4 Dicas de Decoração Para Seu Consultório

with Nenhum comentário

O design de interiores desempenha um papel significativo na vida cotidiana. Traz beleza e harmonização, mas também afeta nossas emoções e percepções. Você sabia que a cor de uma parede pode ajudar a reduzir a ansiedade ou pode nos fazer sentir mais relaxados?

É exatamente por isso que o design de interiores desempenha um papel tão importante na decoração de um consultório médico, onde os pacientes, além de se sentirem mal, muitas vezes se preocupam com a saúde deles e de seus entes queridos.

Pense comigo: você prefere sentar-se em uma sala de espera fria e desagradável, ou em uma cadeira confortável, cercada por elementos calmantes?

Às vezes, apenas o talento e cuidado de um médico não é suficiente para conquistar os pacientes e atrair novos; uma boa primeira impressão do ambiente também é muito importante.

Neste artigo, você encontrará várias ideias que podem ajudar a transformar cada unidade de saúde em um lugar que os pacientes vão se sentir acolhidos e dispostos a voltar.

Dica 1: decore o ambiente com plantas

O branco desempenha um papel significativo no design de interiores de hospitais, clínicas e consultórios. Não é à toa, é uma cor ótima para iluminar uma sala e dar uma aparência de limpeza, que tem o efeito de fazer os pacientes se sentirem seguros.

Embora o branco seja uma cor fresca e neutra, também é considerada uma cor fria, então é importante adicionar alguns pontos de vida e a melhor forma de conseguir isso é com plantas no ambiente. A grande vantagem dessa dica é que não funciona apenas com paredes brancas, mas pode transformar qualquer interior em um espaço mais convidativo e feliz. 

Verde é a cor da vida e da renovação; está associado à harmonia e segurança. Para trazer mais conforto e otimismo, as plantas exercem um papel fundamental, então não deixe isso de lado na hora que for decorar seu consultório.

Dica 2: branco é bom, mas textura é melhor

Uma parede branca é legal, como falamos anteriormente, ela traz equilíbrio, mas uma ideia ainda melhor é adicionar textura ao ambiente. Você pode conseguir isso utilizando revestimentos com textura.

Existem alguns revestimentos que são tão lindos e impressionantes que podem transformar qualquer parede em uma obra de arte.

Um revestimento muito sofisticado é o Multilinha, que pode transformar qualquer cômodo normal em um espaço convidativo e atraente. Se você quer oferecer um espaço que transmita mais aconchego, como se seu consultório fosse a extensão da sua casa, o Ecobrick pode ser a escolha mais indicada, que é um revestimento que imita tijolinho.

Independente da escolha, de preferência, opte por soluções de revestimento sustentável para parede, ou seja, materiais que sejam amigos do meio ambiente e não impactem o ecossistema. 

Dica 3: escolha móveis modernos

Se você deseja criar um ambiente aconchegante, não se esqueça de escolher móveis adequados. Embora “menos é mais” seja perfeito para instalações de saúde, você pode ser mais irreverente na escolha da mobília. 

Se o seu ambiente já for todo branco, com revestimento ou paredes brancas, você pode ousar mais escolhendo cadeiras e mesas de centro com design moderno. 

Ao invés de escolher um sofá enorme para acomodar os pacientes na sala de espera, pense em adquirir poltronas ou cadeiras confortáveis individuais, para respeitar a privacidade de cada um. 

Dica 4: escolha rodapés clean

A escolha de rodapé na decoração de um consultório deve ser mais comedida. Alguns projetos mais ousados permitem rodapés coloridos, com cores fortes e aspecto metalizado, dentre outras opções, mas no consultório a melhor opção é o rodapé clássico, que tenha a função de ser uma extensão da parede.

Não se preocupe, muitos acreditam que rodapé branco suja muito, mas se manter uma higienização constante, ele não ficará encardido. Basta fazer limpezas regulares, assim como rodapé de qualquer outra cor, para manter um aspecto de bem cuidado. 

Conclusão 

O design de interiores é muito mais do que apenas a estética. A decoração pode mudar a forma como alguém enxerga seu ambiente e fazer as pessoas se sentirem bem e relaxadas. Isso pode ajudá-lo a construir uma conexão emocional entre você e seus pacientes.

Investir em design de interiores não precisa ser algo custoso e exigir grandes reformas, é possível transformar cada instalação médica em um lugar encantador sem gastar muito dinheiro. Pense nisso, caso você queira fazer seus pacientes se sentirem bem recebidos e você verá como isso trará impactos positivos na satisfação dos seus pacientes.

Guest post produzido por Rodapé Mania, loja de design de interiores.   

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *