Propaganda para consultório odontológico: o que você precisa saber para não errar

with Nenhum comentário

Uma propaganda para consultório odontológico eficiente é aquela que atrai novos pacientes sem desrespeitar os órgãos reguladores. E só consegue completar essa tarefa quem conhece as diretrizes do segmento e domina as dicas imperdíveis que vamos mostrar neste conteúdo.

Mulher segurando megafone representando propaganda para consultório odontológico

Todo tipo de estabelecimento depende da atração de clientes para funcionar e poder crescer, e com os consultórios odontológicos não é diferente.

Para tanto, uma das principais saídas é o investimento em uma estratégia de marketing para consultório odontológico.

Assim, você consegue ampliar o poder de alcance do consultório, não dependendo só da recomendação dos pacientes, o famoso boca a boca (que também é importante).

Mas como se trata de uma área da saúde, é preciso ter alguns cuidados a mais para divulgar consultório odontológico de acordo com as regras de ética.

Dessa maneira, é possível investir em uma estratégia de marketing para consultório odontológico tranquilo de que fez as ações corretamente.

Só que se você ainda não sabe como fazer tudo isso, não tem problema!

Afinal de contas, esse é o objetivo deste conteúdo: te mostrar tudo que pode ou não pode ao realizar uma propaganda para consultório odontológico e fazer com que você tenha sucesso neste processo! Confira:

As infrações da propaganda para consultório odontológico

A primeira coisa que você precisa para saber como divulgar consultório odontológico com qualidade são as principais infrações a serem evitadas durante a criação das ações.

Isso porque para realizar qualquer tipo de ação publicitária, é preciso respeitar as regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

Tal medida foi tomada pelo órgão para regulamentar tudo o que é relativo a área, seja para o bem-estar das empresas e/ou dos consumidores.

Com isso, é possível evitar que os consultórios ofereçam algo que não podem cumprir, o que seria prestar um desserviço para o seu público.

Para não ser pego de surpresa com uma penalização do CONAR, confira a seguir uma lista com ações anti-éticas que devem ser evitadas para não prejudicar propaganda para consultório odontológico:

  • Divulgar títulos e especialidades que não possui ou não são reconhecidas;
  • Divulgar e/ou realizar práticas que não são comprovadas cientificamente ou com equipamentos não validados por órgãos competentes;
  • Criticar outros profissionais;
  • Fazer algum tipo de consulta por meios de comunicação de massa;
  • Atrair pacientes com algum tipo de anúncio falso;
  • Divulgar dados de pacientes sem a permissão deles;
  • Oferecer tratamento gratuito para se promover;
  • Oferecer tratamentos como premiação de concursos;
  • Ludibriar o público leigo sem conhecimento da área.

Ou seja, antes de veicular qualquer tipo de método de marketing para um consultório odontológico, certifique-se que ela não infringe nenhuma dessas regras.

Assim, é possível divulgar seu consultório e atrair mais pacientes sem que isso traga complicações.

O que você DEVE incluir na sua propaganda para consultório odontológico

Agora que você já conhece algumas infrações da propaganda no geral, podemos focar em como divulgar consultório odontológico com qualidade.

Isso porque além das infrações citadas, existem ainda as regras definidas pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO).

Por isso, antes de pensar em sua estratégia de marketing para consultório odontológico, é ideal checar a lista a seguir com itens necessários em cada plataforma de divulgação.

Confira:

  • Receituários: nome do profissional, categoria do profissional, número de inscrição no CRO, endereço e telefone;
  • Cartões de visita pessoa física: nome do profissional, categoria do profissional e número de inscrição no CRO;
  • Cartões de visita pessoa jurídica: nome da empresa, número de inscrição da clínica no CRO; nome do responsável técnico e número de inscrição do responsável técnico;
  • Fachada de clínica: nome da clínica, número de inscrição da clínica no CRO, nome do responsável técnico e número de inscrição do responsável técnico;
  • Fachada de consultório: nome do profissional, categoria do profissional, número de inscrição no CRO, especialidades e tratamentos que realiza;
  • Site pessoa jurídica: nome da clínica, número de inscrição da clínica no CRO, nome do responsável técnico, número de inscrição do responsável técnico, especialidades e tratamentos que realiza;
  • Site pessoa física: nome do profissional, categoria do profissional, número de inscrição no CRO, especialidades e tratamentos que realiza.

Seguindo essas regras do que fazer na seu método de propaganda na sua clínica odontológica, suas ações de marketing já terão o básico e podem ser veiculadas.

Mas antes de qualquer coisa, vamos ver o que você não pode fazer na propaganda para consultório odontológico.

Saiba o que NÃO DEVE fazer em uma propaganda para consultório odontológico

Para saber como fazer a divulgação para uma clínica ou consultório odontológico com qualidade é preciso antes ter ciência sobre as regras do CRO.

Veja:

  • Qualquer tipo de divulgação sem dados básicos (aqueles que citamos para cada item no tópico anterior);
  • Alteração de termos odontológicos para termos populares;
  • Divulgar preços de tratamentos sem avaliação;
  • Fotos de antes e depois de tratamentos;
  • Consultas e avaliações à distância.

Caso sua clínica ou consultório não siga essas orientações, a sua empresa pode responder processo ao paciente que se sentir lesado e ter até mesmo seu registro cassado.

Com essas proibições, o CRO faz com que os dentistas desenvolvam sua propaganda para consultório odontológico de maneira justa e segura.

Então, antes de utilizar qualquer estratégia de marketing para um consultório odontológico, o ideal é sempre consultar as regras para não perder a reputação que tanto lutou para conquistar.

Saiba como divulgar consultório odontológico com eficiência

Agora que você já sabe como divulgar consultório odontológico com segurança, seguindo as orientações dos órgãos regulamentadores, podemos partir para o próximo passo.

Então, veja agora como utilizar estratégia de marketing para consultório odontológico para criar uma propaganda eficiente a fim de atrair mais pacientes.

Confira:

1. Esteja presente na internet

Graças à internet, hoje em dia é possível alcançar um público muito maior e específico.

Por isso, invista na presença online da sua sua empresa e esteja presente nas redes sociais, com um site atualizado e um blog para postar conteúdos relevantes sobre o setor.

Além disso, adicione seu consultório ao Google Meu Negócio, pois assim fica mais fácil para o usuário saber mais sobre ela, bem como encontrar seu estabelecimento no Google Maps, por exemplo.

Dessa forma, quem estiver procurando por um consultório terá em mãos até uma rota até o seu, servindo como um incentivo para realizar a visita.

2. Incentive o marketing boca a boca

Sempre que puder, comente com seus pacientes mais fiéis sobre a possibilidade deles indicarem o seu consultório para amigos.

Ou até mesmo peça que eles façam alguns feedbacks online, como comentários no Google ou nas suas páginas de redes sociais.

Esse tipo de indicação de quem realmente utiliza um serviço possui muito mais credibilidade, e ainda pode ser um meio muito barato de fazer propaganda para consultório odontológico.

3. Redes sociais

Mais uma dica para utilizar a internet como uma das estratégias de marketing para o seu consultório é a utilização das redes como meio de divulgação.

Seja para divulgar trabalhos ou para ajudar possíveis clientes que possuem alguma dúvida sobre determinado procedimento, as redes sociais são uma ótima maneira de ser visto antes mesmo da pessoa chegar a se consultar.

Dessa maneira, quando ela precisar de algum dentista, o primeiro que pode vir a mente dela é aquele que ela acompanha nas redes sociais, por exemplo.

Além disso, interagir com seus seguidores a partir de stories no Instagram, por exemplo, ou enquetes no Facebook, traz muitos resultados.

Por isso, invista na produção de um conteúdo engajador e converse com a sua audiência para criar um laço de confiança cada vez mais forte.

Assim, quando eles precisarem fazer uma visita ao dentista, não terão uma dúvida a respeito por quem procurar: você.

4. Marketing Consultório Odontológico

Uma vez que fizer todas as ações que falamos, você poderá realizar investimentos para se destacar com o Marketing para Consultório e melhorar ainda mais seu faturamento.

Isso porque investir em marketing significa saber como divulgar consultório odontológico, mas também como administrar e otimizar o atendimento aos seus pacientes.

Com isso, você atrai mais pacientes e ainda aumenta as chances de fidelizá-los. É como diz o ditado: cliente satisfeito, volta sempre e ainda recomenda o serviço.

Dessa forma, é possível tornar o seu crescimento previsível e escalável, fazendo com que seus planos de curto a longo prazo fiquem mais perto de serem realizados.

5. Invista em uma plataforma de gestão para clínicas e consultórios

Como falamos no tópico anterior, investir na gestão é também uma forma estratégica de praticar o Marketing no dia a dia da sua empresa.

Mas com a correria de todas atividades do consultório, fica difícil cuidar dessa parte da maneira correta e sem descuidar de outras mais relevantes para o atendimento ao paciente.

Por isso, investir em uma plataforma de gestão, como a da Clínica Ideal, pode ser a solução que faltava para tornar mais fácil o dia a dia e a divulgação da sua empresa.

Isso porque com ela você consegue otimizar tarefas administrativas, bem como contar com especialistas em Marketing Digital para te ajudar com a propaganda para consultório odontológico.

E não é só isso que a Clínica Ideal te oferece, pois com ela você também tem parceria com os melhores fornecedores do mercado e ainda compra materiais e equipamentos com até 60% de desconto.

Além disso, a plataforma ainda promove cursos sobre gestão e diversas áreas da odontologia, para que você se especialize e amplie sua rede de networking.

Então, se quiser uma plataforma que é uma verdadeira assessoria para otimizar a sua gestão e divulgar melhor sua empresa com as dicas vistas aqui, aposte na Clínica Ideal.

Divulgue seu consultório com segurança e qualidade e atraia mais pacientes

Dentista atendendo paciente, resultado de sua propaganda para consultório odontológico

Neste conteúdo, você conheceu as infrações que podem prejudicar a divulgação do seu consultório e o que seus materiais devem conter para ter bons resultados.

Isso porque quem desrespeita as regras estabelecidas pelo órgão responsável, pode sofrer punições até mesmo por parte do CRO.

Por isso, escolha a estratégia certa para que possa ter um material seguro, mas ainda de qualidade e que traga resultados de verdade.

E se você quiser ter segurança no que está fazendo, investir em uma plataforma de gestão, como a da Clínica Ideal, pode ser o que faltava para seu consultório ficar conhecido na região.

Compre materiais com desconto, administre e divulgue melhor o seu negócio, fique antenado às últimas tendências da área e feche parcerias com profissionais renomados.

Converse com um de nossos especialistas e saiba como contar com a assessoria da Clínica Ideal para melhorar os resultados do seu consultório!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *