7 dicas para atrair mais pacientes para o consultório odontológico pelo Google!

with Nenhum comentário

Quais canais de atração você utiliza para conquistar novos clientes em seu consultório odontológico? Muitas empresas apostam em sistemas de indicação e comunicação offline, que de fato trazem bons resultados, mas esquecem de incluir estratégias voltadas para o digital. 

dentista-em-um-consultorio-sorrindo-com-bracos-cruzados

Nesse sentido, o Google apresenta diversas maneiras de aumentar a visibilidade de uma empresa, seja de maneira orgânica ou através de mídias pagas. 

Portanto, continue a leitura e confira 7 dicas para atrair mais pacientes para seu consultório!

1. Mantenha o Google Meu Negócio atualizado

Você provavelmente já pesquisou por um estabelecimento e encontrou um resultado com o endereço, telefone e outros dados da empresa, certo?

Esta é uma ferramenta do Google essencial para quem possui um negócio com endereço físico, onde é possível apresentar informações da empresa como um perfil. 

Assim, quando um usuário pesquisar por “consultório odontológico em x cidade”, ou mesmo pesquisar pelo nome da sua empresa, o resultado do Google apresentará as principais informações, como endereço, telefone e horário de atendimento.

Você também pode incluir fotos e vídeos, que passam mais confiança ao usuário. Além disso, o Google Meu Negócio possibilita que os usuários publiquem avaliações e comentários a respeito do seu consultório.

Outra vantagem de manter seus dados atualizados nesta ferramenta é que as pessoas que utilizam o Google Maps poderão traçar uma rota e encontrar seu consultório facilmente. 

Cadastrando-se no Google Meu Negócio, você consegue saber a quantidade de buscas que seu consultório teve, quantas pessoas te ligaram e quem utilizou as rotas do Google Maps para chegar até você.

2. Faça um levantamento de palavras-chave

As palavras-chave referentes ao seu negócio e mercado de atuação podem ser utilizadas em diversas estratégias digitais, como a otimização do seu site, publicação de conteúdos em blog ou mesmo anúncios no Google Ads, como você verá mais à frente. 

Contudo, para iniciar estas estratégias é preciso entender quais são as palavras-chave mais importantes para o seu consultório odontológico, para que você seja encontrado no Google. Para isso, temos mais uma dica de ferramenta, o Google Keyword Planner. 

Com ele você poderá validar os volumes de busca de determinadas palavras, encontrar novas sugestões e ver o Custo Por Clique (CPC) médio de cada uma.

3. Otimize as configurações de SEO do seu site

O SEO, Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca consiste em uma série de técnicas para conseguir mais acessos ao seu site, o que faz com que você melhore seu posicionamento nas páginas do Google. 

Os aspectos básicos que merecem atenção de início são a escolha de títulos, subtítulos e descrições das suas páginas que contenham as palavras-chave definidas para seu negócio, além de utilizar URLs amigáveis, que não devem ter códigos ou números aleatórios. 

Também é necessário otimizar nomes, textos alternativos e tamanhos das imagens que você utiliza, já que o Google considera estes elementos no ranqueamento. 

4. Publique conteúdos relacionados ao seu segmento

Entendendo essa parte do SEO, você pode começar uma estratégia de conteúdo em seu site, criando um blog e publicando artigos regularmente. Se questione o que pode ser relevante para seu público e crie conteúdos completos, que respondam às dúvidas do usuário. 

A qualidade das suas publicações também impacta em sua posição no Google. Outro ponto a se destacar é que você pode utilizar as palavras-chave escolhidas para o consultório odontológico nestes conteúdos, o que pode garantir mais visitas ao site. 

5. Anuncie os serviços do consultório odontológico no Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta de links patrocinados que exibe anúncios para o usuário quando uma busca é realizada. Os resultados exibidos dependem das palavras-chave utilizadas na busca, relacionando com as palavras definidas pelos anunciantes. 

Como uma estratégia de marketing de conteúdo pode levar um certo tempo até trazer resultados orgânicos, apostar em anúncios pagos é uma boa opção para gerar mais tráfego para seu site. 

Além disso, com o Google Ads você consegue concorrer diretamente com empresas que costumam ter melhores posições, pois independente da autoridade do seu site, o anúncio será exibido nos primeiros resultados da página. 

6. Analise seus resultados regularmente

As estratégias digitais podem trazer resultados muito positivos, mas é preciso que você os analise regularmente para entender o que está funcionando e o que pode ser melhorado. 

Para isso, o Google também tem uma solução: o Google Analytics. Esta ferramenta permite que você monitore o desempenho do seu site, mensurando o número de visitantes, suas origens, entre outras métricas. 

Com essa análise, você poderá definir quais estratégias são mais eficientes para atrair novos pacientes para seu consultório odontológico.

7. Conte com o auxílio de uma agência de Inbound Marketing para integrar estas ações

Talvez você esteja se perguntando como dar início a todas essas estratégias e técnicas de maneira eficaz. São muitos conceitos e ferramentas para entender, e ainda é preciso dar atenção ao trabalho no seu consultório. 

Por isso, nossa última dica é que você procure uma agência de inbound marketing para ajudá-lo a colocar tudo isso em prática. Assim, será mais fácil de integrar todas as estratégias e atrair mais pacientes para seu consultório através do Google.

O inbound marketing, caso ainda não conheça, é uma estratégia de marketing digital com foco na captação de clientes, através da atração. Com conteúdos e materiais direcionados ao seu público, você conquistará melhores posições nos resultados do Google, atraindo a atenção de visitantes. 

E então?

Como você viu, existem diversas maneiras de atrair mais pacientes para seu consultório por meio do Google. Contudo, o ideal é que você trabalhe essas estratégias de maneira integrada, garantindo melhores resultados. 

Uma agência de inbound marketing pode ser uma parceira essencial, executando estas ações com base em um projeto estratégico e exclusivo para o seu negócio!

Invista na presença online do seu consultório odontológico e veja quantos benefícios você pode obter a curto, médio e longo prazo!

Conteúdo produzido pela Adove Comunicação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *