Brindes odontológicos: descubra como eles podem te ajudar

with Nenhum comentário

Brindes odontológicos são um artifício e tanto reter e trazer novos pacientes ao seu consultório. Quer saber como? Leia este conteúdo e descubra!

Brindes odontológicos entregue do dentista ao paciente

Oferecer qualidade em seu atendimento é essencial para fidelizar seus pacientes, mas você precisa de um diferencial para ser lembrado de forma ainda mais positiva.

Uma forma de incentivá-los é são os brindes odontológicos, e isso não está escrito nos livros odontologia.

Até porque a população de um modo geral ainda não é consciente sobre os cuidados com a saúde bucal. 

É como diz o ditado: a saúde começa pela boca! Por esse motivo, é fundamental que se inicie os cuidados com os dentes desde cedo e que esse cuidado seja contínuo.

Quer saber como tornar seus pacientes mais engajados e garantir o retorno deles para outras consultas? Confira agora tudo que você precisa saber sobre brindes odontológicos. 

O que são brindes odontológicos segundo o CRO?

Mais que uma lembrancinha, brindes odontológicos assim como os jogos odontológicos educativos, são uma forma de aproximar você de seus pacientes, como um diferencial.

Desta forma, antes de saber quais são as dicas que não estão nos livros odontologia, é preciso entender o que realmente são brindes e estabelecer em que momento eles serão entregues. 

Os brindes não precisam ser somente para agradar o paciente, eles também podem ser para incentivar e ajudar na compreensão dos cuidados que se devem ter com a saúde bucal. Veja alguns exemplos de brindes odontológicos:

  • Kit de higiene bucal;
  • Escova de dente;
  • Necessaire;
  • Chaveiro;
  • Caneca;
  • Agenda; 
  • Jogos odontológicos educativos;
  • Livros odontologia. 

Encontre um fornecedor de qualidade, pois a ideia é encantar o paciente. Isso vale tanto para as escovas de dentes quanto para os chaveiros e agendas.


Dessa forma pode-se pensar em presentear em datas especiais como dia das mães, dia dos pais, dia das crianças, no natal, dia do dentista ou outros que julgar pertinente. 

Todos esses exemplos citados acima podem ser uma opção para presentear o seu paciente, mas vale lembrar que não são todos os brindes que são permitidos pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia). 

O que NÃO é brinde 

De acordo com o CRO (Conselho Regional de Odontologia) é PROIBIDO oferecer tratamento odontológico gratuito como brinde. 

Ao ofertar este tipo de brindes odontológicos, o profissional pode sofrer punições que vão de advertências até a cassação do registro no Conselho Federal de Odontologia. 

Além disso, pode-se aplicar uma multa com o valor estimado em até 25 vezes o valor da anuidade do CRO. Em caso de reincidência, a multa pode dobrar. 

Por que os brindes odontológicos são importantes 

Atualmente, o Brasil conta com mais de 270 mil dentistas atuantes, é o país com maior número de profissionais da odontologia no mundo. 

Isso faz com que os profissionais tenham que buscar alternativas para se destacar no mercado. Uma delas são os brindes odontológicos. 

Nota-se que hoje, não basta ter um atendimento de qualidade é preciso aproximar o seu paciente. Criar um relacionamento e ser lembrado positivamente é a melhor forma de fidelizá-lo.

Por isso, os brindes odontológicos são uma excelente alternativa para:

  • Pacientes fiéis;
  • Divulgação espontânea;
  • Visibilidade;
  • Confiança dos paciente;
  • Maior envolvimento das pessoas com você e sua clínica.

Lembre-se que investir em jogos odontológicos educativos são mais simples do que ter que reconquistar o paciente. 

Os brindes odontológicos também, podem fazer parte da comunicação interna do seu consultório. Ao notar o reconhecimento a equipe pode ser mais motivada e com isso, fica mais fácil alcançar as metas. 

Encantamento X Atendimento

Antigamente quando se falava em relacionamento com o cliente, tudo era limitado às vendas. Porém essa ideia mudou há muito tempo.

Pense: hoje o cliente tem mais autonomia do que nunca, desde informações sobre o que ele quer comprar até as várias opções para fechar negócio.

Seguindo essa lógica, por que ele compraria com alguém que oferece um atendimento comum? É aqui que entra o encantamento!

Mas como encantar, afinal de contas?

Não é tarefa fácil, mas pequenas atitudes como atendimento humanizado (flexibilidade, principalmente), acompanhamento pós-venda e os brindes, são artifícios poderosos que devem ser usados.

Em outras palavras: entenda o seu cliente! Saiba quais são suas dores, como resolvê-las e como você pode ajudá-lo além do produto ou serviço vendido.

Invista no relacionamento com o seu paciente

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre como construir um relacionamento com o seu paciente através dos brindes odontológicos, jogos odontológicos educativos e livros odontologia. 

O Brasil é o país que mais possui dentistas ativos no mundo! E a tendência é que o número de profissionais atuantes aumente cada vez mais. É importante frisar que o mercado é competitivo e é imprescindível ter alternativas para driblar a concorrência. 

Este tipo de estratégia é simples e muitas vezes barata que garante um resultado excelente na fidelização e captação de novos pacientes. 

O paciente satisfeito com um atendimento e com um brinde pode atrair mais pacientes do que uma divulgação nas redes sociais, por exemplo.

E é como dizem, paciente que está contente com o atendimento divulga espontaneamente o seu trabalho. O famoso marketing boca a boca!

Todo mundo gosta de se sentir importante e mais que isso, bem atendido. E para isso, os brindes não precisam ser caros.

Por exemplo: um kit de higiene, uma mini escova de bolsa ou até mesmo jogos odontológicos educativos são uma boa alternativa para presentear em datas especiais. 

Portanto, a fim de encantar o paciente não é necessário muito investimento financeiro e não há necessidade de infringir o Código de Ética, pois existem diversas alternativas.

Não se esqueça de que oferecer descontos ou tratamento gratuito como brinde não é permitido pelo Conselho Regional de Odontologia. Este tipo de conduta pode ter consequências graves. 

As penalidades para quem oferece este tipo de “brinde” pode levar o profissional tenha o registro cassado no Conselho Federal de Odontologia.

Já em outros casos, é possível que seja aplicado uma multa de 25 vezes o valor da anuidade do CRO e em reincidência, o valor pode dobrar. 

Investir em seu relacionamento e no marketing do seu consultório é essencial para o seu crescimento profissional e de sua equipe. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *