estratégias de Marketing Digital aplicado a clínicas de odontologia

with Nenhum comentário

O Marketing Digital é uma das tendências para todos os tipos de empresas, inclusive para as clínicas de odontologia. Muito disso, deve-se ao avanço da internet e o número cada vez maior de usuários, o que fez muito negócios migrarem para o mundo virtual.

Para os consultórios e clínicas odontológicas, o marketing digital ajuda na atração e fidelização dos pacientes, bem como ajuda na criação de uma imagem mais moderna e com credibilidade. Desse modo, as pessoas têm mais confiança no trabalho realizado.

Afinal de contas, hoje não basta contar somente com a recomendação de amigos e parentes. Mesmo na indicação de equipamentos específicos, como uma bobina de papelão ondulado, as pessoas acabam pesquisando na internet, antes de comprar.

Por isso, o ramo da odontologia precisa se adequar a esse cenário.

O artigo de hoje vai trazer algumas estratégias de marketing digital aplicadas às clínicas de odontologia, ajudando você a entender melhor como desenvolver um bom planejamento, sem desrespeitar as regras de divulgação da área.

Ficou curioso(a)? Então, acompanhe a leitura!

Marketing Digital Odontológico: o que você precisa saber

Por se tratar de um ramo da saúde, o marketing digital orientado à odontologia precisa seguir algumas recomendações, para que as clínicas e consultórios possam construir uma presença marcante na internet.

Assim, é preciso seguir o que diz o Conselho Federal de Odontologia (CFO), quanto algumas práticas consideradas ilegais pelo código de ética.

Portanto, antes de sair por aí divulgando na internet a propaganda do seu consultório ou clínica de odontologia, é importante ter conhecimento acerca das normas no CFO, para não cometer nenhuma irregularidade, o que pode prejudicar a sua imagem.

Entre as recomendações, destacam-se:

  • Não usar fotos de “antes x depois” do tratamento;
  • Não é permitido divulgar preços e formas de pagamento;
  • Não pode divulgar tratamentos sem comprovação científica;
  • Não pode divulgar equipamentos não registrados;
  • Não é permitido oferecer tratamentos gratuitos.

Há outras restrições e orientações no CFO. Sendo assim, percebe-se que o marketing tradicional pode não ser a melhor opção para as clínicas de odontologia – o que torna o marketing digital ainda mais atrativo.

4 estratégias de Marketing Digital para clínicas odontológicas

O marketing digital tem uma série de vantagens, entre elas, o baixo orçamento em comparação com outras técnicas de divulgação.

Por esse motivo, as clínicas de odontologia podem montar um planejamento básico e, aos poucos, aprimorar os modelos.

Entre as estratégias, destaca-se o SEM, ou Search Engine Marketing, que consiste em um conjunto de técnicas que utilizam os mecanismos de busca, como o Google, para realizar as ações de um negócio. Essa estratégia se divide em dois formatos: o gratuito ou o pago.

Vale dizer que o SEM pode ser usado em todos os tipos de negócios, não somente em clínicas de odontologia. 

Sendo assim, uma empresa de software para controle de ponto, por exemplo, também pode aplicar a estratégia, bem como outros empreendimentos. 

Assim, dentro do SEM, as clínicas e consultórios de odontologia podem aplicar:

1 – SEO (Search Engine Optimization)

O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, é uma das técnicas do SEM, que visa melhorar o rankeamento da sua página dentro dos sites de pesquisa.

Para isso, o SEO reúne diversas ações que envolvem a criação de conteúdo relevante, com a intenção de atrair os usuários até um website de destino.

Por exemplo, ao invés de somente ofertar uma chair para pilates, o SEO traz um material rico e de qualidade sobre o equipamento, explicando mais sobre ele e sanando as principais dúvidas dos usuários.

De maneira resumida, funciona da seguinte maneira: toda vez que uma página é publicada na web, os buscadores procuram indexá-la, para facilitar a pesquisa dos usuários. Contudo, diariamente milhares de sites são publicados, o que torna difícil se destacar.

Nesse sentido, o SEO permite influenciar os algoritmos e condicionam os robôs a darem preferência para as páginas que aplicam esse conjunto de técnicas.

Por esse motivo, fazer um bom SEO requer um certo entendimento sobre como o Google funciona, incluindo os modos de rastreamento pelos chamados Googlebots, que identificam as páginas e enviam a classificação.

No caso dos consultórios odontológicos, essa estratégia é muito eficiente, ainda mais porque não se pode trabalhar com a divulgação de preços e formas de pagamento. 

Desse modo, falar mais sobre os tratamentos e educar o público sobre os procedimentos, é uma forma de aumentar a confiabilidade da audiência.

Além disso, o SEO também faz uso de palavras-chaves, que são os termos mais pesquisados no Google.

Assim, quando quer se falar sobre sensor piroelétrico, por exemplo, essa palavra é usada ao longo do artigo, para que os robôs possam identificar o conteúdo e perceber que ele trata sobre o assunto pesquisado pelo usuário.

O SEO pode ser On Page, quando aplicado dentro da página web do próprio negócio, ou Off Page, que é quando se adquire backlinks, que são menções do seu site em outro canal.

Vale destacar que o SEO é uma técnica gratuita do SEM e, quando bem aplicada, traz ótimos resultados a longo prazo, incluindo a melhor visibilidade do site, maior conversão de leads (potenciais clientes) e aumento no número de vendas.

2 – Links patrocinados

Os links patrocinados são anúncios de mídia paga, que aparecem nos mecanismos de busca, antes dos resultados orgânicos (não pagos) ou na barra lateral.

Assim, quando buscamos por uma cama hospitalar comprar com qualidade, nos deparamos com alguns links patrocinados, que podem ajudar na busca por produtos ou serviços específicos.

A grande vantagem dessa estratégia é o resultado a curto prazo. Isso significa que é possível aumentar o número de visitantes no seu site muito mais rápido, do que em comparação com o SEO, por exemplo.

Mas isso não significa que somente o patrocínio de anúncios é suficiente. É preciso mesclar as estratégias, para que os usuários confiem na sua empresa.

3 – Redes sociais

As redes sociais se tornaram uma parte fundamental nos planejamentos de marketing. Afinal de contas, o número de usuários que possuem pelo menos um perfil social nas principais mídias, como Facebook, Instagram e Twitter, é muito grande.

Só no Brasil, mais de 67% dos internautas utilizam as redes sociais diariamente. 

Diante disso, elas se tornaram potenciais canais para divulgação de produtos e serviços. Não é à toa que podemos encontrar praticamente tudo dentro delas: oferta de adesivos promocionais, conteúdo informativo, notícias, etc.

As redes sociais podem ser usadas para o compartilhamento de conteúdos do seu website. Por exemplo, quando você escreve um artigo no blog ou posta um vídeo, pode colocar um link de redirecionamento no Facebook.

No entanto, é preciso reconhecer as especificidades de cada rede, já que cada uma delas possui suas singularidades quanto às formas de divulgação.

Importante destacar que, assim como o SEM, as redes sociais também contam com estratégias gratuitas e pagas. 

Entre as patrocinadas, pode-se investir em anúncios, que aparecem no feed de pessoas que correspondem ao perfil dos seus clientes. Ou seja, as propagandas nas redes são altamente direcionadas.

Assim, apenas usuários com um perfil específico e com boas taxas de conversão visualizam um anúncio de erp industrial, por exemplo.

4 – E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia eficiente para nutrir leads e manter um contato próximo com os clientes. 

Mesmo com o aumento exponencial das redes, o e-mail ainda é o canal de comunicação mais usado na internet e é considerado o meio de maior confiança.

Além disso, você pode oferecer algo exclusivo para as pessoas que estão cadastradas na sua lista de e-mail. Por exemplo, maiores informações sobre um elemento filtrante e como ele pode ser vantajoso.

No caso de clínicas e consultórios médicos, o e-mail marketing pode ser usado para lembrar os pacientes sobre agendamentos, consultas, entre outros.

Conclusão

O marketing digital aplicado às clínicas de odontologia precisa ser muito bem planejado, para levar em consideração todos os apontamentos, restrições e recomendações do Conselho Federal de Odontologia (CFO), bem como respeitar as condutas éticas do ramo.

A grande vantagem está que, dentro da internet, há inúmeras possibilidades de divulgação e produção de conteúdo, que são capazes de cumprir as orientações do CFO, ao mesmo tempo em que oferecem conteúdo relevante e de qualidade.

Por esse motivo, vale a pena separar quais estratégias melhor atendem às necessidades dos seus pacientes e podem ajudar a melhorar a visibilidade do seu negócio, dentro de um mercado cada vez mais competitivo e exigente.

Além do mais, essas técnicas, quando bem aplicadas, são capazes de fidelizar os pacientes e conquistar novas pessoas interessadas, pois elas compreendem que o seu negócio tem reconhecimento e, como consequência, se sentem mais confiantes em fechar negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *