Marketing de consultório odontológico: 14 dicas para o seu negócio crescer

with Nenhum comentário

Você sente que fazer marketing de consultório odontológico é aquilo que falta para seu negócio decolar? Confira com essas 14 dicas como criar uma divulgação capaz de captar novos pacientes todos os meses.

Marketing de consultório odontológico feito pelo dentista em seu notebook

Você sabe o que diferencia o marketing de consultório odontológico de outros tipos de marketing?

No marketing na odontologia as coisas são um pouco diferentes, já que o seu produto é a saúde das pessoas.

Por isso, para criar uma propaganda clínica odontológica realmente poderosa é preciso levar em conta alguns pontos diferentes para essa criação.

Para te ajudar a alcançar o sucesso nessa estratégia, temos 14 dicas essenciais para quem quer fazer marketing na odontologia com qualidade!

1.Saiba quem é seu público-alvo

O primeiro passo para qualquer estratégia de marketing de consultório odontológico é saber para quem essa propaganda clínica odontológica é feita. 

E não adianta dizer que qualquer um pode ser paciente de sua clínica. É preciso entender as características daqueles que realmente são seus potenciais clientes.

Para isso, use seus atuais pacientes para compreender qual a classe econômica, faixa etária, local de moradia entre outros critérios que determinam quem é realmente seu público,

Dessa forma, se torna possível criar seu conteúdo de marketing de maneira mais assertiva e eficiente para seu público. 

2.Entenda o marketing de consultório odontológico dos concorrentes

Mais um ponto importante para quem deseja fazer marketing de consultório odontológico é o entendimento de mercado. 

Seja nas tendências da área ou até mesmo no tipo de propaganda clínica odontológica que seu concorrente faz, é possível entender quais estratégias de divulgação são mais eficientes e em quais não vale a pena investir. 

Assim você evita de repetir erros já cometido por outros, focando em investimentos que apresentam retorno comprovado.

3.Apresente as vantagens do SEU consultório

Para se destacar da concorrência acirrada do mercado, é preciso que seu marketing de consultório odontológico destaque aqueles que são seus diferenciais.

Para isso você pode adicionar informações importantes com possíveis cursos, palestras, workshops que tenha participado e tenha certificado na sua área de especialização. 

Dessa maneira você consegue criar vantagem em relação a concorrência usando toda a autoridade de sua capacitação.

4.Seja acessível para o paciente

Pode até não parecer, mas a localização do consultório pode fazer toda diferença na atração de novos pacientes e, por isso, também faz parte de sua estratégia de marketing de consultório odontológico.

Não se trata só de estar em um local de fácil acesso para seus clientes, mas também de estar localizado em bairros com moradores que se enquadrem em seu público-alvo.

Afinal, os tratamentos que sua clínica oferece e o valor cobrado pelo seu serviço precisam fazer sentido para o fluxo de pessoas que passam pelo seu estabelecimento.

5.Priorize o bom atendimento

Realizar um atendimento diferenciado aos seus pacientes é uma das mais eficientes estratégias de marketing de consultório odontológico, além de ser extremamente barato.

Por meio do atendimento, você não só é capaz de fidelizar os atuais pacientes como também de garantir que ele indique seu consultório para amigos e família.

Por isso, coloque seu paciente sempre em primeiro lugar, mesmo quando isso possa ser um pouco mais caro ou exija mais tempo.

6.Coloque o cliente em primeiro lugar

Manter o bom relacionamento vai muito além do bom atendimento, pois envolve todos os contatos com seus pacientes até fora do horário de consulta.

Isso pode ser feito com um simples cafezinho no consultório até um e-mail desejando feliz aniversário. 

Esse tipo de ação fideliza o paciente e ainda aumenta as chances de ele fazer algum tipo de propaganda clínica odontológica que te ajude na captação de novos pacientes. 

7.Participe de eventos da área

Participando de eventos você pode sempre se manter atualizado com as novidades da área, continuamente aperfeiçoando sua clínica e técnicas.. 

Além disso, nesses eventos você pode conhecer outros profissionais da área e ter um bom networking, possibilitando uma troca de informações preciosas para o sucesso de sua clínica.

8.Encontre parceiros

Os parceiros podem ser um modo de melhorar seu marketing de consultório odontológico. 

Afinal, um parceiro pode te indicar para determinado serviço e assim aliar a credibilidade dele ao seu consultório e vice-versa.

Pensando nisso, a Plataforma Clínica Ideal desenvolveu dentro da própria ferramenta um espaço exclusivo para dentistas ampliarem seus conhecimentos e também se conectar a outros profissionais.

‘’Mas como assim?’’

Quem conta com a assessoria da Plataforma Clínica Ideal em seu consultório tem acesso ao pilar Gestão Ideal, que oferece cursos, palestras e workshops gratuitos com especialistas em gestão, além de fazer com o dentista amplie a sua rede de contatos.

9.Se faça presente na internet

Para quem deseja investir em marketing de consultório odontológico é essencial também se fazer visto com marketing digital na odontologia. 

Um bom começo é inserir seu negócio no Google Meu Negócio, dessa maneira seu estabelecimento se torna visível no Google Maps e os usuários podem adicionar até comentários, avaliações, perguntas e respostas, fotos e vídeos.

Outro bom recurso para dentistas é o uso do Instagram, afinal nada melhor que usar belas fotos para falar de temas como saúde e estética.

10.Divulgue atendimentos relevantes

Um bom modo de utilizar o marketing digital na odontologia é divulgando os atendimentos mais relevantes que você realizar. 

Você pode divulgar atendimentos em que realizou um procedimento muito procurado, para mostrar que tem o conhecimento para tal.

Além disso, se por acaso você atender algum tipo de celebridade, divulgue essa informação para que os seguidores da pessoa possam conhecer seu trabalho. 

11.Utilize o marketing de conteúdo

Outra forma de utilizar o marketing de consultório odontológico é investir em conteúdos relevantes.

Com tanta informação na internet, as pessoas buscam cada vez mais conteúdos que realmente tragam conhecimento sobre um assunto.

Então para você se destacar, a produção de conteúdos de qualidade em um blog sobre sua clínica, que envolve seus atendimentos e que tire as dúvidas sobre alguns procedimentos pode ser um bom meio de demonstrar como seu consultório tem vasto conhecimento.

Isso gera mais credibilidade no seu negócio.

12.Invista em redes sociais

redes sociais são essenciais ao marketing de consultório odontológico

Uma vez que você decidir investir em marketing digital na odontologia precisa saber que as redes sociais serão parte extremamente importante desse processo.

Isso porque muitas pessoas estão em ao menos uma dessas redes, o que te permite chegar até elas por algum desses meios.

Facebook

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Facebook deve ser uma das primeiras que você deve investir tempo e/ou dinheiro.

Isso porque os anúncios dentro desta plataforma podem ter diversos tipos de filtros, te ajudando a criar um marketing digital na odontologia mais assertivo.

Instagram

A principal rede dos influencers, o Instagram pode ser a melhor opção para quem deseja fazer parcerias para atingir possíveis clientes.

Assim, ambos divulgam seu serviço. Você na parte de exercer seu trabalho e o influencer parceiro faz a divulgação dos procedimentos oferecidos na clínica.

Já que o parceiro vai divulgar seu consultório, você também o divulga para que ele ganhe mais seguidores. Além de dar alguns procedimentos gratuitos em troca das divulgações.

Inclusive, pode ser um bom espaço para tirar dúvidas e se aproximar dos seguidores com lives e stories do dia a dia no consultório, por exemplo.

WhatsApp

A última das redes deve ser utilizada com mais cuidado. Isso se deve ao fato de que algumas pessoas podem não se sentir confortáveis com esse contato.

Então utilize essa ferramenta somente com quem efetivamente já conhece ou tem interesse em seu trabalho. Ou seja, clientes e indicações de possíveis clientes.

O WhatsApp é uma ótima opção para quem deseja enviar confirmações de consulta, por exemplo, ou então enviar possíveis promoções.

13.Seja visto na internet

Além das redes, é interessante investir em formas que te ofereça maior visibilidade na internet. Para isso existem serviços que podem te ajudar com esses processos, como o Consulta Ideal.

O Consulta Ideal é um dos pilares do Clínica Ideal, que combina estratégias de marketing digital para que seu consultório seja encontrado na internet com mais facilidade pelos pacientes.

E essa estratégia também gera facilidade para você, dentistas, conquistar mais clientes para o seu negócio.

Afinal, quanto mais você for visto, maior será seu número de atendimentos.

14.Identifique resultados aplicando marketing na odontologia

Por fim, a última dica para fazer uma bom marketing consultório odontológico é saber analisar seus resultados, por exemplo, mensalmente.

Somente dessa maneira você terá certeza se houve um bom investimento e quais foram os melhores, seja no marketing digital na odontologia ou em marketing comum.

Mantenha sua dedicação constante

Ao longo do conteúdo falamos sobre a importância do marketing de consultório odontológico e te demos 14 dicas para desenvolver isso com a melhor excelência possível.

Com essa combinação de dicas sua propaganda clínica odontológica terá um bom impacto e resultado positivo na empresa, gerando mais pacientes e, consequentemente, mais lucros.

Além disso, e quiser aumentar sua visibilidade na internet, não deixe de investir em um bom software que te ajude a captar mais clientes.

E lembre-se da importância de identificar e quantificar os resultados para que você saiba quais tipos de marketing na odontologia foram mais eficazes.

Mantenha-se ativo no investimento mais rentável, dessa maneira sua empresa continua crescendo e você pode alcançar os objetivos sonhados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *