Materiais odontológicos são parte fundamental de qualquer atendimento. Então, mesmo que você esteja no começo da carreira, é muito importante entender sobre esses produtos para oferecer um atendimento de qualidade aos seus pacientes.
Os materiais de odontologia são fundamentais para garantir a sua segurança e a de seus pacientes durante a realização de procedimentos da área.
Isso porque eles evitam o contato com fluídos corporais, provenientes de glândulas salivares, vasos sanguíneos e até mesmo agentes presentes no ar, a fim de proteger do contágio de diversas doenças.
Além disso, os materiais odontológicos também garantem mais assertividade no diagnóstico e na realização de procedimentos para que eles tenham o resultado esperado.
E não é só isso! Para entender melhor a importância dos materiais odontologia e quais não podem faltar no seu consultório, confira os próximos tópicos:
Materiais odontológicos são as ferramentas que auxiliam o profissional a realizar seu atendimento da maneira correta.
Ou seja, os materiais de odontologia são uma extensão do seu conhecimento e prática que não devem ser negligenciados no seu dia a dia.
Afinal, a área da saúde é muito delicada e qualquer cuidado é pouco. Isso sem contar que sem o auxílio de ferramentas seu trabalho seria bem mais difícil.
Só que antes de utilizá-los, é preciso entender melhor quais são os equipamentos básicos da área, mas isso é assunto para o próximo tópico.
Uma vez que se entende a importância dos odontologia m, já podemos passar para quais são eles.
Sendo assim, primeiro você tem que entender que existem uns que são indispensáveis, enquanto tem outros complementares que podem ser adquiridos opcionalmente.
Dito isso, vamos a eles?
Dentre os materiais odontológicos, o avental tem como função te proteger dos possíveis resíduos que podem respingar durante os atendimentos.
Além disso, ele também serve como uniforme a fim de seja mais fácil te identificar como profissional da saúde.
Para tanto, você deve escolher um avental que:
Tais características fazem com que o avental seja também considerado um equipamento de proteção individual obrigatório da área, assim como o item indicado no próximo tópico.
A máscara e os óculos de proteção são equipamentos de segurança obrigatórios em qualquer consultório.
Isso porque ao respirar sem a máscara, você fica suscetível ao contato de secreções que possuam algum vírus durante ao atendimento.
Já os óculos protegem a sua mucosa ocular de algum agente que possa estar no ar ou na saliva, como a Hepatite C.
Por isso, não se esqueça de colocar esses equipamentos antes de iniciar o procedimento para garantir a sua segurança.
Ainda seguindo nessa ideia de proteção, as luvas são outro exemplo de materiais odontológicos que não podem faltar para garantir a segurança de todos.
Isso porque ela evita o contato direto com fluídos corporais, sangue e produtos químicos usados, bem como protege o paciente que não chega 100% desinfectado na consulta.
Para tanto, existem três tipos de luvas que um dentista deve dispor em seu consultório ou clínica odontológica, que são:
É importante ressaltar que para garantir a sua segurança e a dos pacientes, compre apenas luvas que tenham o selo de aprovação da ANVISA e do Ministério do Trabalho.
O sugador descartável é um aparelho serve para sugar o excesso de saliva de um paciente durante o procedimento.
Assim, o profissional pode realizar um tratamento sem interrupções e com maior facilidade.
Com isso, o sugador descartável é um dos materiais de odontologia essenciais para garantir a saúde e segurança dos dentistas e pacientes.
A sonda periodontal é um material muito utilizado por dentistas de diversas especialidades para poder avaliar o estado dos dentes.
Para tanto, ela é geralmente utilizada junto com o odontoscópio, isso é, o mini espelho circular utilizado para localizar cáries, por exemplo.
Além disso, a sonda periodontal também é muito útil para identificar possíveis problemas nas gengivas dos pacientes, assim como ajudar na avaliação do grau de cada doença.
A seringa carpule é usada para a aplicação de anestesia nos pacientes, bem como para irrigar os canais radiculares do paciente.
Para tanto, após ser limpa e esterilizada, ela pode ser preenchida com a solução necessária para a função requisitada naquele momento.
As curetas e raspadores são materiais odontológicos semelhantes a sonda periodontal, mas focadas no tratamento de tártaro.
Isso porque como a placa bacteriana pode se alojar entre os dentes e formar uma base mais firme e rígida, é preciso de um equipamento específico para sua retirada.
E graças à cureta e aos raspadores, é possível realizar a remoção do tártaro com maior facilidade.
Ao longo deste conteúdo, você viu que os materiais odontológicos são mais do que ferramentas de trabalho e protegem você e seus pacientes de possíveis contaminações.
Por isso, mostramos aqui 7 itens indispensáveis para seu consultório ou clínica odontológica para que o seu atendimento possa ser o mais seguro possível.
Também é sempre importante lembrar que seja qual for o equipamento, é preciso estar atento às novidades do mercado para oferecer o melhor ao seu paciente sempre.
Mas para que o seu atendimento seja completo, não basta apenas investir em materiais odontológicos para procedimentos.
Afinal de contas, uma boa gestão conta e muito no relacionamento com os seus pacientes. Para tanto, contar com uma plataforma de gestão odontologia ajuda a simplificar processos desse tipo.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…