3 dicas para armazenar os dados de seus pacientes

with Nenhum comentário

A privacidade e a confidencialidade são uma das partes fundamentais de um sistema. Armazenar os dados de seus pacientes é parte integrante do trabalho.

Em um mundo que está em constante avanço tecnológico, como as clinicas que lidam com pacientes diariamente podem ter certeza de que estão mantendo os dados protegidos o tempo todo?

A perda de dados confidenciais, mesmo que apenas o nome e telefone, podem ter consequências desastrosas para qualquer empresa, tanto do ponto de vista jurídico quanto a sua relação pública com os seus pacientes. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para proteger e armazenar os seus dados.

Aqui estão nossas principais dicas para ajudar a armazenar os dados de seus pacientes.

3 maneiras de sua empresa gerenciar e armazenar os dados de seus pacientes

Algumas práticas médicas ainda utilizam anotações e registros em papéis e provavelmente mantêm os “dados” armazenados no consultório médico, mas muitos consultórios hoje em dia já estão se atualizando e mantendo registros médicos eletrônicos, usando um formato SaaS baseado na web e na nuvem e podem ter dados médicos armazenados em servidores em qualquer lugar, mas o ideal ainda é ter seus dados armazenados com uma empresa de confiança e que faça a criptografia de padrão militar.

1- Habilite firewalls e proteção antivírus.

Firewalls e proteção antivírus são medidas básicas de segurança para proteger seus dados. Enquanto os firewalls ajudam a prevenir o acesso não autorizado, o software antivírus ajuda a prevenir, detectar e remover programas prejudiciais do seu computador. Sem isso, você pode ter vulnerabilidades em seu sistema das quais você nem está ciente.

2- Tenha Backup de tudo que é importante

Tradicionalmente, as empresas da área da saúde consideram o backup como o processo pelo qual a TI faz uma cópia dos dados atuais para que, se ocorrer um evento imprevisto ou desastre, as informações e os aplicativos possam ser recuperados e os processos de negócios continuem.

Nesta era digital, não é preciso ser um endodontista para dizer que a manutenção de operações contínuas é crítica.

Um evento de perda de dados pode ser importante, como uma queima de aparelho, inundação ou outro desastre natural ou tão simples e comum quanto um servidor de e-mail sendo corrompido. Em qualquer um dos casos, as empresas deve recorrer ao armazenamento de dados com backup.

3- Atualize seus sistemas regularmente

Muitos hackers de segurança exploram brechas de segurança conhecidas. Por exemplo, o ataque de ransomware WannaCry teve como alvo uma falha no sistema de segurança do Windows, uma falha que já era conhecida e foi corrigida dois meses antes do início do ataque.

No entanto, muitos usuários adiaram suas atualizações de segurança, deixando-os vulneráveis ​​a ataques. Por isso ficar por dentro de todas as atualizações é muito importante, você não deixa brecha para nenhum tipo de ataque.

Como avaliar qual parceiro escolher para armazenar seus dados?

– Pesquise as práticas de segurança: Descubra se eles têm uma boa reputação e políticas de segurança sólidas em vigor.

– Certifique-se de que o seu fornecedor pode lidar com todos os seus dados: Tenha em mente que muitas empresas de serviços em nuvem cobram pela quantidade de armazenamento que utilizará, portanto, é importante ter certeza de que esses custos serão acessíveis.

– Certifique-se de que seus dados estejam criptografados o tempo todo: A empresa fornecedora deve garantir que seus dados sejam criptografados ao serem carregados ou baixados da nuvem.

– Saiba como o acesso é armazenado em sua pasta na nuvem: Verifique se os dados na pasta são somente leitura ou se os usuários podem editar o arquivo e se os gerentes podem descobrir quem editou um arquivo pela última vez.

– Prepare-se para o pior sempre: Você deve saber o que fará se seu fornecedor de nuvem for hackeado ou seus dados forem perdidos. Para descobrir isso, deve ler as cláusulas de “termos de serviço” de seu contrato, que geralmente afirmam o que os usuários têm de recursos se seus dados forem violados ou perdidos.

Manter o controle de todas as suas medidas de segurança pode ser trabalhoso de se fazer sozinho, porém se armazenar os dados de seus pacientes é de extrema importância para você e para a sua empresa, manter seus sistemas seguros deve ser uma prioridade.

Podemos ajudar a tornar esse trabalho mais fácil, avaliando seus sistemas de segurança atuais, gerenciando atualizações de segurança e desenvolvendo um plano de emergência para lidar com quaisquer problemas relacionados à segurança.

Conteúdo foi produzido por Natália Capelari, gerente de marketing na empresa DT Network.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *