Atendimento via whatsapp: 8 dicas infalíveis

with Nenhum comentário

O atendimento via whatsapp é fundamental para acompanhar os avanços tecnológicos e melhorar o atendimento ao seu paciente. Por isso, preparamos 8 dicas infalíveis para você ter sucesso ao utilizar esse recurso!

Dentista fazendo atendimento via whatsapp

Oferecer atendimento via whatsapp é essencial para melhorar a experiência do paciente com sua clínica. 

Se consideramos que o Brasil hoje tem mais de 120 milhões de usuários ativos no WhatsApp fica claro que: não usá-lo para atender é desperdiçar uma ferramenta que atinge muita gente.

E não é só isso, aderir ao whatsapp como canal de comunicação traz outros benefícios para seu consultório. Que vão da otimização do tempo de atendimento até a atração de novos pacientes.

Acompanhe o conteúdo e descubra como melhorar o seu atendimento via whatsapp com  8 dicas infalíveis!

Por que fazer atendimento via whatsapp

Nos dias atuais é fundamental que você se modernize e ofereça atendimento via whatsapp para empresas a fim de facilitar o contato com os pacientes.

Com este recurso, o atendimento e o relacionamento com o seu paciente vão melhorar significativamente. 

Além disso, o atendimento pelo whatsapp possui outros benefícios, tais como:

Facilidade de uso

O whatsapp é um aplicativo muito simples de ser utilizado e com as dicas para o bom atendimento fica mais fácil melhorar o atendimento por meio dele. 

Lembre-se que o seu paciente pode estar realizando qualquer tarefa enquanto entra em contato com o seu consultório para agendar uma consulta. 

Então, você deve investir nesse tipo de atendimento para literalmente facilitar a vida do seu paciente.

Agilidade no atendimento pelo whatsapp

O atendimento ao cliente pelo whatsapp é um grande aliado quando se trata de otimizar o tempo, principalmente das suas atendentes. 

Além disso, no atendimento pelo whatsapp é possível falar com mais de um paciente ao mesmo tempo. O que não seria possível em um atendimento telefônico. 

Os seus pacientes não desejam e não precisam perder horas no telefone para marcar uma consulta ou tirar dúvidas.

Ao utilizar o aplicativo de mensagens instantâneas é possível ganhar essa agilidade, aumentando a satisfação do paciente. Vale ressaltar que garantir a satisfação é essencial para se destacar no mercado, captar e fidelizar mais pacientes. 

Praticidade e flexibilidade

Dentro do aplicativo de atendimento via whatsapp para empresas é possível fazer ligações, mensagens de voz, enviar e receber arquivos. 

Essa variedade de ações e formas de comunicação é o que permite a melhor interação e acessibilidade do paciente com o seu consultório. 

Engajamento

O engajamento do seu paciente é muito maior com o atendimento via whatsapp, pois quase todo mundo utiliza o aplicativo durante o dia. 

Além disso, com os aplicativos de mensagens instantâneas você pode coletar informações sobre os clientes por meio de pesquisas, enviar promoções e melhorar o relacionamento. 

Humanização

Outra dica de bom atendimento é ter um relacionamento humanizado dentro do whatsapp. 

As mensagens enviadas para os pacientes devem ser simples e personalizadas para que eles sintam que esse contato é exclusivo.

Não há nada pior do que sentir que está falando com um robô ou ainda que não está sendo bem tratado. 

Por isso, quando se investe em mensagens automatizadas é importante tomar muito cuidado para que elas sejam mais humanas possíveis. 

Personalização no atendimento via whatsapp

O whatsapp permite que você personalize o atendimento de acordo com o seu público-alvo. 

Ou seja, com o atendimento via whatsapp você pode enviar promoções, informações sobre procedimentos e o que mais julgar necessário para melhorar o seu relacionamento com os pacientes.

O aplicativo permite uma conversa simultânea, pois faz parte do dia a dia da maioria dos seus pacientes que rapidamente vão interagir.

Nele o seu paciente poderá agendar consultas, tirar dúvidas e até mesmo dar dicas para melhorar o atendimento. 

Dicas para bom atendimento via whatsapp

Dicas para bom atendimento via whatsapp

Se está buscando dicas para melhorar o atendimento via whatsapp para empresas chegou a hora de conferir:

1 – Use o Whatsapp empresas

Para as empresas que desejam otimizar o tempo e optaram por um atendimento com o Whatsapp é preciso compreender que existem três tipos diferentes de contas, são elas:

  • Conta comercial padrão: a conta comercial significa que o Whatsapp ainda não confirmou os dados enviados pela empresa. É importante ressaltar que grande parte das empresas que começaram a utilizar o Whatsapp Business são contas comerciais padrão;
  • Conta confirmada: permite a utilização dos chatbots e significa que o Whatsapp confirmou que o número de telefone do proprietário é mesmo o da empresa; 
  • Conta verificada: permite que a empresa tenha diversos atendentes utilizando a mesma conta e também, é possível recorrer aos chatbots. Ter um atendimento pelo Whatsapp é um grande diferencial e por isso, as empresas precisam ficar atentas quanto às necessidades dos seus clientes.

2 – Tenha um número exclusivo para atendimento

É preciso ressaltar que o seu consultório deve ter um número exclusivo para realizar o atendimento pelo whatsapp. 

Dessa forma, os seus assuntos pessoais não serão misturados com o atendimento ao seu paciente. 

Além disso, quando se entra no aplicativo é necessário que você escolha entre uma conta convencional ou empresarial. 

Ambas as contas podem ser utilizadas ao aplicar as dicas para bom atendimento, mas o ideal é optar  pela conta empresarial. Dessa forma é possível para aproveitar todas as funcionalidades exclusivas desse tipo de conta. 

3 Use o whatsapp web

Para melhorar o atendimento via whatsapp o ideal é utilizar o whatsapp web. Para utilizá-lo basta ter um computador com internet. 

Esta ferramenta permite que o seu atendente utilize outras ferramentas no computador enquanto atende o seu paciente.

Dessa forma, o atendimento é mais ágil e o tempo otimizado já que ele não estará preso a uma tela de celular na maior parte do tempo. 

4 Seja ágil

Quando uma empresa opta por utilizar o atendimento ao cliente pelo whatsapp é fundamental ter em mente que o seu paciente espera que você realmente seja ágil. 

As mensagens do aplicativo devem ser respondidas no menor tempo possível. Principalmente para marcar consultas ou tirar dúvidas.

5 Utilize um software de gestão odontológica junto do whatsapp

Para obter o máximo de desempenho dentro do seu consultório odontológico, você pode utilizar um software para clínicas odontológicas.

O software permite que você tenha acesso a sua agenda, cadastro dos pacientes, informações sobre o financeiro do consultório e sobre o seu estoque. 

Investir na gestão e no bom atendimento é fundamental para se ter uma carreira de sucesso. 

6 Use respostas automáticas para otimizar o tempo

Como dito anteriormente, o seu atendimento deve ser humanizado. Mas isso não quer dizer que não seja possível utilizar alguns recursos para otimizar o tempo de contato.

Para melhorar o desempenho dos seus atendentes você pode optar por mensagens padronizadas, como respostas automáticas.

No entanto, esta dica é válida para as dúvidas mais comuns do seu paciente. O atendimento diário deve continuar humano e personalizado para garantir a aproximação. 

7 Divulgue esse canal de atendimento

Para que os seus pacientes saibam do seu atendimento via whatsapp é fundamental que você divulgue o número.

Faça uso das mensagens diretas entre os seus contatos e use as redes sociais como grandes aliadas nesse tipo de divulgação. 

Lembre-se que os seus pacientes precisam saber que o número existe para que ele se torne parte de seus contatos. 

8 Tenha uma conta verificada

Como dito, uma conta verificada permite que a empresa tenha diversos atendentes utilizando a mesma.

Além disso, é possível utilizar chatbots que otimizam o atendimento da equipe. 

Não perca tempo: invista no atendimento via whatsapp e aumente seus resultados!

Ao longo deste conteúdo você pode compreender melhor sobre qual a importância de adotar o Whatsapp no atendimento da sua clínica.

Esse aplicativo de mensagens instantâneas é um grande aliado para melhorar o relacionamento com seus pacientes e também atrair novos.

Dentro do aplicativo você pode optar por uma conta convencional ou empresarial. Mas como vimos uma das dicas para bom atendimento é optar pela conta empresarial.

Este tipo de conta permite que você tenha diversos recursos que uma conta convencional não proporciona. 

Além disso, o aplicativo disponibiliza a versão web que é utilizada no computador, permitindo que o atendente realize diversas atividades ao mesmo tempo.

É importante lembrar que um bom atendimento se faz de diversas formas e para isso você pode contar com um software de gestão que permite a melhora no gerenciamento do consultório. 

Vale ressaltar que com as mensagens instantâneas, o seu paciente não quer mais esperar para ser atendido. 

Então, você deve ser ágil nas respostas, mas garantir que elas sejam humanizadas mesmo que sendo enviadas automaticamente. 

Lembre-se de divulgar o seu atendimento ao cliente pelo whatsapp em todos os seus canais de comunicação. 

Assim, o seu paciente poderá salvar o seu número e mais do que isso, saber que você e sua equipe estão atentos às suas necessidades. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *