MARKETING NA ODONTOLOGIA: CONQUISTE E FIDELIZE MAIS PACIENTES EM 5 PASSOS

with Nenhum comentário

Quer entender o marketing na odontologia e como ele pode ser aplicado com o intuito de atrair clientes para sua clínica odontológica? Aprenda agora 5 dicas simples para usar essa estratégia a seu favor e atrair mais pacientes ao consultório odontológico.

Dentista cumprimentando a sua paciente fiel, resultado de marketing na odontologia bem feito

Segundo dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO), o Brasil conta com quase 300 mil dentistas, sendo mais de 20% de dentistas no mundo inteiro. 

Com isso, neste cenário cada vez mais competitivo, os próprios dentistas estão reconhecendo que precisam buscar diferentes estratégias de divulgação para atrair e fidelizar mais pacientes para o consultório odontológico.

Dentre as várias estratégias, o marketing odontológico entra como uma opção acessível e capaz de trazer bons resultados aos dentistas brasileiros.

Dessa forma, o marketing na odontologia pode trazer resultados incríveis para o seu negócio. Veja como!

POR QUE APLICAR O MARKETING NA ODONTOLOGIA?

Estudos mostram que 94% das pessoas procuram informações sobre saúde no Google ou em sites relacionados.

Isso reforça a necessidade de que os dentistas têm em aprender a usar o marketing na odontologia para divulgar seu consultório e atrair mais pacientes. 

Além disso, existem diferentes formas de usar o marketing na divulgação do consultório odontológico, mas aqui vamos focar nas estratégias de marketing digital. 

Portanto, para aprender a usar o marketing na odontologia, o dentista precisa aprender a usar as ferramentas digitais.

Criação de sites e mídias sociais é o primeiro passo para construir uma imagem verdadeira que passe credibilidade aos clientes e potenciais pacientes. Concorda?

Vamos explorar algumas dessas dicas, então continue a leitura! 

MARKETING DIGITAL: COMO COMEÇAR?

O dentista que investe em marketing digital ganha vantagem sobre os profissionais da mesma área. 

Assim, com as técnicas, é possível conseguir um retorno altíssimo em pouco tempo, além de gerar mais credibilidade para seu consultório.

Entretanto, para aplicar as técnicas de marketing na odontologia, primeiro defina um canal de comunicação que você possa utilizar para trazer retorno no curto prazo. 

Invista no site

Se tiver um site, coloque endereço e telefone da clínica, mostre fotos e a equipe de profissionais que trabalha com você, crie uma lista com os tratamentos e serviços da clínica odontológica.  

Além disso, aproveite esse espaço também para criar uma forma de marcar consultas online, seja através do site ou até mesmo por WhatsApp. 

Blog dentro do site 

Busque também colocar palavras-chave em blog posts que vão ajudar o usuário a encontrar o seu consultório odontológico nas primeiras buscas do Google. 

Você quer que o consultório seja reconhecido por ser o melhor em fazer implantes dentários? Utilize esse termo em informações do seu site. 

Afinal, o intuito é que você utilize a internet e as ferramentas digitais para agilizar o contato do cliente com o consultório! 

Tanto na parte de marcar consultas, como nas informações oferecidas para ele.

USE AS MÍDIAS SOCIAIS A FAVOR DA CLÍNICA

Pessoa usando as mídias sociais para fazer marketing na odontologia

As mídias sociais são um bom recurso de divulgação da clínica odontológica. 

É por meio de postagens e do perfil da clínica nas redes sociais, que acontece o primeiro contato do potencial cliente com o consultório. 

Afinal, o que é publicado pode ser uma peça chave para que o usuário se torne seu paciente.

Portanto, ao utilizar mídias como Facebook, Instagram ou mesmo Linkedin, procure criar conteúdo de qualidade. 

Foque em mostrar os benefícios dos tratamentos e não só as características. Use uma linguagem acessível, de modo que o paciente entenda e se interesse pelos tratamentos e assuntos divulgados.

No entanto, se quer ter resultados mais rápidos, procure também investir em anúncios pagos nas mídias para o marketing na odontologia.

DEFINA BEM O PÚBLICO-ALVO

Entender o público que você quer atingir é crucial na divulgação da clínica odontológica. 

Se você é dentista e já tem alguns anos de profissão, pode começar definindo esse público a partir dos pacientes que já frequentam seu consultório.

Público-alvo é algo mais amplo e abrangente. Para defini-lo, você deve levar em consideração características básicas das pessoas como gênero, faixa etária, classe social, formação. 

Sendo assim, um público-alvo pode ser, por exemplo, homens e mulheres de 25 a 65 anos, que moram em São Paulo, de classe média com formação superior. 

Mas para ter uma estratégia de marketing odontológico ainda mais qualificada, é importante definir um perfil mais detalhado dos pacientes que você quer alcançar. 

Para isso, é importante entender o conceito de persona. Veja a seguir!

O que é persona

Persona é a representação fictícia do seu paciente ideal, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus pacientes. 

Dessa forma, para definir a persona do seu consultório, você deve entender quais são os interesses, objetivos de vida, desejos e necessidades dos pacientes que gostaria de atender.

Com isso, você pode dar um nome e atribuir uma imagem à sua persona. Isso ajuda a visualizar bem o seu tipo de cliente ideal. 

A persona é o principal guia no planejamento e na criação de conteúdo para marketing digital na odontologia. 

Como definir uma persona para o consultório?

Aqui vão algumas dicas para ajudar a definir a persona para seu consultório odontológico. 

Pergunte-se: Quais são os valores do seu paciente ideal? O que ele faz no dia a dia? Quais as principais marcas e produtos que essa pessoa consome? Qual é sua necessidade e seu principal desejo?

Você pode usar as mídias sociais ou o seu site para fazer pesquisa e coletar informações sobre seus pacientes, para assim definir a persona do seu consultório. 

Para isso, use formulários, faça perguntas e interaja com as pessoas nas redes sociais. 

PRODUZA CONTEÚDO RELEVANTE E SE TORNE AUTORIDADE DIGITAL

Uma vez que você definiu os canais que serão utilizados para divulgar a clínica odontológica, o próximo passo é pensar em conteúdos relevantes que atraiam a curiosidade das pessoas.

Entenda que, a ideia aqui é criar conteúdo de qualidade que possa ensinar as pessoas, tirar dúvidas, desmistificar questões comuns ou falar sobre assuntos relevantes da odontologia. 

Tudo isso ajuda a criar sua autoridade como dentista e traz credibilidade ao consultório, atraindo mais pacientes para a clínica odontológica.

Ao criar um blog e utilizar técnicas de marketing na odontologia para transmitir informações úteis e relevantes para as pessoas, aposte numa linguagem simples

Dessa forma, essa estratégia é excelente para você se tornar uma autoridade digital e assim atrair mais pacientes para o consultório odontológico.

Use as redes sociais para promover essas informações, gerar conversas com o público e interagir com as pessoas.

ANALISE O MARKETING ODONTOLÓGICO FEITO PELOS CONCORRENTES

Mulher de branco fazendo a análise do marketing na odontologia de seus concorrentes

Uma boa maneira de pensar em conteúdos interessantes para divulgar nos seus canais de comunicação, é observar a forma como outros dentistas estão fazendo. 

Por exemplo: que tipo de conteúdo é mais promovido nas redes sociais? Quais postagens de blog são mais comuns na área de marketing odontológico?

Assim, você pode ver as estratégias aplicadas pelos concorrentes, se inspirar e criar seus próprios conteúdos. 

Além disso, estudar a concorrência no marketing odontológico também vai te ajudar a ver os erros alheios, o que pode evitar práticas que vão trazer pouco resultados para você. 

Dica: adapte a comunicação à realidade da sua clínica odontológica.

TIROU SUAS DÚVIDAS SOBRE MARKETING ODONTOLÓGICO? COMECE A APLICAR!

Nesta postagem, citamos algumas estratégias indispensáveis que envolvem o marketing odontológico. 

Você conferiu que produzir conteúdos em blog, inseridos dentro do seu site, pode te ajudar a trazer muitas visitas e potenciais clientes para sua clínica odontológica!

Além disso, o marketing na odontologia é usado nas redes sociais para promover esses conteúdos que também geram ótimo resultado.

Não esqueça que analisar seus concorrentes é crucial para conseguir ser melhor do que eles em todos os aspectos!

Afinal, existem várias estratégias de marketing na odontologia que podem ser aplicadas na divulgação do consultório odontológico. Continue os estudos e busque conhecer mais formas de atrair clientes para sua clínica odontológica usando o marketing odontológico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *