4 dicas para utilizar o e-mail marketing e a nutrição de leads no seu site odontológico

with Nenhum comentário

Ainda que as redes sociais sejam sinônimo de presença digital na atualidade, o e-mail continua sendo uma ferramenta bastante popular no mundo dos negócios. De acordo com a agência de conteúdo Imagination, 83% das empresas de varejo utilizam newsletters como parte de suas atividades de marketing. 

As mensagens eletrônicas podem incluir anúncios de produtos e serviços, conteúdos informativos e promoções. Dependendo do objetivo, é possível atrair públicos distintos ou criar/manter um vínculo com os consumidores. 

Assim como o e-commerce e outros segmentos, as clínicas de odontologia também podem se beneficiar de uma boa estratégia de comunicação por e-mail. Neste mercado altamente competitivo, repleto de novos profissionais, é cada vez mais necessário buscar ferramentas que auxiliem na captação de clientes. Da mesma forma, deve-se zelar por aqueles que já o conhecem, esforçando-se para manter os relacionamentos antigos.

Mas antes de sair enchendo a caixa de entrada dos seus contatos, é preciso estar atento a alguns detalhes. Caso contrário, a tentativa de aproximação pode ser mal interpretada e até mesmo barrada pelos servidores de e-mail.

Para ajudá-lo nesta tarefa, reunimos 4 dicas de como utilizar o e-mail para conquistar atenção e construir um bom relacionamento com os clientes. Continue lendo para aprender a elaborar mensagens mais estratégicas e interessantes para o seu site odontológico!

1. Planejamento é fundamental

Ao planejar qualquer interação com o público, é importante saber exatamente o que você espera obter como resultado. As ações devem ser pensadas e estruturadas para atender aos objetivos do negócio, sejam eles de informar, estreitar laços ou divulgar ofertas.

Um e-mail marketing, por exemplo, terá o objetivo específico de anunciar produtos ou serviços. Já os e-mails para nutrição de leads/clientes costumam ter um objetivo maior, focado no engajamento a médio e longo prazo.

Quando as metas estão bem definidas, a campanha flui de forma natural e a comunicação se torna mais eficiente.

O planejamento estratégico também é importante para direcionar os esforços da equipe e aproveitar o momento. Datas comemorativas, como Dia das Mães, Dia das Crianças e Black Friday podem e devem ser programadas com antecedência. Campanhas exclusivas para aniversariantes do mês também podem ser uma boa opção!

2. Conheça o seu público

O e-mail é uma maneira prática e barata de alcançar uma grande quantidade de pessoas. Mas isso não significa que você deva falar com todas elas ao mesmo tempo (e da mesma forma)!

Por exemplo, um cliente que pesquisou sobre branquear os dentes provavelmente se interessará por um artigo sobre clareamento dental. Mas o mesmo conteúdo pode não ser tão interessante para quem está buscando por aparelho transparente. Logo, e-mails sobre estes temas correm o risco de ser ignorados.

Para que o seu conteúdo tenha o impacto desejado, o primeiro passo é entender com quem você está falando. Antes de bombardear a todos com mensagens que podem ir parar na caixa de spam, dedique o tempo necessário para analisar sua base de contatos. Segmente o público em perfis ou personas e escolha os mais interessantes para elaborar uma estratégia de e-mails.

Assim, você conseguirá adequar a mensagem ao destinatário, evitando a impressão de um e-mail genérico, enviado aleatoriamente. 

3. Ofereça Dicas e Conteúdos Relevantes

Tentar conseguir uma venda logo no primeiro contato pode não ser a melhor maneira de abordar um cliente em potencial. Construir uma relação de confiança, por outro lado, pode render bons frutos, como um público fiel.

Uma boa tática para isso é oferecer conteúdos interessantes o suficiente para que o leitor continue a consumí-los. Listas do tipo “X cuidados que você deve ter …”, infográficos e vídeos curtos sobre um tema de interesse são exemplos simples, porém eficazes de como manter uma boa taxa de abertura de e-mails.

Invista na criatividade e não se esqueça de medir os resultados! Essa é a melhor forma de saber o que está funcionando e o que deve ser repensado.

Lembre-se também de redirecionar o leitor a alguma página do seu interesse. Você pode oferecer a ele uma versão resumida do conteúdo no corpo do texto, com um link para o material completo no seu site. Além de instigá-lo a aprender mais sobre o assunto, você estará estendendo o contato com sua marca em um segundo canal.  

4. Atenção aos detalhes

Observar a experiência do usuário pode aumentar consideravelmente as chances de sucesso do seu e-mail. Do título bem escolhido ao cuidado com a linguagem, são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença entre uma mensagem lida e um e-mail descartado.

Se você já navegou pela internet em seu celular, sabe que a experiência nestes dispositivos nem sempre é tão agradável quanto em um computador. Textos ilegíveis, formatação desconfigurada, layout fora do padrão… Tudo isso pode ser evitado com serviços que ofereçam pré-visualização em diferentes dispositivos. Desta forma, você garante a melhor experiência possível com o seu conteúdo, independentemente da plataforma utilizada pelo leitor.

Outro ponto de atenção são as imagens e ilustrações. Certifique-se de usá-las com moderação para não poluir a tela do usuário. Evite também o uso de imagens pesadas, que demoram a carregar e pesam na caixa de entrada. Este é um cuidado técnico importante para não ser rejeitado logo de cara!

Conclusão

Quando utilizado de forma assertiva, o e-mail pode ser um grande aliado para o seu site odontológico. Além de divulgar serviços e promoções, ele é uma excelente ferramenta para ajudar na fidelização e retenção de clientes

Por isso, é muito importante produzir conteúdo de qualidade, levando em consideração as necessidades do seu público-alvo. Mostre como você pode ajudá-los a ter uma boa qualidade de vida e aprender mais sobre assuntos de seu interesse.

Observe também as boas práticas do e-mail marketing. Isto fará com que a sua empresa seja bem-vista aos olhos dos clientes e dos servidores de e-mail.

Conteúdo produzido pelo ERP para e-commerce Eccosys.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *