7 incríveis dicas para consultório odontológico

with Nenhum comentário

Algumas dicas para consultório odontológico são essenciais para quem deseja abrir a sua própria clínica. Além de ficar atento quanto a qualidade do seu atendimento, equipamentos, até as pequenas coisas como a recepção de consultório odontológico podem fazer a diferença.

Consultório odontológico técnológico branco e cinza

A conquista de pacientes pode até não ser muito abordada durante o curso de graduação, e isto faz com que muitos profissionais dentistas não se atentem a detalhes como a recepção de consultório odontológico. 

Afinal, tão importante quanto as técnicas aprendidas durante o curso é o cuidado com a apresentação de sua clínica. De nada adianta um excelente currículo, mas um consultório que não conquista e fideliza pacientes.

Dessa forma, é preciso que o ambiente seja agradável, convidativo e proporcione bem estar através da sua decoração. 

Neste post traremos 7 dicas para consultório odontológico que te tornaram referência no mercado.

Veja o consultório como empresa

Antes de mais nada é imprescindível que você compreenda que o seu consultório é uma empresa. 

Para isso, é preciso que você separe os seus gastos pessoais com os relacionados aos investimentos do seu consultório. Muitos profissionais da odontologia não fazem essa diferenciação e acabam tendo sérios problemas.

Além da administração, é fundamental que você aprenda técnicas de conquista de pacientes. Afinal, para uma clínica ter sucesso é preciso que ela receba pacientes.

Lembre-se que o desempenho de seu consultório depende exclusivamente de você e para isso é preciso compreender um pouco sobre tudo. Com as técnicas certas é possível obter sucesso. 

Foque no seu público

Para ter sucesso em seu consultório é preciso conhecer o seu público-alvo. Para isso, pode-se realizar uma pesquisa de mercado.

Seu público são famílias? Lembre-se que a recepção é o primeiro contato dele com o seu trabalho. 

São crianças? Se sim, é preciso investir em uma decoração mais acolhedora para os pequenos.

Vale investir em uma decoração que passe segurança e cuidado com o seu paciente. 

Por isso, conhecer o seu público é importante para a conquista de pacientes. Somente dessa forma você entende o que o seu paciente precisa e como ele pode ser alcançado. 

Com esse conhecimento você pode ficar atento a detalhes que permitem que seu consultório se destaque dos demais.

Prepare os profissionais que ficam na recepção de consultório odontológico

O primeiro rosto a ser visto em seu consultório é o do profissional da recepção. Ele se torna a “cara da sua clínica”, por isso é importante que seja receptivo e confiável.

É responsabilidade desse profissional receber, informar e auxiliar àqueles que procuram pelo seu serviço.

Por isso é muito importante que o atendimento seja padronizado e de alta qualidade, principalmente quando se tem mais de um(a) recepcionista. Dessa forma, independente de com qual deles seja feito o contato, o paciente é atendido com excelência.

Vale ressaltar que o(a) recepcionista deve ser alguém gentil que saiba lidar em diferentes situações.

Pequenas atitudes, como a forma e a velocidade de atender ao telefone ou responder o email, fazem enorme diferença.

Então, para ter uma recepção de consultório odontológico de qualidade é preciso investir em um profissional capacitado para atender os seus pacientes. 

A decoração da recepção 

Secretária orientando a paciente em recepção de consultório odontológico

A decoração da clínica é a sua identidade e também uma forma de conquista de pacientes, pois ela é capaz de transmitir credibilidade e segurança. 

Para ter um ambiente agradável é preciso investir em uma decoração inteligente, utilizando a psicologia das cores, quadros, sofás, poltronas e papéis de paredes.

Se antes, os consultórios eram brancos ou azuis e sem vida. Atualmente, esse tipo de decoração está perdendo espaço. 

Para um ambiente aconchegante, pode-se investir em cores que proporcionam harmonia e alegria como por exemplo, verde, amarelo e turquesa. 

Os quadros também, são excelentes opções para compor um ambiente harmônico. Porém não é preciso ter imagens ilustrativas de cáries e outros problemas bucais. 

Pode-se investir em quadros artísticos e decorativos que remetam à odontologia. Dessa forma, a experiência do seu paciente será muito mais agradável. 

Existem outras possibilidades para decorar o seu consultório com dicas para consultório odontológico como, por exemplo, os papéis de parede.

Para escolher o melhor papel busque empresas de confiança e também, referências na internet. 

Além disso, uma recepção aconchegante e que proporcione o bem-estar ao seu paciente deve conter:

  • Atendimento padronizado;
  • Decoração clean;
  • Poltronas;
  • Revistas, jornais ou livros;
  • Fácil acesso ao banheiro;
  • Filtro de água;
  • Entre outras coisas.

Lembre-se que decorar a sua recepção não deve ser encarada como um gasto, mas sim um investimento para o seu negócio e carreira. 

Caso não se sinta capacitado, busque um profissional para te auxiliar na decoração da sua recepção de consultório odontológico. 

Invista em tecnologia 

Além de investir na decoração do ambiente é preciso proporcionar uma melhor experiência para o seu paciente.

Para isso, pode-se contar com o auxílio da tecnologia. Ter uma televisão, rádio e sinal de Wi-fi em sua recepção é um excelente investimento.

No entanto, é preciso ficar atento ao tipo de conteúdo transmitido. Isso porque os pacientes podem não considerar agradável programas ou notícias que causem desconforto ou desarmonia. 

Além disso, para facilitar ainda mais existem softwares que auxiliam na gestão do consultório e otimizam o atendimento com o controle da agenda do paciente. O Clínica Ideal é a melhor opção dentro desse mercado e você pode saber mais sobre ele aqui. 

Seja um empreendedor

Para evitar gastos e investimentos desnecessários é preciso ter um plano a curto, médio e longo prazo. 

Além disso, vale ficar atento quanto às novidades do mercado. Não somente as dicas para consultório odontológico, mas também para conquista de pacientes. 

Existem diversas técnicas de marketing odontológico que melhoram a captação e a fidelização dos seus pacientes.

Consulte um profissional 

Para não ter dúvidas quanto às dicas para consultório odontológico você pode contar com profissionais capacitados. 

Atualmente, existem especialistas em diversas áreas relacionadas à odontologia como, por exemplo, arquitetos, decoradores, profissionais de marketing e gestão. 

Estes profissionais são fundamentais para quem deseja ter uma recepção de consultório odontológico de sucesso. 

Está na hora do seu consultório crescer

Durante este conteúdo você pode aprender sobre as 7 dicas para consultório odontológico e como elas são importantes para conquista de pacientes. 

Começamos pela importância em conhecer o público-alvo, isso é, compreender as necessidades e preferências de seu paciente para conseguir conquistá-los.

Falamos também sobre a necessidade de realizar uma gestão profissional do consultório, separando seus gatos das despesas da clínica. Além do investimento em estratégias de marketing de alta performance.

Além disso, pontuamos a relevância de contar com profissionais qualificados para a recepção de seu consultório odontológico. Eles são a primeira e última impressão de cada paciente.

E não só o atendimento deve ser excelente, o ambiente também precisa ser agradável e funcional, para que seus pacientes se sintam seguros e tranquilos.

Antes de botar tudo isso em prática, é importante consultar especialistas de gestão para que eles auxiliam sua clínica a alcançar o sucesso de forma rápida e segura. 

Os melhores entre esses especialistas você encontra aqui no Clínica Ideal, agenda agora um diagnóstico gratuito de seu consultório odontológico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *