Os primeiros passos para você montar um consultório odontológico de destaque

with Nenhum comentário

Está pensando em montar um consultório odontológico? Então é preciso saber exatamente o que fazer para você dar esse salto gigante na sua carreira!

Consultório odontológico

Muitos dentistas sonham em poder abrir um consultório odontológico próprio ou mesmo em sociedade, mas é importante ressaltar que essa não é uma missão fácil.

Principalmente para os recém-formados é preciso dizer que questões muito importantes como marketing e gestão não estão dentro da grade curricular dos cursos de odontologia e esses são assuntos determinantes para se ter sucesso na profissão hoje em dia.

Por isso, quando se deseja abrir um consultório odontológico é essencial entender que toda clínica é uma empresa e deve ser vista e tratada como tal.

Confira a seguir todos os passos para que você possa montar  um consultório odontológico e se tornar uma referência no mercado.

Planejamento de negócio e dos materiais para consultório odontológico

Antes de abrir seu consultório odontológico e comprar materiais para consultório odontológico é importante realizar um plano de negócios assertivo e coerente.

Isso porque muitos profissionais da odontologia acabam fracassando por não terem visão de negócios, experiência e por não compreenderem as necessidades do mercado.

E montar um consultório odontológico é como abrir uma empresa, exige um planejamento estratégico de todos os custos, ações, contratações e investimentos envolvidos neste processo.

O custo para montar um consultório odontológico

Segundo o Sebrae, o custo para montar um consultório odontológico é de cerca de R$ 65 mil a R$ 100 mil 

Mas antes disso, é preciso compreender que tipo de estabelecimento você deseja ter, pois, entre um consultório e uma clínica há diferenças. 

É preciso deixar claro que uma clínica fatura mais do que um consultório odontológico, mas que para tanto o investimento acaba sendo maior e os custos fixos e variáveis também. 

Esses custos variáveis são os gastos com a compra dos materiais odontológicos, decoração da recepção, dentre outros. 

Já os custos fixos são aqueles que você terá todo o mês, independente de qual seja  seu rendimento. São eles: pagamento de aluguel, água, luz e colaboradores. 

Entender todos esses valores permite que você esteja pronto para montar um consultório odontológico.

Ou seja, você precisa ter uma boa reserva de dinheiro caso haja algum imprevisto que comprometa as suas metas. 

Documentos necessários para montar o seu consultório odontológico

Quando você busca como abrir consultório odontológico precisa ter em mente que algumas burocracias serão necessárias para ter tudo legalizado e evitar dores de cabeças futuras.

Por isso, se quiser abrir sua clínica ou consultório é imprescindível que você prepare os documentos a seguir:

  • Realizar o registro de autônomo;
  • Solicitar o alvará do espaço para Vigilância Sanitária;
  • Laudo radiométrico, caso fizer uso de aparelhos de Raio X;
  • Regulamentação com o CRO da região.

Estude sobre o mercado odontológico 

Somente no Brasil, são quase 300 mil profissionais de odontologia atuantes e grande parte deles se concentra em São Paulo. 

Com este número é fácil compreender que o mercado está cada vez mais competitivo, por isso é necessário se destacar dos demais. 

E ao mesmo passo que o número de profissionais está aumentando a busca por eles está crescendo significativamente. 

E para entender mais sobre o seu público antes de investir em materiais para consultório odontológico  você deve:

1.Pesquisar a região onde deseja montar o seu consultório odontológico

Para garantir que ao abrir um consultório odontológico você obterá sucesso é importante  entender a região onde ele está localizado.

Você pode realizar uma pesquisa para saber se as pessoas que residem ou trabalham na região costumam ir ao dentista. 

A partir deste estudo é que você poderá traçar ações para divulgar o seu consultório. Isto é fundamental para que você tenha lucro e cubra o custo para montar um consultório odontológico. 

2.Conheça o público local 

Conhecer o seu público local é essencial para iniciar as estratégias de divulgação após montar um consultório odontológico.  

É preciso compreender quem é o seu público, qual a faixa etária, quanto ele ganha e quais tratamentos necessitam.

Isso porque, os pacientes são diferentes e possuem demandas de tratamento específicas e pagam preços distintos por eles.

Tratamentos ligados a estéticas, por exemplo, costumam ser mais caros, por isso a procura por eles é mais comum em públicos de classe social A ou B.

Já tratamentos mais comuns, como limpeza ou obturações, podem vir de todo tipo de público.

E entender isso faz com que você saiba o que fazer para ter sucesso e se tornar referência  ao abrir um consultório odontológico. 

Faça a sua divulgação ao buscar como abrir um consultório odontológico

Muitos acreditam que para divulgar consultório basta colocar uma placa ou distribuir panfletos e cartões de visita.  

No entanto, para atingir o seu público é preciso traçar um plano e para isso, você pode investir nas redes sociais e também nas mídias offline como, por exemplo, rádio e panfletos. 

Montar um consultório odontológico pode ser uma tarefa complexa e burocrática, mas é possível contar com uma equipe especializada em divulgação. 

Agora que você já sabe tudo sobre como montar um consultório odontológico, que tal investir na sua carreira?

Durante o conteúdo você pode compreender mais sobre como abrir um consultório odontológico

Além disso, você aprendeu a  importância do planejamento e de avaliar o custo para montar um consultório odontológico, bem como quais documentos são necessários para abrir um consultório odontológico. 

Vale ressaltar que sem estudar a região onde pretende abrir a sua clínica, o seu investimento estará fadado ao fracasso antes mesmo abrir. 

Isso porque, muitos odontologistas não se preocupam com a demanda da região e o retorno financeiro acaba sendo muito menor que o custo para montar um consultório odontológico. 

Assim, no mercado é altamente competitivo você deve estar à frente com um bom planejamento e uma gestão eficiente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *