Maleta odontológica: materiais que NUNCA podem faltar na sua

with Nenhum comentário

A maleta odontológica é parte fundamental do trabalho de todo dentista. Por isso, antes de montar a sua é ideal conhecer os materiais necessários que devem estar sempre ao seu alcance.

Equipamentos de uma maleta odontológica

Todo dentista, independente de sua especialização, entende que os materiais odontológicos são muito importantes para que o trabalho possa ser feito.

Isso porque eles são parte tão relevante do trabalho, quanto o próprio profissional. Afinal, claro que o material não pode fazer o serviço sozinho.

Mas o dentista também não consegue fazer o atendimento sem o equipamento, então eles são partes que dependem um do outro.

Sendo assim, é muito importante que os profissionais saibam escolher seus materiais, como os jalecos odontológicos, por exemplo, e montar uma boa maleta odontológica.

Por isso, esse conteúdo foi pensado exatamente para te ajudar na construção da melhor maleta para materiais odontológicos possível. Confira!

Por que uma maleta odontológica deve ser escolhida com atenção

Desde o início dos estudos odontológicos se aprende que alguns equipamentos básicos são necessários para as aulas práticas e para o dia a dia do profissional no futuro. 

E esses equipamentos vão muito além dos jalecos odontológicas e das luvas de borracha.

Por isso, o uso das maletas para materiais odontológicos é muito comum e é também uma ótima forma de manter todos os seus materiais sempre juntos.

Isso porque seja na faculdade ou já atuando no ramo, a organização é fundamental em todos os processos.

Assim, ter todos os equipamentos na maleta odontológica, diminui as chances de esquecer ou perder algum material. 

Inclusive, isso te previne de situações desagradáveis. Como se dar conta que está sem material no exato momento que mais precisar dele com você.

Afinal, um dentista trabalha com a saúde das pessoas e ter seus materiais sempre higienizados e ao alcance é o único modo de oferecer um bom atendimento de verdade.

Instrumentais odontológicos que não podem faltar na maleta

Uma vez que você entende a importância de ter uma maleta para materiais odontológicos, é preciso saber quais são esses materiais.

Sendo que, além dos que vamos citar, existem muitos outros que podem variar de acordo com sua especialidade.

E existem ainda os obrigatórios como as luvas, máscaras e jalecos odontológicos que são materiais que fazem parte do uniforme do profissional e também devem estar na maleta odontológica.

Já esses 12 exemplos que vamos oferecer são opções de instrumentos mais frequentemente utilizados por todos os dentistas por isso, são tão importantes.

Odontoscópio

O primeiro item que deve ter na sua maleta odontológica é o odontoscópio, aquele espelhinho muito comum nos atendimentos.

Ele serve para facilitar a visão que o dentista tem de determinado local dentro da boca do paciente.

Permitindo que o dentista possa utilizá-lo tanto para refletir a luz e melhorar a iluminação, como para ter a visão de ângulos diferentes do dente.

Pinça Clínica

Já a pinça clínica é outro material muito necessário nas maletas odontológicas. Ela é uma grande pinça com pontas mais finas.

É utilizada para que o dentista possa colocar outros produtos dentro da boca do paciente, sem ter que utilizar a mão somente.

Por ter a ponta fina ela pode facilmente ajudar a posicionar algodões nas laterais da boca dos pacientes, por exemplo.

Sonda exploradora

A sonda exploradora é o material utilizado principalmente para detecção de cáries e/ou problemas nos dentes e na gengiva.

O profissional utiliza essa ferramenta para poder “cutucar” o dente e então fazer a avaliação de maneira mais precisa.

Escavador ou colher de dentina

O próximo material necessário em uma maleta odontológica é como um complemento para o anterior. 

Isso porque ele serve exatamente para poder avaliar os graus da cárie, para que, então, o profissional possa definir o melhor tratamento de acordo com o nível de gravidade.

Brocas

Mais um participante do tratamento de cárie que não pode ficar de fora de sua maleta odontológica, a broca.

Elas são utilizadas para remoção da área do dente onde está a cárie, então essa alta rotação permite essa extração de pedaço de dente que não pode ser salva.

Para que então o buraco que ficou possa ser limpo para receber o material de reconstrução dentária.

Aplicador de cimento de hidróxido de cálcio

Ainda seguindo a ideia de instrumentos complementares, o aplicador de cimento de hidróxido de cálcio faz parte do processo de restauração de dente.

Isso porque depois que a cárie é totalmente removida e o dente higienizado, é necessário fazer a aplicação do material de restauração.

Então, esse cimento de vedação é aplicado com o uso do aplicador cimento que permite preencher os buracos onde estavam as cáries.

Calcadores espatulados

O sétimo material essencial nas maletas odontológicas é o calcador espatulado. Ele também pode ser considerado um complemento para o item anterior.

Isso se deve a necessidade de posicionar melhor o cimento que foi colocado nos dentes. Ou seja, os calcadores ajudam a encaixar o cimento nos buracos dos dentes.

Cortantes

Em seguida é necessário utilizar os cortantes, que são materiais semelhantes aos anteriores, porém de ponta mais fina e afiada utilizado para deixar o cimento mais natural.

Permitindo a remoção dos excessos e até mesmo um molde mais adequado aos dentes para que eles tenham sua função de mastigação totalmente retomadas.

Hollemback

Mais um item que não pode faltar em uma maleta para materiais odontológicos, é o esculpidor hollemback.

Ele é utilizado para o auxílio na aplicação dos materiais pastosos, como resinas, nos dentes do pacientes.

Cubas metálicas

As cubas metálicas são pequenas bandejas que podem ser utilizadas para o apoio de produtos durante o atendimento.

Esses produtos podem ser álcool, água ou soro fisiológico, por exemplo. E essas cubas podem ter diferentes tamanhos e formas.

Carpule

A injeção de carpule é um dos maiores responsáveis pelo medo que algumas pessoas possuem de dentista.

Mas apesar do tamanho, essa injeção é muito delicada e só utilizada em casos de tratamentos que podem gerar uma dor mais intensa no paciente.

Então, essas são as responsáveis por permitirem a aplicação das anestesias para que o paciente possa ficar mais tranquilo e sem dor durante os procedimentos.

Conjuntos de fórceps

Por fim, o que não pode faltar em sua maleta para materiais odontológicos é um bom conjunto de fórceps.

Esse conjunto pode ser composto com tipos e tamanhos diferentes de alicates. Sendo que juntos eles são utilizados para a extração de dentes.

Como comprar os materiais das maletas odontológicas 

Instrumentais de uma maleta odontológica

Então, agora que você já sabe a importância de uma maleta para materiais odontológicos é preciso saber como fazer uma boa escolha desses produtos.

Tanto dos materiais, como dos jalecos odontológicos e até mesmo da maleta odontológica de qualidade.

Então, algumas dicas para escolher produtos de qualidade são:

  • Faça uma boa pesquisa sobre as marcas;
  • Busque recomendações com profissionais da área;
  • Conheça quais são as marcas e produtos da concorrência;
  • Procure por bons custos-benefícios;
  • Se programe para realizar essa compra e não deixar que nada falte na hora de colocar a mão na massa.

Dessa maneira, você pode identificar quais são as melhores marcas e produtos para realizar a compra.

Além disso, existem também serviços como o Parceria Ideal que possui fornecedores com descontos de até 60% nos materiais odontológicos.

Assim, você consegue adquirir os melhores produtos e ainda economizar valores que poderiam ser investidos em outras áreas do consultório ou clínica odontológica, ou até mesmo nas suas especializações.

Detalhes que fazem toda a diferença

Ao longo deste conteúdo sobre maletas odontológicas você pôde entender melhor como essas ferramentas são fundamentais no seu cotidiano.

Para isso, você começou entendendo que a maleta odontológica pode ser composta por diversos produtos odontológicos.

Sendo que esses produtos são essenciais para que os atendimentos possam ser feitos com a maior qualidade possível.

Em seguida você viu algumas dessas opções de materiais que podem compor uma maleta odontológica e entendeu suas funções.

Passando por itens básicos como jalecos odontológicos e também itens como a pinça clínica, brocas, odontoscópio e muitos outros.

Por fim, você conheceu algumas dicas para poder comprar os materiais de sua maleta odontológica com mais assertividade e menos gastos

Isso devido a detalhes que podem ajudar a assegurar a confiabilidade de um produto e de sua marca.

Para que o seu investimento realmente valha a pena e possa beneficiar seu trabalho todos os dias. Permitindo que tanto você, como sua carreira, possam crescer como deseja.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *