Os materiais de odontologia que nunca podem faltar no seu consultório

with Nenhum comentário

A escolha dos materiais de odontologia é essencial para que o dentista preste um atendimento de qualidade ao seu paciente. Afinal, só quem conta com os melhores equipamentos consegue realizar procedimentos de forma segura e eficiente.

Consultório com materiais de odontologia sobre a mesa

Ao longo da graduação de odontologia é necessário que o estudante invista em um material ortodôntico de qualidade.

Isso porque só no Brasil existem mais de 270 mil dentistas atuantes, então não adianta focar só nos estudos e não contar com jalecos odontopediatria de qualidade, por exemplo. 

Além disso, com bons materiais de odontologia ainda é possível transmitir segurança para o seu paciente durante o atendimento.

Sem contar que quanto melhor o material, menos você tem que repor no futuro. Lembre-se que eles são um investimento para o seu consultório e não um custo.

Mas para que invista em bons materiais de odontologia, antes é preciso saber quais não podem faltar na sua clínica para que possa realizar um atendimento de qualidade.

E para te ajudar, reunimos neste conteúdo tudo o que você precisa saber de equipamentos que vão desde um envelope para esterilização em autoclave a um verniz de flúor.

Confira:

Entenda por que os materiais de odontologia devem ser escolhidos com atenção

Muitos estudantes se assustam com a quantidade de materiais de odontologia que são requeridos ao ingressar no curso de odontologia.

No entanto, esses materiais são necessários para que o aluno possa desenvolver as habilidades técnicas necessárias para se formar. 

Mas ao optar por investir em um material ortodôntico de qualidade, você pode contar com eles mesmo depois de formado.

Isso vale para equipamentos como o estojo inox para esterilização e o martelo cirúrgico que são materiais muito resistentes, por exemplo. 

Além de impactarem no seu aprendizado, a escolha dos materiais de odontologia refletem também no seu atendimento e na saúde bucal dos seus pacientes. 

Por isso, lembre-se de ter cautela quando for adquirir os seus materiais de odontologia. Para tanto, confira a seguir como escolher os materiais da forma correta:

  • Conheça o fabricante do material e do envelope para esterilização em autoclave;
  • Pesquise sobre o material e sobre a empresa; 
  • Peça recomendação para os colegas também, sobre verniz de flúor; 
  • Faça parte de grupos e clubes de parcerias.

E agora que você já sabe como escolher a ferramenta ideal, é hora de descobrir quais não podem faltam em seu consultório. 

Saiba quais equipamentos não podem faltar no seu consultório

materiais de odontologia

Existem diversos materiais que compõem um consultório odontológico como:

  • Jalecos odontopediatria;
  • Estojo inox para esterilização;
  • Martelo cirúrgico;
  • Envelope para esterilização em autoclave;
  • Verniz de flúor. 

Todos este materiais de odontologia devem ser escolhidos com cautela e podem durar por muitos anos quando não são os descartáveis. 

E agora que você já sabe como escolher o seu material ortodôntico e o seu verniz de flúor, veja a seguir quais são os itens que não podem faltar em seu consultório.

Avental

Ficar atento quanto à qualidade dos jalecos odontopediatria é essencial, pois eles protegem contra os fluidos corporais durante o procedimento. 

Por isso, fique atento quanto algumas exigências que podem parecer óbvias, mas são fáceis de se equivocar quando for investir em um avental, como:

  • O tecido deve ser branco ou de cor clara;
  • Deve ter mangas longas; 
  • O comprimento deve ser acima do joelho;
  • Deve ser confortável e também, garantir mobilidade;
  • Deve permanecer fechado durante todos os procedimentos.

Dessa forma, é possível garantir a sua segurança e a de seus pacientes durante um procedimento.

Máscara e óculos de proteção

Assim como os jalecos odontopediatria, a máscara e os óculos de proteção são essenciais para a segurança e a qualidade dos procedimentos, como a aplicação de verniz de flúor. 

Isso porque a máscara protege o nariz e boca dos microorganismos. Já os óculos protegem a sua membrana ocular dos agentes de risco presentes durante o tratamento.

Para tanto, os óculos são confeccionados em material acrílico, ou seja, não é descartável. Desde que seja de uma boa qualidade, ele pode durar por muitos anos.

Já as máscaras são descartáveis e só devem ser utilizadas por um período de 2 horas. 

Luvas

As luvas, assim como os jalecos odontopediatria, são ferramentas de proteção para o profissional e também possuem algumas especificidades.

Por isso, você deve ter 3 tipos luvas específicas para as seguintes situações: 

  • Borracha: utilizadas para a limpeza de superfícies do laboratório e das clínicas;
  • Luvas de procedimento: usadas para a manipulação dos materiais, esterilização de equipamentos e atendimento aos pacientes;
  • As luvas cirúrgicas são específicas para procedimentos cirúrgicos.

E para garantir a segurança de todos, compre apenas luvas que tenham selo de aprovação do Ministério do Trabalho e da ANVISA.

Sugador descartável 

Esse material de odontologia é um dos materiais mais básicos que se tem em um consultório dentário, assim como o martelo cirúrgico e o estojo inox para esterilização.

Isso porque o sugador descartável ajuda a retirar o excesso de saliva durante os procedimentos.

Com ele, você torna o tratamento mais prático e seguro, pois não precisa fazer interrupções para lidar com essa questão. 

Sonda periodontal

A sonda periodontal, conhecida também como “explorador”, é confeccionada em metal e por isso, não é um material descartável.

Normalmente, o dentista a utiliza junto com o espelho para verificar a presença de cáries e outros problemas relacionados à saúde bucal, em seu estágio inicial.

Durante o atendimento, os materiais como esse e o martelo cirúrgico ficam dentro de um estojo inox para esterilização. 

Depois, é necessário lavar os instrumentos e colocá-los em um envelope para esterilização em autoclave.

Somente após o teste autoclave é que o material pode ser utilizado novamente.

Seringa carpule

Assim como o martelo cirúrgico, a seringa carpule é utilizada somente em procedimentos odontológicos onde há a necessidade de aplicar anestesia. 

Por isso, ela pode ser durante uma cirurgia ou em um procedimento muito doloroso para o paciente.

Vale ressaltar que a seringa não pode passar pelo teste autoclave.

Curetas e raspadores

As curetas e raspadores são utilizados durante os tratamentos periodontais como o tártaro, que é um problema comum, mas que pode causar inúmeros desconfortos para o paciente. 

E você pode usá-los após o teste autoclave, pois os materiais ficam no envelope para esterilização em autoclave ou em um estojo inox para esterilização. 

Já sabe tudo sobre materiais de odontologia? Encontre empresas de excelência para trabalhar!

Neste conteúdo, você aprendeu mais sobre a importância do material ortodôntico e viu quais são os itens básicos para um atendimento de qualidade. 

Materiais como o verniz de flúor e o envelope para esterilização em autoclave são descartáveis, mas outros como o avental, óculos de proteção e as sondas não são.

Por isso, eles podem ser utilizados desde a graduação, desde que seja feito o teste autoclave para garantir a sua qualidade e segurança. 

Além disso, é imprescindível conhecer a empresa que produz o material, e para tanto buscar indicações com os seus colegas de profissão pode ser uma alternativa. 

Nesse sentido, a Plataforma Clínica Ideal conta com um pilar fundamental para quem deseja comprar itens de odontologia.

A Parceria Ideal é uma rede de parceiros exclusivos que possibilitam a compra de produtos odontológicos com até 60% de desconto, inclusive o teste autoclave.

Então, agora que já sabe tudo sobre o assunto e até como comprar materiais com um preço imperdível, é hora de ir para o mercado para ter os melhores equipamentos ao seu lado!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *