Marketing Clínica Odontológica: a estratégia perfeita para se destacar

with Nenhum comentário

O Marketing Clínica Odontológica demanda conhecimento das estratégias corretas para que elas sejam utilizadas e aplicadas de maneira eficiente. Não à toa, só quem conhece os segredos da propaganda clínica odontológica é capaz de fazer essa proposta funcionar bem e conquistar mais pacientes. 

Dentista digitando fazendo marketing clínica odontológica

Você sabia que investir em Marketing Clínica Odontológica te ajuda a trazer à sua clínica até aquele paciente que mora do outro lado da cidade?

Isso porque aplicar técnicas para divulgar o seu serviço na web faz você expandir o seu alcance e por consequência atrair mais pacientes.

Ainda mais se considerarmos que hoje em dia 70% dos usuários dizem preferir conhecer uma empresa por meio de artigos, segundo pesquisa da Demand Metric.

Mas para que o Marketing Digital para dentistas reforce a sua imagem no mercado e seja vantajoso, a propaganda clínica odontológica precisa ser planejada.

Afinal de contas, existem detalhes muito importantes que precisam ser levados em conta para garantir o sucesso da sua estratégia.

Ficou curioso para saber quais são eles? Então confira este conteúdo dedicado e descubra como fazer o marketing clínica odontológica de qualidade.

Vamos lá?

Como começar a fazer Marketing Clínica Odontológica

O Marketing é um dos grandes diferenciais para um paciente descobrir a sua clínica e claro, fechar um tratamento com você.

Simples, é por meio dele que você irá conseguir divulgar seus serviços e transmitir o seu valor para o público.

Dessa forma, o paciente compreende todos os diferenciais da sua clínica e tende a escolhê-la em vez da concorrência.

Mas para que as ações de marketing clínica odontológica sejam efetivas, existem alguns pilares que você precisa estabelecer, são eles:

1. Defina metas

Antes de aplicar o Marketing Clínica Odontológica, primeiro você precisa saber quais são os objetivos da empresa com essas ações.

Isso porque a propaganda clínica odontológica pode variar de acordo com a meta que seu negócio deseja atingir, as quais podem ser:

  • captação de novos pacientes;
  • ser referência no setor;
  • produção e venda de cursos da área;
  • fazer um bom pós-venda para os pacientes retornarem.

Além disso, separe essas metas em curto, médio e longo prazo. Assim você colhe os frutos de uma fase para partir em direção a próxima com mais tranquilidade.

2. Conheça seu público

Conhecer o seu público é tão importante quanto estabelecer seus objetivos.

Isso porque para criar uma boa propaganda clínica odontológica, é necessário focar em um perfil específico de pacientes que tenham alguma afinidade com a sua proposta.

Para tanto, você precisa realizar pesquisas com seus atuais pacientes para entender suas necessidades a fim de conseguir estabelecer uma conexão com eles.

Por isso, não deixe de criar o seu ‘’perfil de cliente ideal’’, tendo-o bem definido é possível desenvolver estratégias direcionadas e focar seus esforços para ter mais resultados.

3. Defina e divulgue o propósito da clínica odontológica

Mais um ponto importante ao criar a sua estratégia de marketing clínica odontológica é saber qual é o propósito da sua clínica ou consultório.

Em outras palavras, isso significa o que você deseja alcançar a longo prazo com todos os objetivos que traçou no primeiro passo que mostramos aqui.

Afinal de contas, saber onde se quer chegar é essencial para definir quais são as estratégias mais adequadas para tal feito.

Seja qual for o seu propósito, o importante é que ele esteja bem desenhado antes de realizar qualquer propaganda clínica odontológica.

4. Trabalhe o relacionamento com o público

Com um mercado cada vez mais competitivo, o atendimento passa a ser um fator de desempate quando um paciente precisa escolher uma clínica.

Por isso, ao elaborar sua estratégia de marketing clínica odontológica esse quesito não pode ser deixado de lado.

Então, invista em ferramentas que te ajudem a responder seus pacientes com agilidade e enviar lembretes das consultas.

Por fim, visando criar uma boa relação com eles, aposte em pesquisas de satisfação para medir os níveis de qualidade da clínica.

Isso pode ser feito tanto de maneira presencial ou por meio de formulários enviados ao paciente por e-mail após a consulta.

Aliás, a web é uma grande aliada na hora de fazer Marketing Clínica Odontológica!

Confira o próximo tópico e saiba mais sobre o tema.

O Marketing Digital para dentistas

Saber utilizar o Marketing Digital para dentistas é fundamental para se destacar da concorrência.

Pense bem: hoje todo mundo tem um smartphone e o utiliza para procurar por serviços (inclusive dentista), então quanto vale estar literalmente no ‘’radar’’ dessas pessoas?

É justamente por conta da força da internet que o Marketing Digital para dentistas se tornou indispensável para atrair e também fidelizar pacientes!

Mas em quais canais investir, afinal?

Facebook

Com mais de dois bilhões de usuários, não é surpresa encontrar grande parte do público na rede social do Mark Zuckerberg.

Mas é preciso ter em mente que seus concorrentes também estão investindo neste canal.

Por isso, trabalhar com o Marketing Digital para dentistas no Facebook significa investir na produção de conteúdo útil e relevante a fim de entregar valor à sua audiência.

E isso pode ser feito por meio de publicações didáticas sobre algum procedimento, por exemplo, desde que seja o que o seu público espera de você.

Com isso, é possível criar uma boa relação com os atuais e possíveis pacientes por meio de um conteúdo mais direto e próximo.

Blog

A maior parte dos usuários prefere conhecer uma empresa por meio de artigos, segundo pesquisa da Demand Metric.

Sendo assim, apostar na produção de conteúdo para blog é um tiro certeiro para atender a demanda desse público consumidor cada vez mais exigente.

Com ele, você consegue falar mais sobre a sua área de atuação, suas especialidades e transmite o valor da sua marca (clínica) aos usuários.

Assim você ganha credibilidade e passa mais confiança para o serviço da clínica e de quem trabalha nela. 

SEO

SEO ou Search Engine Optimization representa todas as ações que você deve realizar na sua página na internet ou blog para garantir uma boa experiência ao usuário, as quais incluem:

  • uso de palavras-chave;
  • link building;
  • otimização da página para dispositivos móveis (site responsivo);
  • entre outros.

E como o Google leva em consideração a experiência do usuário para ranquear sites no resultado das pesquisas, incluir todas essas práticas na sua estratégia de marketing clínica odontológica é fundamental para aumentar o seu alcance na internet.

Afinal de contas, de acordo com estudo do Google Ads, o mecanismo recebe em média 100 bilhões de pesquisas ao mês e 3,3 bilhões diárias! É muito, não é mesmo?  

Por isso, a ideia é incluir o SEO na sua estratégia de marketing digital para dentistas para que seu blog possa aparecer entre os primeiros resultados e consiga atrair mais pacientes. 

Instagram

Favorita dos profissionais quando o assunto é fazer Marketing Digital para dentistas, o Instagram é indicado principalmente para ser usado como portfólio.

Sua dinâmica com fotos o torna ideal para mostrar bastidores de procedimentos e até explicar melhor alguns deles.

Assim, fica fácil para o usuário acompanhar e até mesmo sanar certas dúvidas. 

Além disso, o paciente também pode conhecer a clínica por meio das foto e checar a disposição das salas de atendimento e se o local é confiável.

Ou seja, com isso ela pode conferir a qualidade do espaço e do equipamento antes mesmo de visitar a clínica. 

Dica bônus: se atendeu uma pessoa famosa divulgue no Instagram. Essas publicações costumam desempenhar muito bem!

Site

Por fim, o site é essencial para que as pessoas possam ter conhecimento das especialidades e procedimentos realizados na sua clínica. 

Lá você deve incluir os horários de atendimento e o endereço da clínica, isso sem citar a importância de um atendimento online (chat).

Postar em um chatbot torna o processo mais prático, uma vez que o agendamento de consultas e resolução de principais dúvidas fica mais fácil.

Mas para que o recurso seja de fato eficiente, é importante colocar o seu chatbot à disposição do paciente 24 horas por dia a fim de prestar o melhor atendimento possível.

Além disso tudo, não podemos esquecer que o site também funciona muitas vezes como uma ponte para o blog, se tornando outra fonte de tráfego para ele.

Como usar o Marketing Clínica Odontológica para fidelizar pacientes

Agora que você descobriu como o Marketing Digital para dentistas te ajuda a atrair novos pacientes, precisamos falar sobre como você pode trabalhar o relacionamento para mantê-los. 

Quer aumentar o seu faturamento? Invista na fidelização de pacientes. Simples assim.

E o seu trabalho começa por fazer uma boa pesquisa de mercado, a qual precisa ser feita periodicamente a fim de entender e conhecer os novos interesses dos pacientes. 

Assim você se prepara para se especializar em determinado procedimento que venha a se tornar tendência. 

O que reflete também no próximo ponto que é o relacionamento, um dos principais fatiores na hora de fidelizar um paciente.

Então, além de estar antenado sobre as últimas tendências e as atuais necessidades do seu público, invista em abordagens que tornem o seu ambiente o mais confortável possível.

Com isso, os seus pacientes se sentirão acolhidos e em vez de falar sobre o medo de ir ao dentista, vão acabar realizando um Marketing Clínica Odontológica boca a boca favorável espontaneamente. 

No final, a conta é essa: cliente satisfeito volta a comprar com você e ainda recomenda o seu serviço às pessoas de seu círculo.

Alcance grandes resultados com a propaganda clínica odontológica

É possível que você tenha vindo até esse conteúdo acreditando que o Marketing Clínica Odontológica seria complicado de colocar em prática, certo? 

Mas ao longo deste material você entendeu a importância dessa prática e como pode começar a aplicá-la de diversas formas bem simples e fáceis!

Só não se esqueça da importância de investir num bom relacionamento para fidelizar os seus pacientes, ok?

Já que esse tipo de prática ajuda também a impulsionar um bom marketing pela divulgação de seus pacientes.

Além disso, é importante avaliar o desempenho das suas ações de marketing digital para dentistas a fim de investir de acordo com as ações que mais trouxerem resultado. 

Dessa forma, você continua trabalhando nelas e garante o crescimento contínuo da sua clínica odontológica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *