SEO para clínicas odontológicas: dicas essenciais

with Nenhum comentário

A odontologia é uma das áreas altamente importantes para as pessoas (principalmente saúde e finanças); portanto, o Google é muito cuidadoso em fornecer resultados confiáveis para seus usuários. Neste artigo, falamos sobre como melhorar o posicionamento do seu site e obter clientes para a sua prática odontológica por meio da atividade chamada SEO. Mas como funciona o SEO para clínicas odontológicas?

Você precisa criar seu site de consultório odontológico ou publicar um artigo com os depoimentos de seus pacientes? Entender como o SEO funciona e como os mecanismos de pesquisa raciocinam é o primeiro passo para chegar ao topo das pesquisas dos usuários e receber mais visitas.

Dicas de SEO para sites de dentistas

A maioria das pessoas que procura um dentista começa com uma simples pesquisa no Google ou qualquer mecanismo de pesquisa. Se você aparecer nas primeiras posições do SERP do Google, é mais provável que um usuário visite o site da sua empresa e faça uma consulta.

O acrônimo SEO significa ” Otimização de mecanismo de pesquisa ” e indica o conjunto de estratégias para otimizar um site ou página da web para mecanismos de pesquisa.

Quantas vezes você vai além da primeira página do Google? Exatamente. Como 75% dos usuários clicam nos resultados da primeira página sem ir para a próxima, alcançar as primeiras posições é a melhor maneira de ganhar visibilidade e aumentar a chance de cliques.

E aqui estamos nós, trazendo técnicas de SEO para você aprender como fazer seu site de odontologia aparecer na primeira página do Google!

Estratégia 1: Escrever o melhor título

Uma boa estratégia para escrever o título para consultórios odontológicos pode consistir na combinação de nome de marca + tipo de objetivo:

Por exemplo: << Consultório odontológico Sorrir, dentista em Recife >>

Dessa forma, conseguimos inserir em cerca de 60 caracteres:

  • O nome da marca: embora muitos prefiram priorizar as palavras-chave do tema, podemos tornar o nome da marca o mais relevante possível para relatar a importância da identidade corporativa ao Google.
  • As palavras-chave mais relevantes para a pesquisa da indústria (os “profissionais” consultórios dentários e dentista)
  • O local para o qual você deseja estar visível

Estratégia 2: Descrição

A descrição pode influenciar a taxa de cliques quando corretamente escrita para transmitir uma chamada de ação atrativa para o leitor.

Por exemplo: “Volte a sorrir com os serviços da clínica odontológica Sorrir em Recife. Experimente as intervenções para o cuidado dos dentes sem dor.”

Tenha muito cuidado ao usar fórmulas persuasivas focadas em preços: existe um regulamento interno do setor que regula essas fórmulas e você não deve arriscar violá-las.

Estratégia 3: Qualidade de imagem

Como vimos, o texto do seu site é essencial para o SEO, mas não é a única coisa que importa.

Uma apresentação eficaz de uma clínica odontológica deve ter como objetivo fazer com que o espectador se sinta bem tratado com todas as honras, quando estiver nas mãos de especialistas que precisam resolver seus problemas. 

Por esse motivo, é uma boa ideia, quando falamos de serviços, colocar pelo menos uma imagem que ilustra a situação plausível em que o cliente se encontrará com o dentista. As imagens devem ter uma boa qualidade gráfica.

Você já se deparou com um site que demorou tanto para carregar? O que você fez? Geralmente, as pessoas não esperam mais de quatro ou cinco segundos para carregar uma página: após esse período, fecham a página e procuram outro site. Portanto, a otimização das imagens também se torna de grande importância.

Estratégia 4: Google MyBusiness

Como em todas as empresas locais, é essencial abrir e associar uma página de empresa local no Google MyBusiness ao consultório odontológico em questão.

Além da vantagem usual de poder resumir em uma única conta todas as informações da empresa a serem fornecidas aos usuários, permite que você seja selecionado para nas atividades locais que melhor atendem às necessidades dos usuários.

Estratégia 5: Use o blog para criar valor para seus pacientes em potencial

Por último, mas não menos importante, está o blog. Os blogs têm, de fato, um objetivo principal para sua prática odontológica: aumentar o tráfego e o envolvimento do site.

Nesse ponto, apenas a questão do conteúdo permanece em aberto: o que publico no blog? Notícias do setor, informações sobre os tratamentos que você oferece no estudo, eventos que você planejou. Em suma, tudo o que poderia interessar ao seu cliente ou pessoa em potencial!

O blog precisa ser atualizado com frequência (pelo menos duas vezes por mês) e é aí que as pessoas que acessam seu site encontram as notícias e são atualizadas sobre sua vida e a prática odontológica.

Pode ser uma ferramenta muito eficaz para ser encontrada nos mecanismos de pesquisa, e é por isso que é essencial que os textos do blog, mas também do seu site, sejam otimizados, aos quais você deve adicionar um bom plano editorial e um calendário de publicação.

Agora você entende porque um site profissional visível nos motores de busca é uma vitrine indispensável para todo dentista?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *