Muitas vezes na correria do dia a dia acabamos esquecendo de um detalhe muito importante que são os cuidados para manter a saúde bucal em dia.
Muitas doenças podem acontecer por um descuido no cuidado da boca, logo dar a atenção necessária a boca faz toda a diferença na hora de dar aquele sorriso gostoso, sem medo de passar vergonha, por isso vamos responder a 10 perguntas comuns entre a maioria das pessoas para te ajudar a ter uma boa saúde bucal.
Considere escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia, essa deveria ser uma escovação eficiente, mas para que a gente consiga realmente ter uma boa saúde bucal nós precisamos pensar que não devemos deixar os alimentos parados em nossa boca em momento algum, então após cada alimentação ou após ingerir qualquer tipo de alimento é importante que haja uma higienização da boca.
Lembre-se o mais importante é não deixar resíduos de alimentos na boca, por isso, escovar os dentes sempre após cada refeição é fundamental para manter em dia a saúde bucal.
Para escolher a escova de dentes ideal vai depender da anatomia na boca de cada pessoa, do formato dental e da estrutura dos dentes, mas a gente pode considerar que uma boa escova de dentes deve ter:
Para uma escovação eficiente, é importante ter em mente que é necessário acessar todas as superfícies dos dentes.
É importante seguir uma sequência para ter uma boa escovação, sugerimos dessa maneira:
Fazer a tarefa de casa é fundamental para ter uma ótima saúde bucal, porém a cada 6 meses é muito importante visitar um dentista de sua preferência.
Hoje em dia existem muitas facilidades para ter acesso ao tratamento dentário, você pode fazer esse acompanhamento pelo SUS mediante as vagas disponíveis ou pode optar por contratar um plano odontológico, pagando uma taxa fixa por mês e pode usar sempre que precisar.
A aplicação de flúor deve ser feita pelo dentista, o flúor é um agente remineralizador, assim ele ajuda a proteger os dentes de cáries, já que a cárie se inicia com o processo de desmineralização do esmalte dental tornando os dentes porosos.
A aplicação de flúor ajudará na restauração dos dentes, antes que aquela lesão que é a desmineralização se torne propriamente uma cárie, porém se não tem nenhum indícios de cáries, a aplicação de flúor pode ser feita preventivamente a cada seis meses por um profissional.
Além de uma boa escovação e a visita ao dentista regularmente, beber água constantemente deve fazer parte da sua rotina.
A saliva é importantíssima para o equilíbrio do ph da boca, então o ph ácido vai trazer doenças como a cárie, gengivite e a proliferação bacteriana. Com isso, a ingestão freqüente de água vai ajudar na fabricação da saliva e ajuda lavando a boca constantemente, removendo substâncias nocivas e equilibrando ph constantemente.
Manter em dia a saúde bucal não deve ser somente pela condição de ter um sorriso ou um hálito fresco, mas a boca é a porta de entrada de diversas doenças graves, até um infarto pode ser causado por bactérias presentes na boca.
Existem também doenças correlacionadas com problemas bucais por exemplo a diabetes, já que ela tem efeito em prejudicar a saúde dental, pois um paciente diabético tem a cicatrização deficiente e maior possibilidade sangramento, isso propicia um prejuízo maior para os tecidos de suporte dos dentes e favorecendo a presença da periodontite.
Por isso é importante o cuidado com a saúde bucal em casa e com um profissional para manter a saúde em todo corpo.
A presença de açúcares na boca vai propiciar o substrato para as bactérias se multiplicarem, essas bactérias produzem ácido e provocam as doenças bucais e que podem evoluir para doenças sistêmicas.
Então, o consumo constante de açúcar vai prejudicar de forma considerável, por isso temos que ter a consciência de que, se houver a ingestão do açúcar ele deve ser removido imediatamente na cavidade bucal, conforme a sequência que passamos na escovação correta.
Existem também alimentos que podemos utilizar como detergentes, que ajudam na limpeza bucal, são por exemplo a maçã, pêra e a cenoura que são alimentos que mecanicamente ajudam a remover a placa bacteriana.
O mau hálito é causado por vários fatores mas principalmente pela presença da placa bacteriana, que é aquele biofilme dental.
As bactérias presentes na cavidade bucal que vão se multiplicando, em um prazo de 24 horas conseguem se multiplicar 250 vezes, então é importantíssimo manter o controle dessas bactérias, já que são elas que produzirão mau cheiro que vai ser traduzido em mau hálito.
Por isso é muito importante seguir as dicas que mencionamos até aqui.
Se você chegou até aqui descobriu que manter a saúde bucal em dia faz toda a diferença, já que está relacionado a saúde como um todo e também a auto estima e qualidade de vida.
O tratamento dentário é um direito de todos no Brasil, porém nem sempre o SUS consegue atender a todos, devido a diversos fatores que você já deve saber como falta de estrutura, equipamentos e dentistas, por isso ficar depende desse sistema para cuidar da saúde da boca nem sempre é uma boa ideia.
Porém ter um convênio odontológico é muito simples, você pode contratar tudo online e no prazo a partir de 24 horas já pode usufruir de toda a estrutura e rede de atendimento que o plano oferece, pagando apenas uma taxinha fixa por mês.
Quer saber mais? Veja aqui as vantagens de contratar um plano odontológico que selecionamos para ajudar a você a tomar a decisão certa.
Acredito que as respostas que foram feitas nesse artigo ajudou você entender aquele velho ditado “A saúde começa pela boca!”, não é mesmo?
Por isso, não deixe para depois para cuidar da saúde bucal, coloque em prática as nossas dicas e aproveite bem a vida, afinal ter uma boca saudável faz toda a diferença na qualidade de vida.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…