9 dicas para atrair clientes até o consultório

with Nenhum comentário

Atrair clientes é fundamental para garantir o funcionamento da sua clínica. E para isso você precisa saber quais são as melhores formas de divulgar o seu trabalho e encher seu consultório de pacientes.

Profissional fechando uma venda depois de atrair clientes

Sabemos que nem sempre é fácil ter ideias de promoção para atrair clientes para o seu consultório odontológico, ainda mais quando diante dos concorrentes. 

No entanto, é importante que você entenda que as estratégias para atrair clientes devem ser planejadas, afinal, você precisa compreender o que o seu paciente busca para poder oferecer. 

Dessa forma, você poderá mostrar o diferencial do seu consultório e mais do que isso, divulgar o serviço que você oferece e que ele precisa!

Para te ajudar nisso, preparamos esse conteúdo com estratégias para atrair clientes.

Mas como chamar clientes?

Algumas ideias de promoção para atrair clientes podem te ajudar na missão de encher seu consultório.

E você precisa utilizá-las para se destacar dos demais profissionais. 

Afinal, somente no Brasil, são quase 300 mil odontologistas atuantes e você deve ter um diferencial, que não pode se limitar a um atendimento de qualidade. 

Para saber o que o seu paciente busca e quais serviços que ele precisa você pode utilizar algumas das estratégias para atrair clientes a seguir:

1.Conheça o seu paciente

Conhecer o seu paciente é o primeiro passo para direcionar a sua divulgação com mais assertividade. 

Persona nada mais é do que o seu “paciente perfeito”, no marketing este conceito é conhecido como “buyer persona” e se baseia no perfil de uma pessoa que representa o cliente que sua clínica deseja atingir.

Para definir a sua persona você pode deve realizar uma pesquisa com o público que reside ou frequenta as proximidades do seu consultório. Assim, você poderá observar tendências entre os que se aproximam do seu paciente ideal.

Além disos, para traçar o perfil da sua persona, a sua pesquisa deve conter as seguintes perguntas:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Gênero;
  • Têm filhos;
  • Onde trabalha;
  • Qual é o cargo que ocupa;
  • O que ela gosta de fazer;
  • Que tipos de serviço ela procura;
  • Quais são as maiores dificuldades desta pessoa, relacionadas ao que você tem a oferecer;
  • Por que ela utiliza o seu serviço ao invés de outros.

Elas são fundamentais para você compreender o que o seu paciente precisa e o que busca em seu consultório. 

2. Ofereça um bom atendimento

Um bom atendimento é um grande aliado em como chamar clientes. Isto porque, um paciente satisfeito tende a indicar o seu consultório para amigos e familiares. 

Entretanto, um bom atendimento não se dá somente no consultório. Ele se inicia desde o primeiro contato telefônico. 

Por isso, é fundamental que você tenha uma equipe treinada e qualificada para prestar um atendimento humanizado e de qualidade. 

Dessa forma, a satisfação do seu paciente estará garantida. Além disso, deve-se compreender que superar as expectativas é o ideal para o sucesso do seu consultório. 

3.Faça o cliente se ver com o seu serviço

Muitas vezes, o seu paciente pode ter interesse em um tratamento, mas não consegue se enxergar realizando-o. 

Para atrair clientes é importante que você esteja atento e mostre a ele a importância de realizar o tratamento em questão. 

Além disso, ao utilizar as ideias de promoção para atrair clientes você precisa ajudá-lo a compreender sobre a importância da saúde bucal para a melhora da autoestima. 

4.Dê espaço ao seu paciente 

Lembre-se que ninguém gosta de ser pressionado, ou seja, neste momento de “vender” um tratamento odontológico é importante que você dê espaço para o seu paciente. 

Isto é, permita que ele pense a respeito e compreenda a importância que ele tem na sua vida. 

Assim, ele se sentirá livre para escolher o melhor momento para realizar o tratamento. Compreender e respeitar esse momento do cliente é fundamental para atrair mais pacientes. 

5.Mostre serviços com preços diferenciados

É muito comum, ao ter ideias de promoção para atrair clientes cogitar oferecer preços diferenciados. 

Sabemos que dentro da odontologia é possível encontrar diversos materiais mais acessíveis e que atendem a necessidade do seu paciente.

No entanto, é importante que você compreenda o que paciente precisa e após isso, apresente diferentes opções para ele. 

Investir em um atendimento honesto e de qualidade faz com que as suas estratégias sejam bem sucedidas.

Estratégias para atrair clientes: web x consultório

Traçar eficientes estratégias para atrair clientes é fundamental para ter uma carreira de sucesso. 

E usando a internet, seja nas redes sociais e até mesmo dos blogs é possível atrair ainda mais pacientes para o seu consultório. 

Porém, é preciso quais redes sociais ele usa e qual linguagem adequada para cada uma. 

Além disso, você pode utilizar estratégias espeicias que convertem o seu seguidor/leitor em um paciente real, no seu consultório. 

Como atrair clientes na internet?

Para conquistar mais pacientes é importante que você tenha em mente que a internet é uma grande aliada. 

Isto porque, muitos dos seus pacientes e concorrentes estão conectados diariamente à ela. 

No entanto, para traçar as melhores estratégias é importante que você saiba utilizar cada uma das ferramentas com sabedoria e de forma assertiva, além disso:

1.Tenha um Blog para o seu consultório

Ter um blog para o seu consultório é uma das melhores ideias para atrair clientes. Isto porque, com ele é possível converter os seus leitores em pacientes reais. 

Para isso, seu blog deve conter conteúdos que eduquem o seu leitor, de forma que ele compreenda a importância e as vantagens de se realizar um determinado tratamento, por exemplo. 

2. Use as redes sociais como grandes aliadas

Para saber como chamar clientes para o seu consultório você deve estar presente nas redes sociais e mais do que isso,  deve saber em quais das redes o seu paciente está. 

Tenha em mente que nas redes sociais existem diversas ferramentas que você pode utilizar para atrair, educar e entreter o seu seguidor/paciente. 

3.Invista em conteúdo SEO

O conteúdo SEO é feito a partir de um conjunto de estratégias que posicionam de forma orgânica o seu blog nos sites de busca como, por exemplo, o Google.

Com esta técnica você posiciona o seu conteúdo utilizando os termos mais procurados na ferramenta. 

Estar nas primeiras páginas do Google certamente é melhor do que estar na segunda ou terceira, pois os seus pacientes entendem que na primeira estão as melhores empresas. 

4.Produza conteúdos ricos para os seus pacientes

Os materiais ricos podem ser considerados como um conteúdo “extra”. Este material pode ser disponibilizado em diversos formatos. 

Alguns temas podem ser mais profundos e é eles que devem se tornar o seu material rico. Dessa forma, o seu consultório se torna referência em odontologia. 

Você pode apostar nos formatos a seguir:

Faça parte dos dentistas que realizam webinar

Webinars são vídeoaulas online. Elas podem ser disponibilizadas no Youtube, Facebook ou em outras plataformas.

Este tipo de conteúdo, tem o objetivo compartilhar com seu paciente as principais novidades sobre o seu consultório e até mesmo sobre os novos tratamentos que você realizará. 

Ofereça e-books

Os e-books nada mais são do que livros digitais, produzidos para serem distribuídos na internet em forma de PDF.

É importante que o conteúdo que será desenvolvido dentro do seu e-book, seja completo e interessante para grande parte dos seus pacientes e leitores. 

Invista em vídeos

Para saber se  seu público consome conteúdo em vídeo é importante ter uma análise completa do seu perfil. 

No entanto, para utilizar as ideias para atrair clientes você deve planejar o seu conteúdo, pois nem todo tipo vídeo irá converter o seu expectador em paciente. 

Aposte nos infográficos

O infográfico é um dos formatos que mais agradam os pacientes. Isto porque ele contém um conteúdo completo em linguagem escrita e com recursos visuais.

Utilize o e-mail marketing

O e-mail marketing é muito utilizado pelos consultórios odontológicos que são referência no mercado. E é uma estratégia antiga e eficiente dentro do marketing odontológico.

Você pode utilizá-lo para manter uma relação próxima com seus pacientes, mas vale lembrar que é preciso ter limite na quantidade de e-mails enviados. 

Agora que você já sabe como chamar clientes,que tal iniciar a sua estratégia?

Neste conteúdo você aprendeu como conhecer o perfil do seu paciente e mais que isso, como atraí-lo para o seu consultório. 

Diante disso, viu que investir em marketing odontológico é fundamental para o seu crescimento! Então não perca tempo, comece hoje e tenha mais pacientes.

Antes mesmo de buscar como chamar clientes é preciso traçar um plano para que as estratégias sejam aplicadas da melhor forma.

Você pode e deve utilizar todas as ferramentas disponíveis, ou seja, invista em divulgar o seu consultório também na internet. 

Não somente com anúncios, mas com produção de conteúdo de modo que você se torne referência e atraia ainda mais pacientes. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *