Como conquistar clientes: 6 dicas de sucesso para colocar em prática agora mesmo

with Nenhum comentário

Saber como conquistar clientes é fundamental para o seu sucesso. Mas será que você sabe como conquistar e  fidelizar seus pacientes da maneira certa? Confira dicas incríveis para você se destacar no mercado. 

Mulher em reunião mostrando como conquistar clientes

Atualmente, o Brasil é um dos países com mais odontologistas no mundo e que buscam formas eficazes de como conquistar clientes.

Por este motivo, é preciso se reinventar e melhorar a comunicação seu paciente para sair na frente da concorrência.

Ainda mais se você é odontologista recém formado que não possui uma grande cartela de pacientes. Por isso, preparamos para você algumas dicas de como conquistar clientes. Continue a leitura:

1.Antes de pensar em como conquistar clientes, estude seu público

Persona nada mais é do que o seu “paciente perfeito”, dentro do marketing este conceito é conhecido como “buyer persona”. Ela é um personagem que representa o cliente ideal do seu consultório, com características reais baseadas no seu público-alvo.

E para definir quem é a sua persona você pode realizar uma pesquisa com os seus atuais pacientes e observar tendências entre os que se aproximam do seu cliente ideal. 

Além disso, você pode analisar o público que reside ou frequenta as proximidades do seu consultório. 

Para traçar o perfil da sua persona você pode utilizar perguntas simples como:

  • Idade;
  • Estado civil;
  • Gênero;
  • Têm filhos;
  • Onde trabalha;
  • Qual é o cargo que ocupa;
  • O que ela gosta de fazer;
  • Que tipos de serviço ela procura;
  • Quais são as maiores dificuldades desta pessoa, relacionadas ao que você tem a oferecer;
  • Por que ela utiliza o seu serviço e não outros.

Essas perguntas são fundamentais para traçar o perfil da sua persona e fazer com que você utilize essas dicas de odontologia para a conquistar clientes e vender mais. 

2.Entenda o problema do cliente

Como vimos, uma das dicas para conquistar clientes é conhecer o seu público-alvo.

Além de saber quem é seu cliente, você precisa saber quais são os problemas que o fazem procurar seu consultório.

Entender quais tratamentos são os mais procurados e que doenças bucais mais afetam seus clientes ajudam a traçar estratégias de como conquistar clientes.

Isso porque com esse conhecimento você pode ficar atento a detalhes que permitem que seu consultório se destaque dos demais. 

Como praticar preços atrativos, oferecer descontos, se associar a convênios odontológicos e até mesmo oferecer atendimento em horários diferenciados.

3.Ofereça um serviço ou produto que resolva problemas

Nunca empurre uma venda, sempre ofereça um produto que solucione de fato o problema do seu paciente.

É muito importante que seu cliente perceba que você não está ali para vender, somente, mas para ajudá-lo a resolver um problema. 

Se ele depositar a confiança em você e ficar satisfeito com seu trabalho, você vai garantir um cliente fiel e também um divulgador do seu trabalho, sendo essa uma eficiente forma de como conquistar clientes.

4.Adote o modelo de venda consultiva

A chave aqui é ouvir mais do que falar. Tente entender o que seu paciente valoriza em sua solução e faça concessões e trocas até chegarem a um acordo que seja benéfico para os dois lados. 

Chegue no chamado consenso. Lembre-se de nunca ceder em algum ponto sem receber uma contrapartida!

Antes de começar a negociar, tenha em mente os tetos mínimos de preços, prazos, entrega do que for acertado etc.

Nunca desça abaixo deste patamar. Não vale a pena fazer uma venda que não traga lucratividade para a empresa ou que comprometa a qualidade do serviço.

5.Invista em marketing

Entender como conquistar pacientes é essencial e fidelizá-los é tão importante quanto. E você faz tudo isso com um marketing odontológico eficiente!

Afinal, isso torna a receita de seu consultório menos variável e aumenta as chances de demandas dos procedimentos de valores mais altos.

Além disso, o paciente fidelizado é capaz de atrair mais pacientes para o seu consultório gratuitamente por meio de indicações.

Como vimos, é preciso investir em um cartão de visita dentista que seja de qualidade e que contenha todos os seus contatos para um possível agendamento de consulta.

Saiba que o paciente que confia no atendimento faz um marketing espontaneamente. Por isso, vale investir no relacionamento do dentista-paciente. 

Outras estratégias de marketing que trazem resultados eficientes também podem ser realizadas, como ter contas nas redes sociais e anúncios pagos.

As campanhas sazonais são excelentes opções para atrair mais clientes, mas devem ser feitas com um bom planejamento. Faça um calendário de datas comemorativas e associe elas a tratamentos e cuidados bucais despertar o interesse dos seus pacientes.

6.Cuide do pós vendas

O pós venda é tão importante quanto todas as etapas do seu atendimento. Saber como conquistar um cliente novo inclui atraí-lo para sua clínica e também deixá-lo satisfeito a ponto de querer continuar sendo atendido ali.

Para isso, você deve monitorar quais são os resultados após o seu atendimento. Você pode optar por utilizar uma pesquisa de satisfação, por exemplo. 

Além disso, ter alguns cuidados com paciente, como lembrá-lo de fazer retorno no período recomendado de cada tratamento, ou fazer a limpeza dental a cada seis meses, compõe a lista de dicas para conquistar clientes .

Agora que você sabe como conquistar clientes, invista no crescimento da sua clínica!

Durante este conteúdo você pode compreender melhor sobre como conquistar clientes e qual a importância que isso tem para a consolidação do seu consultório no mercado. 

Vale ressaltar que a sua clínica é a sua empresa e ela deve ser tratada como tal. Por isso, se certificar que o seu paciente está satisfeito é o primeiro passo para o sucesso. 

O seu paciente é quem determina a sua reputação. Por isso, esteja sempre atento às necessidades dele. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *