5 Técnicas de otimização para sites de clínica médica

with Nenhum comentário

Conheça as 5 técnicas de otimização para sites de clínica médica, aqui neste artigo.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de sua clínica média é ter um site responsivo, que proporcione uma ótima experiência para o usuário, pois demonstra profissionalismo e passa credibilidade, além de atraí-los para contratar os seus serviços.

Não é novidade que no meio online é de vital importância que o carregamento de um site seja o mais rápido possível para melhorar o SEO, a fim de nos ajudar a obter melhores taxas de conversão, como registros ou vendas.

Velocidade de carregamento do site

Antes de falar sobre as 5 técnicas de otimização para sites de clínica médica, é importante saber sobre a importância da velocidade de carregamento das páginas web.

O primeiro passo para identificar e melhorar o site de sua clínica médica, é medir a velocidade de carregamento da página Web.

Para isso, é necessário usar algumas ferramentas que possam nos ajudar a identificar quais aspectos devemos melhorar, alguns dos mais conhecidos são o PageSpeed ​​Teste Google ou o Pingdom Tools, e um dos mais poderosos, o DevTools do Chrome, que nos permite medir o desempenho da rede, analisar solicitações HTTP, cabeçalhos de resposta e até a renderização da página da web no navegador.

Depois de obtermos as informações necessárias sobre a velocidade de carregamento do site de clínica médica, podemos começar a trabalhar em melhorias no front-end, como o código HTML, CSS ou JS, ou no back-end , otimizar consultas ao banco de dados ou como ter uma boa configuração em nosso servidor web.

Conheça 5 técnicas de otimização para sites de clínica médica

1 – Otimização de imagem

De acordo com as estatísticas do HTTP Archive, as imagens ocupam aproximadamente 65% do tamanho total de uma página, que se torna um dos principais pilares na composição de uma página da web.

É essencial ter uma imagem compactada, a qual possua equilíbrio entre a qualidade e o tamanho. Isso nos permitirá reduzir o peso total do site, contribuindo para uma melhor velocidade de carregamento.

Existem várias ferramentas que podem acelerar essa tarefa, como o Compressor.io  e, se usarmos qualquer CMS como o WordPress, podemos usar o WP Smush , um plugin que  nos permite automatizar a compactação de imagens.

2 – Otimização de código

Minimizar recursos

Um dos métodos mais simples de otimização de código é minimizar os recursos, ou seja, remover do código todos os bytes desnecessários, como comentários, espaços em branco ou quebras de linha, fazendo isso, reduzimos o tamanho de nossos arquivos e o peso total do site.

Combinação de recursos

Consiste em reduzir o número de arquivos que um usuário precisa baixar para visualizar uma página da Web.

Ao reduzir o número de arquivos, reduzimos o número de solicitações que um usuário faz ao servidor e o uso de sua largura de banda. É importante combinar os arquivos respeitando a ordem do código para evitar erros de carregamento.

Reordenar uploads de arquivos

Se movermos todos os scripts antes da tag </body>, poderemos priorizar a carga do conteúdo visível e também evitaremos que exista um código JS bloqueando a exibição da página da web.

Isso é importante porque quando os navegadores carregam uma página, eles leem o HTML e consegue detectar a tag de script, onde renderiza a página para executar o código JS, ou seja, neste caso, está sendo bloqueada a exibição do restante das páginas até o término do processo.

Usar carregamento assíncrono de JavaScript

Os atributos async e defer são usados ​​para baixar os arquivos JS em segundo plano, sem afetar a renderização da página, a diferença entre os dois é que, com async, os scripts são executados conforme estão disponíveis e com defer, os scripts são executados depois que o DOM terminar de analisar.

3 – Especifique o cache do navegador

Quando o usuário acessa o site de clínica médica, é necessário baixar recursos de forma rápida, como os arquivos CSS, imagem, entre outros, mas se o cache de navegador for especificado, quando o usuário acessar o site pela segunda vez, a velocidade de carregamento será ainda mais rápida.

Para isso, podemos usar o Cache-Control, um dos mais utilizados, com um servidor da web Apache mod_headers ou mod_expires; eles geralmente são instalados por padrão; assim que os instalamos, precisamos modificar o arquivo .htaccess de acordo com nossas necessidades.

4 – Ativar compactação GZIP

Ao ativar a compactação GZip em nosso servidor, podemos reduzir o tamanho da transferência de recursos entre 70 e 90%, portanto, será preciso menos tempo para carregar o site de clínica médica.

Novamente, se usarmos um servidor da web Apache, é necessário ativar o módulo mod_deflate e configurar o arquivo .htaccess com as diferentes diretivas e parâmetros.

5 – Consultas em cache no banco de dados

Se o site de clínica médica usa um banco de dados, é possível armazenar em cache as consultas no banco de dados para que os usuários as recebam em menos tempo, por exemplo, se o usuário B fizer a mesma consulta que o usuário A já fez, o usuário B receberá o resultado dessa consulta em menos tempo.

Com o MySQL, podemos usar o MySQLTuner, um script Perl que medirá o desempenho do nosso mecanismo de banco de dados e, com base nos resultados, indicará recomendações diferentes para melhorar seu desempenho.

Além das 5 técnicas discutidas acima, existem muitas outras, dependendo da tecnologia ou do servidor que utiliza em seu site de clínica médica, mas, como conclusão, é preciso desenvolver processos de melhoria contínua para analisar e melhorar o desempenho do site.

Caso precise de um profissional para ajudá-lo com a otimização do seu site de clínica médica, você pode pesquisar por uma agência digital de consultoria SEO.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *