Como fazer um currículo de dentista recém formado

with Nenhum comentário

Um currículo de dentista é essencial para se destacar dos demais profissionais. Afinal de contas, o Brasil é o país com mais dentistas no mundo e para garantir as melhores oportunidades é preciso ser mais do que um dentista recém formado. 

Dentista recrutador entrevistando dentista recém formada

Você é um dentista recém formado e busca como fazer um currículo de dentista? Então, este post é para você. 

Mesmo sem ter experiência é possível ter um currículo atrativo. Nele você deve destacar as suas habilidades e mostrar como você pode contribuir para o local de trabalho.

Além disso, você deve citar os projetos de iniciação científica realizados durante a graduação, possíveis trabalhos em empresas juniores e as competências que adquiriu. 

É importante frisar que os recrutadores recebem currículo de dentista a todo momento e por isso, é preciso chamar a atenção em pouco tempo. 

Sendo assim, é indicado que você seja objetivo, convincente e que passe credibilidade. 

A seguir você aprenderá a fazer um currículo de dentista que abrirá portas dentro das áreas da odontologia!  

O que não pode faltar no currículo de dentista

Em média, um recrutador gasta 30 segundos para determinar se um candidato está qualificado ou não para a vaga. 

Pouco tempo, não é mesmo? Por isso é preciso optar por um layout simples, mas não padronizado para o seu currículo de dentista. 

Resuma todas as informações em uma única página. Isso facilita a leitura e claro, as chances de você ser selecionado aumentam. Entenda melhor a seguir a estrutura ideal:

Informações pessoais

No início coloque o seu nome completo, idade, endereço, estado civil, telefones para contato e e-mail. 

Essas informações são fundamentais para que o recrutador entre em contato posteriormente. 

Caso julgue necessário, você pode colocar uma foto mais formal. De forma alguma ela deve ser uma foto de rede social!

Objetivo profissional

Neste campo é fundamental que o dentista recém formado seja objetivo e descreva quais são as suas metas dentro da carreira e dentro da empresa na qual se candidata. 

Qualificações

Especificar as qualificações dentro da área da odontologia é essencial, pois o recrutador compreende quais são as habilidades, mesmo não tendo experiência anterior. 

Por exemplo, aqui você pode fazer um breve resumo sobre o que aprendeu durante a sua graduação em odontologia.

Formação acadêmica

Neste campo você deve inserir todos os cursos em ordem cronológica decrescente, ou seja, os mais recentes primeiro. 

É recomendado descrever da seguinte forma:

  • Curso;
  • Nome da instituição;
  • Ano de início;
  • Ano da conclusão. 

Todos os cursos, mesmo os livres devem seguir esta estrutura. Caso sejam de curta duração deve-se colocar também, o total de carga horária. 

Experiência profissional

Mesmo que você seja um dentista recém formado e busque por oportunidade dentro das áreas da odontologia, este campo é indispensável. 

Aqui você pode citar os projetos acadêmicos e de extensão, trabalho de conclusão de curso e trabalhos voluntários.

Sendo assim, caso tenha trabalhado em um outro setor vale citar brevemente as habilidades adquiridas como, por exemplo, trabalhar com o público, em equipe e ser organizado. 

Seja sempre muito objetivo, não faça rodeios e principalmente não minta!

Segundo pesquisas, mais de 50% dos candidatos mentem em seu currículo de dentista e isto acarreta em uma eliminação imediata. 

Use o Linkedin

Logo do aplicativo linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada para carreiras e é utilizada por muitas empresas para fazer a seleção de sua equipe. 

Por isso, vale muito a pena manter o seu currículo de dentista sempre atualizado e para melhorar a sua página no site você deve:

  • Ter uma foto apropriada;
  • Explique detalhadamente quais tarefas você realizou nas empresas que atuou. Não se limite a nome da empresa, cargo, entrada e saída;
  • Coloque amostras de trabalhos, vídeos e apresentações; 
  • Fale sobre a sua formação e não se esqueça do nome da instituição e do curso;
  • Engaje dentro da plataforma. Compartilhe, comente e publique para ser visto!

Tenha foco na área que você quer atuar

Para ingressar em uma das áreas da odontologia é preciso ter foco. Isso faz com que você se destaque mesmo sem ter tido experiência 

Valorize todos os aspectos dentro do seu currículo de dentista, ou seja, demonstre que você é dedicado e comprometido. 

Como dito anteriormente, além de você colocar no seu currículo as áreas da odontologia que você quer atuar, você deve buscar por oportunidades que realmente são do seu interesse. 

Lembre-se que ter foco é fundamental para obter uma carreira de sucesso. É importante ter um plano desde a graduação. 

Dessa forma, você saberá quais são os passos que deve seguir até chegar ao seu objetivo. 

O currículo é o primeiro passo para você se destacar

Durante este conteúdo você pode aprender mais sobre como montar o currículo ideal e quais são as informações primordiais para estruturá-lo. 

As informações pessoais são fundamentais, pois somente assim o seu recrutador poderá entrar em contato com você. Lembre-se que uma foto formal pode ser válida. 

Seguindo essa linha de raciocínio, os objetivos profissionais e as qualificações também são de suma importância. Vale tanto para quem busca a primeira oportunidade quanto para quem já atua na área. 

Dentro dos objetivos profissionais você deve colocar quais são as suas ambições relacionadas à carreira, mas não se esqueça de colocar as metas dentro da empresa. 

Nas qualificações é importante ressaltar todas as habilidades que foram adquiridas dentro da graduação, mesmo de forma resumida. 

Em formação acadêmica você deve citar todos os cursos que já realizou, tanto livres, quanto de idiomas. Não se esqueça de colocar o nome do curso, instituição e carga horária de todos eles. 

Na experiência profissional vale colocar até mesmo as que não são das áreas da odontologia, pois certamente você aprendeu algo que será útil dentro do novo cargo. 

Por exemplo, caso tenha trabalhado com o público anteriormente, você pode colocar que possui experiência em atendimento ao público, trabalho em equipe etc. 

Aqui só não vale mentir! Mais da metade dos currículos que são eliminados devido às mentiras encontradas. 

Cadastrar o seu currículo na plataforma do Linkedin também, é uma excelente opção. Dentro dela você pode colocar todas as suas informações detalhadamente. 

Sendo assim, para ter visibilidade poste com frequência e interaja com empresas e demais profissionais cadastrados. 

Ter foco na área em que se deseja trabalhar é essencial, pois somente assim você chegará onde deseja dentro da sua carreira. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *