Especialização estomatologia: saiba por que a procura por esse profissional tem aumentado

with Nenhum comentário

A especialização estomatologia tornou-se um grande diferencial para quem busca crescer junto com o mercado odontológico.  Afinal de contas, os melhores profissionais são aqueles que estão sempre se atualizando prestar um atendimento de qualidade.  

Dentista com especialização estomatologia

Atualmente, o Brasil conta com mais de 300 mil odontologistas, o que o torna o país com mais dentistas atuantes do mundo. 

Isso significa que, para se tornar referência e se destacar no mercado, os profissionais precisam estar atualizados e buscar maneiras de se diferenciar da concorrência.

Por isso, é essencial buscar pela melhor especialização em odontologia, em qualquer período da carreira.

Afinal, o conhecimento adquirido na faculdade envolve diversas áreas, enquanto as melhores especializações em odontologia permitem um conhecimento mais aprofundado.

Para saber mais sobre o tema e como se tornar um profissional com especialização estomatologia, confira os próximos tópicos:

A importância da especialização estomatologia 

Enquanto a graduação é mais abrangente, a melhor especialização em odontologia faz com que o profissional tenha um conhecimento mais aprofundado, tanto técnico quanto prático.

Assim, o dentista pode proporcionar um melhor atendimento para os seus pacientes com novas técnicas de procedimentos.

Por isso, as especializações são fundamentais para os profissionais que desejam se destacar no mercado.

Ainda mais por que o Brasil é o país com mais odontologistas no mundo, não é mesmo?

De maneira geral, essa é a importância das melhores especializações em odontologia. Mas e a estomatologia?

A especialização estomatologia

Reconhecida e regulamentada desde 1992 no país pelo Conselho Federal de Odontologia, a especialização estomatologia é uma das melhores especializações em odontologia. 

Quem faz esse curso aprende a diagnosticar e tratar doenças da boca e das estruturas anexas.

Além disso, na especialização estomatologia também se ensina como prevenir contra doenças sistêmicas de origem viral, bacteriana, fúngica e imunológica.

Isso significa que a estomatologia foca muito além da boca, trabalhando em diversas estruturas e nas doenças que podem acometê-las.

Tanto é que em alguns casos é possível que o profissional faça diagnóstico até de DSTs e doenças dermatológicas que se manifestam na boca. 

A grade curricular da especialização estomatologia  

A especialização estomatologia é feita presencialmente em grande parte das universidades.

O curso tem duração de cinco anos, mas somente com um bom currículo é que as melhores vagas e salários ficam mais perto de serem alcançados. 

E por ser uma especialização da odontologia, o curso visa prevenir, diagnosticar e tratar as doenças bucais individualmente e coletivamente. 

Além disso, a extensão permite um aprofundamento em exames complementares que podem auxiliar no esclarecimento do diagnóstico.

Para tanto, a grade curricular do curso das melhores especializações em odontologia aborda:

  • Semiologia;
  • Técnicas diagnósticas;
  • Exames Complementares;
  • Patologia óssea;
  • Imaginologia aplicada a Patologia;
  • Anatomia;
  • Embriologia;
  • Fisiologia;
  • Histologia;
  • Microbiologia/Imunologia;
  • Patologia;
  • Radiologia;
  • Terapêutica;
  • Emergência Médica em Odontologia;
  • Bioética;
  • Ética e Legislação Odontológica;
  • Metodologia Científica.

Quem pode se especializar em estomatologia?

Dentista com especialização estomatologia segurando arcada dentária de plástico

Para buscar pela melhor especialização em odontologia é necessário ser formado em um curso de Odontologia que seja reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. 

Além disso, é preciso almejar aprimorar seus conhecimentos em Semiologia, Estomatologia e em todos os ramos do diagnóstico bucal. 

Vale ressaltar que os cursos sequenciais, como formação específica e complementação de estudos, não são considerados cursos de graduação. Então, fique atento!

Conheça outras especializações em alta

Para se destacar no mercado é preciso investir nas melhores especializações em odontologia, pois são elas que agregam valor ao seu currículo.

Sendo assim, as mais populares no mercado hoje em dia são: 

  • Periodontia;
  • Implantodontia;
  • Odontopediatria;
  • Odontologia estética;
  • Entre outras.

Assim, seja qual for a especialização escolhida, é certeza de que você vai conseguir oferecer a seus pacientes um atendimento de qualidade para ser reconhecido no mercado.

Bônus: outras formas de se destacar no mercado

A melhor especialização em odontologia deve ser escolhida de acordo com o seu interesse, mas também vale ficar atento quanto às áreas com menor número de especialistas (entender o mercado é fundamento do marketing).

Mas para se destacar e se tornar referência no mercado odontológico é preciso investir cada vez mais em conhecimento de Gestão e Marketing. 

Isso porque hoje em dia boa parte das buscas feitas são referentes à saúde, o que mostra o quão importante é ter um site bem posicionado e estar ativo nas redes sociais.

Afinal, os sites de profissionais com especialização estomatologia geram muito mais credibilidade ao consultório e, consequentemente, mais segurança para os pacientes.

Ou seja, independente de se ter um pequeno ou grande consultório, é preciso investir na melhor especialização em odontologia e claro, na gestão da sua empresa (consultório). 

Então, priorize-a e defina a sua estratégia de marketing para consultório odontológico a fim de ter maior destaque no mercado.

Especialização é crescimento

Durante este conteúdo você pode aprender mais sobre a especialização estomatologia e por que isso é importante para se destacar no mercado. 

Afinal, ter uma das melhores especializações em odontologia agrega valor ao currículo, gerando assim mais oportunidades e melhores salários. 

Mas vale ressaltar que somente um odontologista graduado em cursos reconhecidos pelo CNE podem se especializar em estomatologia. 

Após a conclusão do curso, o profissional está habilitado para diagnosticar e tratar doenças bucais de origem viral, bacteriana, fúngica, imunológica, entre outras.

Só que para se manter atualizado, também é importante investir em outras especializações como periodontia, implantodontia, odontopediatria, estética e até Gestão e Marketing.

Isso porque somente com as técnicas corretas de captação e fidelização de pacientes é possível destacar o seu nome dos demais profissionais da área. 

Lembre-se que nada adiantará um excelente currículo com um consultório vazio. Investir em Gestão e Marketing faz com que você e sua equipe chegue ainda mais longe! 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *