Gestão da clínica odontológica é que vem te preocupando ultimamente? Esse modelo de gestão tem a finalidade de prestar um atendimento mais qualificado para pacientes e profissionais da saúde.
Seja em consultórios privados ou em instituições públicas, muitas vezes se ouve de casos não bem sucedidos na área da saúde. Podendo ser por diversos motivos que vão desde o atendimento até a falta de equipamento.
Em 2001, Eugênio Vilaça Mendes lançou o livro “Os Grandes Dilemas do SUS”. Nele o autor comenta sobre gestão e como ela pode ser utilizada para melhorar diversos parâmetros da saúde.
E que todo esse modelo pode ser ideal para ajudar os consultórios odontológicos a se adaptarem com um gerenciamento consultório de qualidade.
Afinal, a saúde bucal pode ser tão importante como diversas outras especialidades da área.
Por isso, separamos alguns tópicos essenciais para entender a gestão de clínica odontológica com eficiência.
O conceito do modelo de gestão da clínica é a união de diversas tecnologias de microgestão, pensada para prover todo um processo de atendimento da saúde eficiente e mais seguro possível.
A ideia é que um consultório aplique a gestão de clínica odontológica para ter o melhor aproveitamento de todos os serviços do consultório.
O gerenciamento consultório pode ser feito baseado nesses fatores de humanização e qualidade.
Além disso, uma gestão da clínica bem feita em relação também aos equipamentos pode gerar um custo mais baixo.
A primeira coisa que é preciso esclarecer é que quando se fala em tecnologia atrelada a gestão de clínica, não se pensa somente em equipamento.
Isso porque é importante pensar nas tecnologias de microgestão que podem ser divididas em algumas diretrizes clínicas.
Elas serão o guia para poder aplicar uma boa gestão de clínica odontológica, pois são o embasamento para poder entender os fundamentos da boa gestão.
Sendo assim, o primeiro passo para poder realizar a gestão da clínica é conhecendo e entendendo as diretrizes.
As diretrizes da gestão de clínica são recomendações pensadas para que tanto profissionais quanto pacientes possam se adaptar a determinadas situações.
É importante que você conheça todas para não ter problemas futuros. E sempre manter a boa gestão, para que seus pacientes vejam autoridade em você.
A condição da saúde é a fase em que o profissional e o paciente entram em acordo para realizar uma grande diversidade de consultas e exames.
Dessa maneira, o profissional pode ter uma noção mais profunda da condição de saúde do paciente para pensar em tratamentos de maneira mais detalhada.
Enquanto isso, o paciente pode relaxar já que todas as possibilidades serão analisadas e devidamente tratadas uma vez que todas forem identificadas.
A organização de caso dentro da gestão de clínica trata-se do processo entre a condição da saúde e cura dos pacientes. Essa fase será novamente feita por ambas as partes.
Visto que o profissional deve pensar e programar os tratamentos considerando um conjunto de detalhes.
Pois assim, durante o tratamento, as chances de acontecer efeitos colaterais ao pacientes são as mínimas possíveis.
E para que todos os processos de fato gerem o resultado esperado pelo gerenciamento consultório depende do paciente seguir as devidas orientações.
A auditoria clínica do gerenciamento consultório é mais direcionada ao profissional, já que depende diretamente dele.
A ideia é que o dentista sempre se mantenha atualizado em questão de tecnologia e educação odontológica.
Dessa maneira ele sempre poderá entender as melhores opções para diversos quadros que possa vir a atender.
Por fim, a lista de espera refere-se a um entendimento mais amplo de oferta de acesso a saúde de qualidade.
Isso porque muitas vezes a demanda pode ser maior que a oferta, quando se pensa em qualidade e preço justo.
Por isso, a ideia é saber produzir dentro do gerenciamento consultório essa lista de espera que leva em conta as questões de saúde.
Ou seja, ela prioriza os quadros mais graves para poder realizar o atendimento da maneira mais humana possível.
Antes de qualquer coisa, o ideal é se atentar a sua divisão de tarefas para que todas as diretrizes possam ser seguidas da maneira correta.
Um bom modo de fazer isso é sabendo aliar sistemas de software como o Clínica Ideal. Uma plataforma que poderá te auxiliar em pontos importantes da gestão de clínica odontológica.
Agilizando processos como agenda, divulgação e até mesmo o acesso a uma diversidade de cursos e workshops para você se atualizar.
Dessa maneira é possível pensar e desenvolver os processos de seu consultório pensando mais nos pacientes e em você mesmo aplicando a gestão da clínica.
Agora você já sabe como fazer pode a gestão de clínica odontológica.
E o quanto a tecnologia é importante para o seu negócio, certo? Sem ela, você não consegue alcançar todos seus objetivos de forma satisfatória.
Além disso, conferiu do que se tratam as diretrizes clínicas, como a lista de espera, a auditoria da clínica, a condição da saúde dos pacientes e também a gestão do caso, certo?
Mas não esqueça que aderir a um software para a gestão da clínica odontológica é sempre a melhor opção.
Então pare de perder tempo e saia na frente dos outros consultórios. Ponha em prática todas as dicas e informações que conseguiu adquirir aqui.
Segundo uma pesquisa do Sebrae, desde 2017 mais de 22 milhões de novos empreendedores surgiram…
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…