5 dicas de marketing para a sua clínica atrair leads nas redes sociais

with Nenhum comentário

As redes sociais são canais com muito potencial para a geração de leads. Saiba como trabalhá-las de forma planejada e estratégica para atingir os seus objetivos!

Marketing pode não ser a sua praia, mas se o que você quer é ficar com a agenda lotada de pacientes, ele logo se tornará o seu melhor amigo. Afinal, não basta ser um grande profissional e oferecer o melhor serviço, é preciso também saber se divulgar!

Um bom ponto de partida são as redes sociais. Certamente o seu público está presente nelas, e é preciso de planejamento estratégico para fisgá-lo.

As estratégias têm como foco a geração de leads. O termo, no marketing digital, se refere a pessoas que realizam um cadastro para obter informações sobre a sua empresa ou baixar um material. Se o “lead” possuir um perfil ideal de cliente, ele será um “lead qualificado”.

Os dados obtidos do público podem ser trabalhados de várias formas: nutrição por e-mail com conteúdos relevantes, abordagem direta por telefone, entre outras. O foco é transformar o lead em cliente. 

Agora que você já sabe o que são leads, que tal falarmos sobre algumas táticas para atraí-los nas redes sociais? Veja:

1. Criação de um planejamento de publicações

2. Co-Marketing

3. Participação ativa em grupos do Facebook

4. Remarketing

5. Campanhas para público look like

1. Criação de um planejamento de publicações

A sua clínica já está nas principais redes sociais? Ótimo! Agora é necessário fazer um planejamento de marketing para elas. Veja o que é preciso:

  • Analisar quantidade de publicações semanais recomendadas para cada rede
  • Definir dias e horários para as publicações, de acordo com os picos de acesso das suas redes
  • Testar conteúdos em formatos diferentes, para ver o que dá mais resultado em relação a engajamento e número de leads
  • Analisar a viabilidade de usar chatbot no Facebook
  • Fazer uma revisão de SEO de todas as publicações do YouTube (caso use essa rede social)
  • Planejar campanhas pagas nas redes e testar a performance 

Criando um planejamento consistente, mais pessoas terão contato com as suas publicações. Algumas ações do plano terão o objetivo de engajamento com a marca, e outras serão focadas na geração de leads.

Nesse último ponto, podemos citar como exemplo de ações do planejamento que geram leads: 

  • Posts com materiais ricos da clínica (como eBooks, infográficos, webinars, etc.); 
  • Posts de artigos do blog da empresa que contenham possibilidades de conversão internas; 
  • Posts com ofertas de tratamentos dentários e links para páginas de conversão;
  • Solicitação de nome e e-mail pelo chatbot em determinada etapa da conversa;
  • Vídeos do YouTube com links para páginas de conversão.

É importante testar e acompanhar as métricas para analisar o que está funcionando e o que não está. Assim, o planejamento pode ser refinado e trazer cada vez mais resultados.

2. Co-Marketing

Co-Marketing pode te ajudar a gerar muito mais leads nas redes sociais. Por isso, a dica é criar ações em conjunto com outras empresas do segmento odontológico, porém com serviços diferentes, que não concorram com os seus. Marcas de produtos odontológicos são um exemplo.

Diversas estratégias de marketing podem ser alinhadas:

  • Sorteio de um produto ou serviço odontológico, ou até de um combo
  • Webinar no YouTube com inscrições por páginas de conversão
  • Material conjunto, como um eBook ou um infográfico

Em qualquer ação alinhada, as divulgações devem ocorrer tanto nas redes sociais da sua clínica quanto nas da empresa parceira. Os leads gerados nas páginas de conversão também são compartilhados por ambas as empresas.

3. Participação ativa em grupos do Facebook

O Facebook possui diversos grupos de interesse. Esses grupos podem ser explorados para a geração de leads. Para isso, descubra em quais deles o seu público está, com base nos interesses do perfil de público que você tem.

Após mapear esses grupos, comece a ter participação ativa neles, publicando materiais e posts do blog da sua clínica. Tenha o cuidado, porém, de só publicar conteúdos relevantes, que não possam ser confundidos com propaganda.

Conteúdos com uma cara muito “comercial” podem não ser aprovados pelos administradores do grupo. Por isso, deixe a geração de leads por conta das páginas de conversão dentro de seus blogposts. É a melhor chance de você gerar leads por esse caminho.

Atente-se também para a quantidade de publicações por dia. Se você publicar o mesmo conteúdo em diversos grupos ao mesmo tempo, o Facebook pode entender que é um spam, e bloquear suas publicações temporariamente. Então use essa estratégia com moderação!

4. Remarketing

Sabe quando você visita um site e depois começa a ver anúncios desse site nas redes sociais? Isso é remarketing! Ações de remarketing visam atingir um público que já demonstrou algum interesse pela sua empresa, e que tem uma chance maior de se tornar cliente.

Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados, é preciso informar ao usuário no site da clínica que os dados dele podem ser usados para anúncios de produtos ou serviços. Tendo esse cuidado de estar em conformidade com a lei, o remarketing pode trazer um bom resultado em suas campanhas pagas nas redes sociais.

5. Campanhas para público look like

Falando em campanhas pagas em redes sociais, uma outra que pode render muitos leads qualificados para a sua clínica é uma campanha direcionada a um público “look like”. Ele nada mais é que um público semelhante ao que você já possui na sua base de leads.

Você pode criar uma segmentação na sua base, colocando nela somente leads com o perfil do seu cliente ideal. Então você exportará essa segmentação e a utilizará em sua campanha no Facebook. 

Fazendo isso, a rede social exibirá os seus anúncios somente para pessoas com um perfil semelhante ao dos leads da sua segmentação. Assim, a chance de as pessoas impactadas se interessarem pelos seus conteúdos e serviços será muito maior, e consequentemente a geração de leads qualificados também.

Esse conteúdo foi produzido por Graziela Balardim, que é Jornalista, especialista em Produção Multimídia e Conteudista de Marketing Digital na empresa ClipEscola.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *