MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA: DICAS INFALÍVEIS E SIMPLES PARA APLICAR NA SUA CLÍNICA

with Nenhum comentário

Investir em Marketing Digital na odontologia é hoje uma das formas mais rápidas e eficientes para atrair e fidelizar pacientes para a sua clínica, além de ser uma excelente estratégia para se destacar no mercado.

Computador de consultório odontológico representando o marketing digital para dentistas

Doutor, você mantém contato frequente com seus pacientes? E se for dito aqui que usar os canais digitais para fortalecer o relacionamento com seus clientes é o segredo para aumentar suas consultas e ainda se diferenciar da concorrência?

Abordando o mercado de uma maneira geral, a comunicação digital passou a influenciar diretamente a decisão de compra das pessoas.

Hoje quando uma pessoa precisa de algum procedimento odontológico, uma de suas primeiras ações é procurar pelo serviço na internet e a partir dos resultados considerar em qual clínica realizá-lo.

Agora, imagine como aproveitar os canais digitais e se conectar com seus potenciais pacientes pode ser vantajoso à sua clínica ou consultório?

Por isso, neste conteúdo você verá:

O QUE É MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA

Marketing Digital é a estratégia baseada em fortalecer o relacionamento entre empresa e cliente e diante disso aumentar a venda de seus produtos ou serviços.

Sendo assim, é importante conhecer sobre Marketing Digital na odontologia para saber como divulgar o seu consultório odontológico e mais que isso, oferecer exatamente o que as pessoas necessitam.

Então, a melhor forma de descobrir isso é  ter uma relação mais próxima com elas aproveitando mídias como: facebook, instagram, youtube e até o whatsapp.

Afinal, sabendo o que o paciente busca, você consegue atraí-lo à sua clínica e também fidelizá-lo com maior facilidade.

COMO DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL PARA DENTISTAS

O marketing na odontologia está além de promover a sua clínica para captar pacientes, como em uma ação publicitária.

A ideia é construir uma imagem moderna e confiável da sua clínica e para fazer isso você deve usar canais como blog, redes sociais, anúncios no Google, entre outros.

Sendo assim, para que o marketing na odontologia seja eficiente, é necessário descobrir onde está o seu público e qual canal digital ele consome. Até porque não faz o menor sentido investir no Facebook se aquele potencial paciente está no Twitter, não é mesmo?

Pois é! E justamente aqui planejar se torna essencial!

Neste planejamento você identifica o seu o ‘perfil de cliente ideal’, as oportunidades de mercado, corrige desvantagens, trabalha seus diferenciais e direciona suas ações tendo dados como base.

Afinal, um dentista que busca clientes na internet precisa encontrar o diferencial da sua clínica e gerar informação em cima disso. 

Porém, para colocar tudo isso em prática alguns fatores devem ser levados em consideração:

CONHEÇA BEM O SEU PÚBLICO

O ponto de partida para desenvolver um bom marketing digital na odontologia é conhecer seu público, pois tudo deve ser baseado em dados sólidos.

Contudo, faça perguntas como: 

  • Quem são seus pacientes?;
  • Onde eles moram?; 
  • Quais seus interesses?; 
  • Como eles se comunicam?;
  • A qual classe social eles fazem parte?;
  • Como meus serviços podem ajudá-los?;
  • Qual é o propósito da minha clínica?.

Responder essas questões é o primeiro passo para saber como divulgar consultório odontológico e atingir pessoas que possuem maiores chances de consumir o seu serviço.

Portanto, procure ter muito conhecimento sobre seu público, entenda os problemas e necessidades dos seus pacientes, use essas informações para montar sua persona e direcione sua comunicação a ela.

PERSONA?

No marketing digital, persona é o perfil semi-fictício criado a fim de representar o seu cliente ideal, sendo um estudo mais aprofundado sobre o seu público-alvo.

Ou seja, criar uma persona com nome, idade, profissão, hábitos de compra, estilo de vida dentre outros pontos, vai te ajudar a pensar em ações mais efetivas e você poderá  trabalhar melhor com o marketing de consultório odontológico.

CONHEÇA A SUA CONCORRÊNCIA

Mesmo que você use o marketing digital na odontologia para promover os diferenciais do seu consultório, haverá outras clínicas odontológicas competindo a atenção do público que você quer conquistar.

Por essa razão, sempre confira o que os outros consultórios estão fazendo e como estão se posicionando.

Procure desde o blog odontologia do concorrente até suas mídias sociais e perfil de pacientes.

Quando se fala em marketing digital para dentistas, é importante observar as estratégias tanto dos consultórios já renomados, quanto dos pequenos.

Dessa forma, você saberá o que deve fazer e o que não deve, bem como aprender com os erros dos outros. Mas cuidado!

Lembre-se que na internet a originalidade é valorizada. Logo, o público perde o interesse quando identifica cópias ou ações muito parecidas, pois elas não transmitem a sensação de ‘exclusividade’.

Você precisa ver o que é feito, conhecer a competição e trabalhar a estratégia de marketing digital na odontologia que mais se conecta ao seus objetivos.

OS CANAIS MAIS UTILIZADOS NO MARKETING DE CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

Depois de ter a sua estratégia de marketing na odontologia definida, você precisa selecionar os canais para divulgar sua clínica.

Neste momento, é importante saber qual mídia é mais adequada para sua clínica se sair bem no meio do marketing digital para dentistas. A dica principal aqui é saber “onde está pisando” e em qual terreno deve “firmar” sua estratégia.

Em outras palavras, você precisa identificar quais canais são mais usados pelos usuários no marketing odontológico e focar neles.

Ou seja, não adianta ter o mesmo perfil em várias mídias. É mais interessante definir mídias a investir e dominá-las.

Dessa maneira, você consegue atuar com mais inteligência e aprender como divulgar o consultório odontológico estrategicamente.

Aqui vão três canais que você pode usar para divulgar sua clínica e criar a imagem que você deseja passar como dentista.

SITE E BLOG ODONTOLOGIA

Criar um site é indicado para desenvolver um bom marketing digital na odontologia.

Você precisa deixar evidente em seu site onde sua clínica está localizada, quais as especialidades e tratamentos ela oferece e como os pacientes podem marcar uma consulta.

Dessa forma, será possível utilizar o site para atrair clientes ao seu consultório odontológico.

Outra vantagem de ter um site é que você pode aproveitar o espaço para ter um blog odontologia.

Assim, é possível criar conteúdos sobre seu trabalho, tratamentos, entre outros temas relacionados à odontologia.

Além disso, também é um ótimo espaço para educar sua audiência, criar conteúdo relevante e mostrar às pessoas como funciona o seu trabalho.

Você pode inclusive usar o blog para captar a atenção das pessoas usando palavras-chave na sua estratégia.

INVISTA EM SEO NA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA

Uma maneira de atrair mais clientes para seu site é entendendo de SEO.

SEO é o conjunto de estratégias criadas para potencializar o posicionamento do seu site nas páginas de resultados do Google e demais buscadores.

Desse modo, é possível gerar mais conversões no site aplicando essas práticas no conteúdo do seu blog odontologia.

Em resumo, conversões são pessoas que chegam no site e fazem uma ação – seja disponibilizar um e-mail e telefone de contato, fazer uma compra ou marcar uma consulta.

É também por meio do SEO que você poderá criar conteúdo relevante sobre outros assuntos, inclusive relacionados ao marketing digital para dentistas.

Sendo assim, sua clínica se tornará referência não só por oferecer um bom serviço, mas também por educar a sua audiência.

USE AS MÍDIAS SOCIAIS PARA REFORÇAR SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA

Mídias sociais no celular, essencial ao Marketing Digital para dentistas

Quando o assunto é promover um serviço ou produto, as redes sociais são ótimas aliadas.

Aplicar as técnicas SEO no conteúdo do seu blog é uma excelente estratégia de marketing digital na odontologia.

Dessa maneira, as redes sociais atuam na possibilidade de divulgar os conteúdos produzidos no seu site.

Além disso, também é um ótimo canal para gerar relacionamento com seus pacientes e atrair mais clientes.

Escolha uma entre as principais redes sociais e comece a promover os conteúdos publicados no site, bem como outros assuntos relacionados à sua clínica.

Nesse sentido, aproveite o canal para também divulgar novidades da clínica, depoimentos dos pacientes e posts que possam interessar ao seu público.

Lembre-se sempre de interagir, responder dúvidas e realmente conversar com as pessoas, sempre com uma comunicação personalizada.

Todas essas ações ajudam a construir autoridade e reforçar sua estratégia de marketing digital na odontologia.

MARKETING CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO CONSULTA IDEAL E COMO ELE VAI TE AJUDAR

Pensando em Marketing Digital na odontologia, SEO e como ser encontrado pelo público, a Plataforma Clínica Ideal e o pilar Consulta Ideal são muito úteis!

A CLÍNICA IDEAL é a mais completa plataforma de gestão e marketing na odontologia, se destacando entre os concorrentes por oferecer diversos serviços e entre eles, o Consulta Ideal.

Com técnicas avançadas de Marketing Digital, o Consulta Ideal faz com que o paciente encontre a sua clínica ou consultório com maior facilidade quando ele estiver à procura de procedimentos odontológicos.

Assim, o seu consultório é encontrado rapidamente com base nessa pesquisa e as chances da sua clínica atrair mais clientes aumentam consideravelmente.

ESTÁ NA HORA DE APLICAR O MARKETING DIGITAL NA ODONTOLOGIA

Nesta postagem, você viu a importância de definir uma estratégia de marketing na odontologia e como divulgar consultório odontológico na internet.

Ressaltamos a importância de conhecer bem o seu público e também analisar seus concorrentes, como criar bons conteúdos focados na sua persona e quais técnicas podem te diferenciar no mercado.

Os canais mais indicados para promover sua estratégia, como blog odontologia e mídias sociais e pôde ainda descobrir como a tecnologia do Consulta Ideal te ajudará a atrair mais pacientes para a sua clínica!

Por fim, mostramos como a Clínica Ideal é sua parceira e oferece uma tecnologia que ajuda a gerir o seu consultório.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *