Geração de leads para consultório: Saiba tudo sobre o assunto

with Nenhum comentário

Geração de leads é o início das estratégias utilizadas no Marketing Digital, que tem como objetivo transformar os visitantes do seu site em potenciais pacientes. E se você quer conseguir mais clientes em potencial este post é para você!

geração de leads

A geração de leads é parte de um processo, no qual as empresas e dentistas como você, adquirem informações sobre os seus potenciais pacientes. 

De um modo geral, estes pacientes são derivados de uma lista de nomes, endereços e emails. Ou seja, quando tratamos de marketing digital o lead é o paciente em potencial. 

No entanto, quando falamos sobre como conseguir leads, estamos falando sobre as estratégias que você utilizará para a conversão deles em pacientes. 

E para te ajudar a aumentar sua carteira de clientes preparamos um guia completo sobre geração de leads. Continue lendo e descubra:

O que é gerar lead?

O lead é uma pessoa que possui interesse no seu atendimento, mas ainda não está decidida se vai contratá-lo. 

Entretanto, para conquistá-lo de forma que se torne o seu paciente é preciso que ele se sinta atraído pelo seu serviço primeiramente. 

Ou seja, neste caso você não pode abordar o paciente com estratégias de geração de leads que não são eficazes, como uma ligação, por exemplo. 

Afinal, ele ainda não está decidido a comprar seu produto ou contratar seu serviço, você precisa oferecer informações que o ajudem a se decidir.

Em outras palavras, o seu lead é o seu leitor/visitante que preenche um formulário com dados pessoais em troca de algum material informativo. 

Essa estratégia de como conseguir potenciais pacientes é muito mais eficaz do que você simplesmente ligar para as pessoas e oferecer um tratamento. 

Isto porque, você estará “trocando” uma informação pela outra e esta troca permite que você tenha uma comunicação mais aberta e que possibilite atender as necessidades reais do seu paciente. 

Entenda por que gerar lead

As estratégias de geração de leads permitem que você desperte o interesse dos seus clientes em potencial, fazendo com que eles se tornem pacientes reais em seu consultório. 

Ou seja, no momento em que o seu paciente se interessa pelo seu atendimento, eles estão iniciando uma relação com o seu serviço/consultório. 

Dessa forma, se torna mais fácil obter as informações dos seus visitantes e consequentemente, transformá-los em pacientes reais.

Após atrair o seu paciente em potencial, você já está pronto para realizar a geração de leads, com as estratégias de vendas.

Mas como gerar leads?

Para gerar leads qualificados você pode utilizar diversas estratégias dentro do Marketing Digital que visam “conquistar” o contato de um visitante do site em troca de uma informação relevante.

Sendo assim, para isso você deve usar;

Landing pages

É página da web onde o seu visitante chega para uma determinada finalidade. A landing page  pode ser utilizada para obter informações do seu potencial paciente.

Isso porque ela possui uma oferta de informações ou conteúdos que serão disponibilizados ao leitor depois que  ele preencher um formulário que fica na página.

Formulários

Eles são utilizados dentro das landing pages e são responsáveis pela coleta de dados que o seu visitante preencherá para obter uma oferta.

Para isso, você pode usar campos personalizados (que indiquem se aquela pessoa é uma potencial cliente) ou apenas campos simples como nome e e-mail.

Call-to- Action (CTA)

Se preferir, em bom português podem ser chamados de “botões que chamam o visitante para uma ação”.

É basicamente um convite feito por meio de um banner, que auxilia o seu visitante a tomar uma decisão. Na geração de leads, o CTA convida o usuário a obter uma oferta e o leva para a Landing Page. 

Quais estratégias utilizar para gerar leads?

A internet é utilizada diariamente por grande parte dos seus pacientes (e concorrentes). 

E se deseja ser um profissional de referência e com autoridade, você deve estar presente no mundo virtual. 

Há diversas estratégias que podem ser utilizadas para a geração de leads. Confira abaixo as mais usadas:

Ter um site

É em seu site que os seus visitantes conhecerão o seu consultório. Ele deve conter as informações sobre os tratamentos disponíveis lá. 

Dentro do seu site deve conter CTAs (call to action), que são chamadas para uma ação, ou seja, dentro dele pode haver uma chamada para que o seu visitante se torne lead do seu blog.

Blog

Em seu blog você deve escrever posts que sejam do interesse do seu paciente, visto que é por meio dos seus posts que o seu potencial paciente se informará sobre um determinado problema. 

Logo, será por meio do seu blog que busca como conseguir leads, que o seu leitor se tornará o seu paciente real. 

Assim como no seu site institucional, o seu blog também deve conter CTAs que indicam que há mais informações que podem ser encontradas em um material extra. 

Este CTA deve direcionar para uma landing page com um formulário. Após o seu leitor preenche-lo ele terá acesso ao material extra e você, as informações que necessita. 

Redes sociais

Nas redes sociais você pode e deve divulgar partes do material e das publicações feitas em seu blog. 

Por exemplo, você pode fragmentar o seu conteúdo diariamente e sempre convidar o seu seguidor para acessar o seu material completo no blog. O instagram é bom para isso!

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia de como conseguir leads de forma sólida, pois ele permite que você informe os seus leitores e pacientes sobre diversos assuntos. 

Com o e-mail marketing você pode utilizar a sua lista de e-mails para divulgar um conteúdo de forma mais segmentada. 

Mídia paga

Os anúncios criados com a mídia paga podem atingir diversos públicos, desde que sejam direcionadas a eles. Do contrário, não obterá os resultados esperados. 

Esse tipo de ação ajuda em como conseguir leads e também auxilia a compreender melhor quais são estratégias para geração de leads funcionam melhor para você. 

Como gerar leads qualificados?

Um lead é um dos visitantes que foi capturado por meio dos formulários em seu site. Neste caso, ele pode se tornar um paciente real, mas será necessário estabelecer uma relação mais próxima. 

Já os leads qualificados são os visitantes que estão dentro das características do seu público-alvo, ou seja, os leads qualificados estão mais propensos a se tornarem pacientes reais. 

Para gerar leads qualificados é importante saber filtrar os seus leads. Assim, você poderá realizar as estratégias junto com a sua equipe de vendas para converter os visitantes corretos. 

Quais são os tipos de leads?

Existem três tipos de leads e abaixo você vai entender melhor sobre cada um: 

IQL

Information-Qualified Leads são os leads que não possuem informações o suficiente para avançar em sua geração de leads. 

Para que ele avance até se tornar um paciente real você deve nutri-lo, tirando dúvidas e oferecendo informações que o ajudem a tomar a decisão de compra.  

MQL

A sigla é uma abreviação de Marketing Qualified Lead, que é um contato que possui as mesmas características e necessidades do seu público-alvo. 

No entanto, este está sendo nutrido pelo marketing, consumindo o seu conteúdo e mais do que isso, está interagindo com o seu consultório. 

Então, depois de obter essa classificação, o seu lead é encaminhado para o setor de vendas e após isso, ele passa para o próximo nível. 

SQL

O Sales Qualified Lead é o contato que foi qualificado pelo seu setor de vendas, onde declarou uma intenção de compra. 

Em outras palavras, após gerar leads qualificados para seu consultório você pode torná-los pacientes reais. 

Agora que você já sabe tudo sobre como conseguir leads, está na hora de colocar em prática!

Durante este conteúdo você viu mais sobre a importância da geração de leads para seu consultório. 

É importante para você e para a sua carreira, estar por dentro das estratégias para gerar leads qualificados para atrair pacientes reais. 

E a internet é uma ferramenta que está presente no dia a dia e deve ser utilizada para captar pacientes e fidelizá-los.

Um consultório de sucesso se faz a partir da satisfação dos seus pacientes e para isso você deve estabelecer uma relação de qualidade desde o primeiro momento. 

Por fim, entender o que é um lead e como convertê-lo permite que você aumente sua carteira de clientes e mantenha sua agenda de atendimentos sempre cheia. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *