As 5 melhores dicas práticas de marketing para clínica odontológica

with Nenhum comentário

O Marketing para Clínica Odontológica é o seu principal aliado na hora de fidelizar e atrair novos pacientes. Mas quais são as principais estratégias para obter resultados rápidos e expressivos? Descubra agora!

Computador represente o marketing para clínica odontológica na internet

A sua clínica odontológica depende de seus pacientes assim como uma empresa precisa de seus clientes.

Consequentemente, uma empresa deve estar sempre em busca de novos consumidores para conseguir se manter ativa e almejar novos objetivos.

Nesse sentido, o Marketing para Clínica Odontológica aparece como uma excelente solução para quem deseja transmitir a importância de seu serviço para o público.

Mas se você deseja iniciar essa estratégia e ainda pensa por onde começar, tenha em mente que não existe fórmula mágica. 

As dicas a seguir são sim fundamentais no marketing para clínicas odontológicas, porém cada clínica tem realidades e objetivos distintos.

Veja neste conteúdo

A importância do Marketing para Clínica Odontológica

O crescimento das clínicas e consultórios odontológicos é notável para qualquer um, ainda mais com as franquias aparecendo aqui e ali nas cidades.

Tendo em vista esse cenário, investir hoje em Marketing para Clínica Odontológica é mais que necessário para se destacar dos concorrentes.

Uma boa propaganda de clínica odontológica, principalmente digital, ajuda a melhorar sua reputação no seu bairro de localização e também além dele. Afinal, a internet não tem fronteiras, não é mesmo?

Com isso, além de atrair mais pacientes, você consegue fidelizar ainda aqueles que já foram pelo menos uma vez ao seu consultório.

Além disso, investir em propaganda de clínica odontológica é um meio de atingir seus objetivos macros para a empresa, seja ele de curto prazo como ter mais clientes, ou a longo, como abrir novas unidades, por exemplo.

Então, se você não quer ficar para trás e deseja seguir sempre crescendo, o Marketing para Clínica Odontológica é um ótimo recurso.

Agora que o motivo para investir em propaganda de clínica odontológica já foi descoberto por você, veja quais são as estratégias que você precisa investir!

Descubra as 5 estratégias de Marketing para Clínica Odontológica mais eficientes

Antes de aplicar o Marketing para Clínica Odontológica, primeiro é preciso saber quais as principais estratégias da metodologia para tornar o seu investimento mais recompensador.

Isso inclui entender que o método indicado para a sua necessidade vai depender também se os seus objetivos são de curto, médio ou longo prazo.

Com tantas variáveis, o ideal é que você conheça as principais opções de propaganda clínica odontológica para investir em ambos tipos de ações e saber qual te dá mais resultado.

Dessa forma, é possível ter resultados desde o início do projeto, dando tempo e dinheiro para sustentar as campanhas que só trarão resultados no futuro.

Então, veja agora  as principais dicas e estratégia de marketing para clínica odontológica:

Dica 1: Conheça seu público

Antes de começar a pensar em qualquer tipo de estratégia de marketing para clínicas odontológicas, defina quem você quer atingir.

Essa informação é essencial para você criar uma propaganda de clínica odontológica relevante para o seu público.

‘’Mas como eu defino meu público?’’

Realize pesquisas com pacientes periodicamente a fim de conhecer seus hábitos, preferências, principais problemas e com base nas informações crie a sua persona, o perfil de cliente ideal da sua clínica.

Ter o perfil ideal de paciente é fundamental para focar suas ações nos canais de comunicação que o seu público de fato usa e também para utilizar a linguagem correta.

Dica 2: Entenda a jornada de compra

A jornada de compra do cliente trata-se das fases que ele percorre até fechar um tratamento com você.

De modo geral, esse caminho pode ser dividido entre as seguintes etapas:

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Embora a saúde não seja um produto, ainda é um serviço e até essa pessoa se tornar paciente, ela se informa e passa pelas etapas listadas até.

Por isso, é recomendado que você identifique cada uma das etapas para proporcionar o atendimento correspondente à necessidade da pessoa naquele momento.

E dentro do contexto atual com a força da internet, conhecer a jornada de compra te ajuda a produzir o conteúdo relevante, de acordo com as dúvidas que possam surgir ao longo do caminho do usuário.

Assim, esse potencial paciente encontra a sua empresa na internet por meio do seu blog e se interessar pelos seus serviços.

Dica 3: Aplique o Marketing Digital

Não é segredo que as pessoas possuem na palma da mão qualquer informação atualmente e, por isso, você deve levar isso em consideração para fazer Marketing para Clínica Odontológica.

Ainda mais se pararmos para pensar que, graças à internet, hoje é possível alcançar até mesmo as pessoas que dificilmente saberiam da existência da sua clínica.

Mas da mesma forma que boa parte do seu público se encontra no ambiente digital, os seus concorrentes também estão lá.

Por isso, investir nas técnicas que mostraremos a seguir é fundamental para se destacar e mostrar o seu diferencial no mercado.

Então, se você quer saber como fazer propaganda de clínica odontológica na internet de qualidade, confira os próximos tópicos:

Tenha um blog

Blog é uma das estratégias de marketing para clínica odontológica mais utilizada, pois com esse tipo de material é possível educar os seus possíveis clientes.

Isso porque, como falamos no tópico sobre Jornada de Compra, produzir e divulgar conteúdos de acordo com cada etapa dela é essencial para atrair e converter novos pacientes.

Além disso, mostrar todo o seu conhecimento sobre as diversas áreas da odontologia melhora a sua credibilidade, pois o blog funciona como uma como demonstração do seu know-how.

Mas para que a sua página na web seja encontrada com facilidade, você precisa primeiro aplicar as técnicas sobre as quais falaremos a seguir.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é o conjunto de técnicas com o objetivo de melhorar a experiência do usuário em um site, como utilização de palavras-chave ou otimização da página para dispositivos móveis.

A técnica é um dos principais critérios de ranqueamento de resultados dos mecanismos de busca como o Google, e o fator experiência do usuário conta muito para isso.

Ou seja, quanto mais o buscador entender que o seu site é qualificado o suficiente para responder a determinada pesquisa do usuário, melhor posicionado ele vai ficar em uma página de resultados.

Dessa forma, investir em técnicas de SEO é fundamental para você conseguir um bom ranqueamento e, consequentemente, atrair mais usuários para o seu site ou blog. 

A vantagem disso tudo? Suas chances de ter mais pacientes aumentam consideravelmente.

Utilize as mídias sociais

E claro que as redes sociais não poderiam ficar de fora, uma vez que elas são ótimas para que você aumentar o poder de alcance da sua clínica.

Afinal, plataformas como o Facebook já contam com mais de 2 bilhões de usuários no mundo todo.

Por isso, as redes sociais são grandes aliadas da sua estratégia de marketing para clínica odontológica, desde que você respeite as preferências da sua persona.

Com isso, você trabalha o relacionamento com o seu público, mas isso é assunto para o próximo tópico.

Dica 4: Aposte no Marketing de Relacionamento

Duas pessoas fazendo o relacionamento de marketing para clínica odontológica

Dentro do Marketing para Clínica Odontológica, fortalecer o relacionamento com os seus pacientes é fundamental para que eles voltem a realizar procedimentos com você e ainda te recomendem a parentes e amigos.

Para tanto, invista em métodos que proporcionem ao cliente uma boa experiência, desde o primeiro contato até o ‘’pós consulta’’.

Além disso, aposte no poder das redes sociais para saber o que estão falando da sua clínica e ouvir quais seriam as suas sugestões para melhoria do serviço.

Dessa forma, você consegue reter mais pacientes e fazer com que eles fiquem satisfeitos e façam uma propaganda de clínica odontológica por conta própria.

Aliás, é exatamente esse o assunto a seguir!

Dica 5: Incentive o Marketing de Indicação

Uma opção muito barata e eficaz de propaganda de clínica odontológica, o Marketing de Indicação atrai novos cliente graças à recomendação dos pacientes atuais.

Isso porque ele funciona da seguinte forma: os pacientes mais satisfeitos recomendam seu serviço para um conhecido de forma espontânea.

Essa atitude gera credibilidade entre o público, já que a experiência positiva de alguém próximo pode ser mais valiosa que uma propaganda paga. 

Então, identifique quem são os clientes mais fiéis e comente com eles sobre a liberdade de indicação, pois a propaganda boca a boca é incrível!

Aproveite a oportunidade e ofereça cartões de visita para seus pacientes levarem a seus amigos para, assim, aumentar suas chances de atrair mais clientes.

Bônus

Por fim, para que você aplique o Marketing para Clínica Odontológica de maneira assertiva, outro passo importante é investir em uma plataforma de gestão, como a Clínica Ideal.

Isso porque além da ajuda administrativa, ela também torna mais fácil o desenvolvimento de estratégias de divulgação do seu consultório.

Com uma assessoria exclusiva sobre Gestão e Marketing Digital, você coloca em prática todos os pontos abordados neste conteúdo sem complicação.

E se não bastasse isso, a Plataforma Clínica Ideal ainda te proporciona outros benefícios, como:

  • Software para gestão de clínica odontológica;
  • Parceria com fornecedores para compra de ferramentas e matérias-primas com até 60% de desconto;
  • Cursos sobre gestão e especialidades da área para capacitação e promoção de networking entre os profissionais.

Isso significa que ao investir em uma plataforma como essa, você otimiza seu tempo para focar em suas ações de propaganda de clínica odontológica.

Crie agora mesmo uma propaganda de clínica odontológica de sucesso!

Neste conteúdo, você viu que o Marketing para Clínica Odontológica é o seu principal aliado na hora de atrair mais pacientes.

Isso porque, graças à internet, hoje em dia ficou muito mais fácil divulgar seus serviços e se comunicar com o seu público.

Para tanto, apresentamos aqui as principais estratégias de marketing para clínicas odontológicas, as quais você deve estudar de acordo com os seus objetivos e o investimento que pode realizar em cada momento.

Além disso, conhecer o seu público e desenvolver uma persona é fundamental para a criação de propaganda de clínica odontológica eficiente.

E se nesse momento você já está preocupado com a quantidade de trabalho que vai ter que realizar, não se preocupe, pois nós temos a solução!

Invista em uma plataforma como a Clínica Ideal e tenha uma assessoria capaz de te ajudar em outros pontos importantes para o crescimento do seu negócio.

Então, não perca mais tempo: fale com um de nossos especialistas e coloque a sua clínica entre as mais reconhecidas pelo público.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *