Especializações da odontologia: descubra qual delas é melhor para você

with Nenhum comentário

As especializações da odontologia são tantas que podem ter deixar em dúvida de qual escolher. Então antes de optar por uma, saiba quais são as principais e o que elas podem te oferecer.

especializações da odontologia ilustrada por uma arcada dentária e equipamentos

De acordo com estatísticas do Conselho Federal de Odontologia, CFO, o Brasil possui mais de 600 mil profissionais no ramo da odontologia.

Isso unindo os dentistas gerais aos cirurgiões. Sendo assim, é interessante conhecer algumas opções das especializações da odontologia para se destacar no mercado.

Assim, quem busca fazer uma especialização odontologia estética, por exemplo, vai mais seguro da sua decisão.

Até porque somente com esse estudo prévio é possível ficar ciente que a especialização em radiologia odontológica, por exemplo, só pode ser feita por quem cursou radiologia.

Por isso, seja uma especialização odontologia estética ou uma especialização em odontogeriatria, o ideal é pesquisar sobre elas antes.

Para que então você possa fazer a melhor escolha com segurança. E foi isso que preparamos esse conteúdo para te ajudar.

Nele você poderá ver as especializações da odontologia que estão em alta para poder identificar por qual delas você possui mais interesse.

E então poder investir nas especializações da odontologia de preferência para poder crescer em um mercado tão grande quanto o odontológico. Confira!

Cirurgia geral

Assim que você sai da faculdade e antes mesmo de fazer qualquer uma das especializações da odontologia, já é possível oferecer alguns atendimentos mais básicos.

E dentro das especializações da odontologia está o cirurgião geral, que é como um médico clínico geral, só que focado em odonto.

Então, ele é capaz de diagnosticar, tratar e até mesmo fazer pequenas cirurgias nos pacientes. Sendo uma especialidade bem fácil de ser encontrada.

Especialização em implantodontia 

Já quem faz a especialização em implantodontia deve aprender mais sobre os ossos..

Ou seja, esse é o responsável por avaliar casos de pessoas que por algum motivo perderam algum dente e então definir o melhor tratamento.

Para isso ele precisa avaliar as condições e escolher o tipo de prótese e/ou implante que mais se adeque a necessidade do paciente.

Também é responsabilidade de quem faz especialização em implantodontia participar de todo o processo, desde o molde até a cirurgia para colocar o implantes.

Ortodontia

Outra opção muito popular das especializações da odontologia é a ortodontia. Área responsável por avaliar e tratar de pessoas que precisam utilizar aparelhos.

Muito crescente no ramo, esta área tem sido cada vez mais procurada por quem deseja corrigir algum mal posicionamento dos dentes.

Então, o profissional que opta por essa dentre as especializações da odontologia deve estudar para cuidar para que os pacientes possam ter os dentes alinhados como precisam.

Especialização em odontogeriatria

Já a pessoa que escolheu fazer a especialização em odontogeriatria será responsável por avaliar o impacto do envelhecimento nos dentes e em toda a boca.

Logo o público-alvo dessa área são os idosos. Por isso, é uma área tão delicada e que exige tanta dedicação.

Por outro lado, a área sofre muito com o desfalque de profissionais qualificados em especialização em odontogeriatria.

O que pode ser uma ótima oportunidade para se destacar no mercado e ainda atender a demanda do ramo.

Especialização em prótese dentária

Nós já falamos da especialização em implantodontia, mas existe também a especialização em prótese dentária.

Sendo que quem faz a especialização em implantodontia cuida dos implantes que são a substituição de dentes de maneira fixa.

Enquanto que quem faz a especialização em prótese dentária lida com próteses móveis, também conhecidas como dentaduras.

Por isso, é importante buscar com atenção as informações de cada área para poder ver qual delas é mais interessante para você.

Especialização odontologia hospitalar

Quem escolhe fazer a especialização odontologia hospitalar vai lidar com pacientes que estão hospitalizados por diversos motivos.

E devido a essa internação eles se tornam mais frágeis e suscetíveis a possíveis infecções. Por isso, a importância de quem faz especialização odontologia hospitalar.

Esse profissional será responsável por acompanhar os tratamentos feitos no hospital para avaliar a situação bucal do paciente e poder evitar possíveis infecções no futuro.

Especialização radiologia odontológica

A pessoa que escolhe cursar a especialização radiologia odontológica pode seguir dois caminhos. Estudar radiologia e então fazer a especialização radiologia odontológica.

Ou então fazer a faculdade de odontologia, seguido do curso técnico de radiologia e só então fazer a especialização radiologia odontológica.

Isso porque a base do curso é o entendimento dos processos radiológicos, então é preciso ser formado como técnico radiológico para cursar essa especialização.

Especialização em odontologia estética

sorriso da especialização da odontologia estética

Assim como no tópico anterior, também conhecida como dentística restauradora, quem faz a especialização em odontologia estética entra para uma área que tem crescido muito.

Isso porque essa especialização é também responsável por cuidar de restaurações nos dentes, tanto para estética como para uma boa mastigação.

E como no tópico anterior, quem faz especialização em odontologia estética é também o responsável por procedimentos como clareamentos e facetas dentais, por exemplo.

Especialização em DTM

O profissional que opta por cuidar das Disfunção de Articulação Temporomandibular, precisa da especialização em DTM e irá cuidar de pacientes muito delicados.

Isso porque essas disfunções na mandíbula são responsáveis por provocarem muitas dores de cabeça, ouvido e até mesmo nos olhos.

E tudo isso na maioria das vezes está aliado ao estresse ou ansiedade dos pacientes. Então, mesmo não tendo cura, é possível fazer orientações de tratamento.

Sendo que a especialização em DTM é mais uma das opções que deve trabalhar aliada com outros profissionais para que funcione melhor.

Eles podem ser terapeutas, psicólogos e otorrinolaringologistas, para que assim todos juntos possam compor o melhor tratamento.

Especialização estomatologia

Por fim, a especialização estomatologia é a responsável por estudar as doenças que se originam na boca, assim como identificá-las e tratá-las.

Para isso, o profissional deve fazer acompanhamentos regulares para identificar possíveis alterações que podem acontecer devido ao aparecimento de alguma doença.

Isso porque muitas doenças provocam algum tipo de alteração bucal, o que permite até mesmo descobrir outras enfermidades do corpo somente pela boca.

Quem faz especialização estomatologia, entende que a gengivite pode ser sinal de alterações na diabete, por exemplo.

Dica bônus: além das especializações da odontologia

Independente de qual das especializações da odontologia você escolha, é preciso entender que sua profissão vai muito além disso.

Isso porque nenhum curso poderá te ensinar tudo que um dia pode vir a acontecer no consultório.

Muitos sequer terão uma matéria exclusiva para necessidades do cotidiano, como a gestão do consultório ou clínica odontológica.

Por isso, seja para quem fez especialização odontologia estética, ou especialização em prótese dentária, é preciso investir em mais que isso.

Do contrário sua especialização em DTM, por exemplo, que é uma área tão importante pode ser prejudicada pela gestão ruim do negócio e não conseguir se manter.

Sendo assim, é essencial buscar por cursos também que permitam que você aumente seu conhecimento em relação a administração da empresa.

Para isso, serviços como o Gestão Ideal, da Clínica Ideal, permitem que afiliados tenham acesso a cursos, palestras e workshops sobre gestão odontológica.

Dessa maneira, seja especialização odontologia estética ou especialização estomatologia, ou qualquer outra, sua clínica poderá ser beneficiada para crescer no mercado.

Um investimento com resultados para toda a vida

Ao longo deste conteúdo você pôde entender melhor algumas opções de especializações da odontologia e como elas são importantes para sua carreira.

Afinal, uma especialização em dentística restauradora pode abrir muitas portas diferentes no mercado de trabalho, por exemplo.

Inclusive quem deseja ter seu próprio consultório pode ter melhores resultados após investir em uma especialização em odontologia estética também.

Então, para facilitar, você viu 10 opções de especializações odontológicas que você pode fazer para aprimorar o conhecimento da área.

Por fim, você entendeu também como a gestão de negócio é essencial para que a sua clínica possa funcionar bem.

Para que, então, você possa aplicar sua especialização odontologia estética com tranquilidade sabendo das condições do consultório.

O que melhora os resultados unindo a especialização e a gestão para poder crescer como sempre quis.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *