Dicas de como fazer um marketing odontológico corretamente

with Nenhum comentário

Se você é dono de uma clínica odontológica e está procurando se destacar da concorrência e se desenvolver diante do mercado, então o marketing odontológico é a solução!

Afinal de contas, obter sucesso em sua jornada e crescer de forma sustentável é o sonho de todo escritório odontológico. No entanto, apenas os serviços de qualidade e o potencial do consultório não vão fazer com que a empresa seja reconhecida e alcance mais clientes.

Por essa razão, muitas clínicas produtivas e eficientes no país não conseguem crescer seus negócios.

O marketing odontológico surgiu então como uma opção com um ótimo custo-benefício para os doutores da medicina odontológica.

Ao mesmo tempo que muitas estratégias de marketing são otimizadas, os dentistas também conseguem direcionar seu tempo para focar nas estratégias gerenciais e administrativas do negócio.

E pensando nos benefícios que o marketing odontológico proporcionam aos profissionais do ramo, nós produzimos esse conteúdo para detalhar tudo sobre essa estratégia.

Quer saber como é possível criar e desenvolver estratégias de marketing odontológico corretamente? Então não deixe de nos acompanhar nesse post! Vamos lá?

1- Identifique o seu público-alvo dentro do setor odontológico

A primeira coisa que você deve fazer antes mesmo de pensar em estratégias de marketing, é saber exatamente para quem você quer direcionar as ações.

Pense no caso de uma indústria que fornece grama sintética decorativa, por exemplo. Sabemos que o seu público são empresas de eventos, casas e apartamentos no geral.

No entanto, apenas com essas informações não é possível fazer um direcionamento tão preciso.

Para saber exatamente sobre seu público, é importante detalhar todas as informações possíveis, como a média da sua faixa-etária, renda salarial, comportamentos, hábitos, estilo de vida, entre outros.

Por isso, analise todos detalhes do público da sua clínica odontológica. Dessa forma, você conseguirá obter resultados positivos e fazer uma segmentação das estratégias com mais precisão!

2- Analise o marketing odontológico realizado pelos seus concorrentes

Outra forma de desenvolver as melhores estratégias de marketing odontológico e se destacar é analisando quais as ações realizadas pelos seus concorrentes diretos.

Veja se eles estão presentes em alguma das redes sociais ou possuem um site institucional, por exemplo.

Estudar a concorrência não somente irá ajudá-lo a organizar as suas estratégias de marketing, como também você pode adaptar a realidade das ações, de acordo com a necessidade do seu consultório.

Além disso, analisando os seus concorrentes, você também pode identificar quais são os processos que não geram resultados e, assim, fazer investimentos mais precisos e que proporcionam melhores resultados.

3- Esteja presente nos meios online

Um dos fatores que estão possibilitando muitos consultórios odontológicos a se tornarem mais visíveis são os meios online.

Por sua vez, a internet é um ambiente amplo e que permite diversas oportunidades, é por isso que muitas clínicas que a exploram possuem o retorno esperado.

Uma das maneiras de utilizá-la como parte das suas estratégias de marketing é criando um site próprio ou um blog.

Por meio desses domínios, você pode divulgar seus produtos, serviços e a própria clínica, além de também ter um plataforma própria para se posicionar e se tornar mais visível diante do público.

4- Produza conteúdos para seu marketing odontológico

Outra forma de fazer marketing odontológico em seu consultório é por meio da produção de conteúdo.

Isso, pois uma clínica odontológica deve mostrar profissionalismo e entendimento no assunto acima de tudo, e por isso, a produção de conteúdo é essencial dentro das estratégias de marketing odontológico.

Produza conteúdos ricos e relevantes direcionados para o seu público. Dessa maneira, as pessoas interessadas no assunto podem entrar em contato com sua empresa e fechar uma compra!

Essa estratégia é eficiente não apenas para clínicas odontológicas, mas para todos os setores!

Até mesmo empresas que prestam serviços de manutenção de aquecedor a gás podem escrever sobre conteúdos relacionados ao seu ramo e ter mais autoridade no assunto, por exemplo.

Além disso, quanto mais conteúdos relevantes seu site ou blog tiver, maiores as chances da sua plataforma ter um bom posicionamento nos sites de busca, como o Google ou Bing, por exemplo.

5- Não se esqueça das redes sociais

As redes sociais são plataformas onde milhares de pessoas compartilham informações, fazem novas amizades, se relacionam e se comunicam de maneira mais otimizada.

Já para os consultórios odontológicos, as redes sociais são ambientes perfeitos para se aproximar do público de maneira mais informal e ainda se tornar mais visível.

Por isso, esteja presente e ativo nas redes sociais! Elas irão ajudá-lo a divulgar sua clínica de forma mais prática e dinâmica.

Algumas plataformas sociais, como o Facebook, por exemplo, ainda disponibilizam recursos e ferramentas para que você possa anunciar seus serviços de maneira mais segmentada para seu público!

Atualmente, as redes sociais mais utilizadas são o Facebook. Instagram, Twitter, LinkedIn, Pinterest, entre outros.

6- O bom atendimento faz parte do marketing odontológico

Se você possui um consultório odontológico que quer se destacar, então o atendimento e a boa experiências dos seus clientes é indispensável.

Por isso, invista e explore todos os diversos canais de comunicação. Já demos o exemplo dos benefícios das redes sociais, que promovem maior facilidade na comunicação com seu público.

Porém, existem outros diversos canais que você pode utilizar, como fóruns, e-mail, aplicativos, telefone, Chatbots, entre outros.

7- Faça parcerias sempre que possível

As parcerias também são essenciais para que a clínica também se torne visível e alcance um maior número de pessoas.

Por isso, se sua clínica já possui parceiros do ramo da saúde e estética, se comunique com os parceiros e criem estratégias em conjunto para que ambas as partes consigam resultados satisfatórios.

Se seu consultório ainda não possui parceiros, esse é o momento de entrar em contato com outras empresas e oferecer propostas chamativas de parcerias.

Por fim, com essas estratégias de marketing, qualquer empresa de qualquer ramo consegue se destacar e obter sucesso, seja ela um consultório odontológico, indústrias, empresas de instalação câmera de segurança, entre outros.

Agora que você sabe tudo sobre o marketing odontológico, o que acha de aplicar alguma dessas dicas em sua clínica? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *