6 segredos do marketing odontológico para atrair pacientes pelo Facebook

with Nenhum comentário

6 segredos do marketing odontológico para atrair pacientes pelo Facebook

O Facebook é, sem dúvida, uma das redes sociais mais importantes do Brasil e do mundo. Atualmente, o nosso país é o terceiro com maior número de usuários na rede de Zuckerberg, com a impressionante soma de mais de 130 milhões de pessoas conectadas.

Apesar desses números, muitos profissionais de saúde ainda não usam todo o potencial que a rede oferece, justamente por não entenderem os preceitos básicos do marketing odontológico para o Facebook.

Esse é o seu caso? Então veja as dicas que separamos!

1- Conheça o seu público

Impossível falarmos em alguma estratégia de marketing odontológico sem citarmos a importância de conhecer e entender o público que se deseja atrair.

Embora você e seu amigo dentista tenham consultórios semelhantes, nem sempre o que funciona para as estratégias digitais dele serão as ideias para você – justamente porque seus públicos podem ser distintos.

Então, antes de fazer qualquer ação no Facebook ou em outras redes, comece pelo básico: pesquisando e entendendo quem forma seu público. 

Avalie pontos como: faixa etária, renda mensal, serviços que mais procuram, medos e dúvidas que impedem de fechar negócio com você, problemas que seus serviços ajudam a resolver, linguagem, meios de comunicação mais usados etc.

Quanto mais informações você tiver sobre essas pessoas, mais fácil será estruturar suas ações de marketing odontológico. E não se engane, essas informações não podem ser tiradas com base no “achismo”. Use pesquisas de opinião e converse com seus pacientes para entendê-los melhor.

2- Faça uma gestão profissional

Se você quer que seus pacientes vejam a sua clínica como algo profissional, porque usa de amadorismo nas suas comunicações? O primeiro passo é montar uma página de empresa no Facebook, com o logotipo da clínica, informações atualizadas de contato e direcionamento para o seu site.

Além disso, use os recursos disponíveis na rede para criar uma imagem profissional. Por exemplo, criando bons anúncios, analisando as métricas, respondendo cordialmente os comentários e sendo sensato nas suas publicações.

Infelizmente muitos dentistas ainda confundem os espaços públicos e privados. O Facebook da sua clínica não é lugar de emitir opiniões pessoais, discutir política e outros assuntos que não dizem respeito aos interesses dos seus pacientes.

Sistematize as suas ações. Crie um calendário editorial, com dias e horários definidos para as postagens, use imagens de boa resolução, sempre que possível inclua a logomarca da sua clínica nas postagens, evite os erros de português e cuide com carinho das impressões que transmite do seu negócio.

3- Use boas imagens

As postagens com imagens têm muito mais envolvimento e alcance. Então invista em boas imagens para retratar sobre o que o texto aborda. Se você não sabe onde encontrá-las, procure por bancos de imagens gratuitos.

Antes de postar, verifique o tamanho da imagem e, se possível, edite-a incluindo a logomarca e o endereço da sua clínica – deixando a sua comunicação mais profissional e personalizada.

Se você não sabe como fazer isso, pode pensar em contratar os serviços de um design, ou usar aplicativos de edição de imagem, como o Canva e outros semelhantes.

Outra boa ideia para aumentar os envolvimentos são os vídeos. Mas cuidado porque a qualidade precisa ser boa e o tema interessante.

4- Crie publicações relevantes

Um erro muito comum quando falamos em marketing odontológico são profissionais que apenas postam sobre si mesmos – e se esquecem das necessidades do público que o recebe.

A sua página no Facebook é um canal de relacionamento, por isso suas postagens precisam ser úteis, interessantes e relevantes para seu público. Lembra da importância de conhecer essas pessoas? Isso ajudará você a definir sobre quais assuntos abordar.

Você pode pensar nas dúvidas mais comuns do seu consultório, dicas de higiene bucal, orientações sobre tratamentos, vantagens de investir em tratamentos dentários e outros.

Uma dica interessante é usar a regra do 80-20. Ou seja, 80% de postagens relevantes, informativas e interessantes e 20% de postagens destinadas à propaganda da sua clínica, como novos tratamentos, descontos e outros.

Na hora de pensar sobre o que publicar, conheça o Código de Ética da sua profissão, evitando desrespeitá-lo. E, claro, considere o tamanho do texto a ser postado. O ideal é que ele seja pequeno, sucinto, claro, objetivo, coerente e sem erros de português.

5- Invista em anúncios segmentados

Atualmente, é muito difícil conseguir tráfego orgânico no Facebook, ou seja, pessoas que chegam até a sua página sem a necessidade de anúncios. Por isso, se você deseja resultados interessantes, precisará começar a investir.

O bacana da rede é que você poderá criar anúncios com pouca verba que, quando bem otimizados, conseguem atingir um bom número de usuários.

O primeiro passo é segmentar seu anúncio, incluindo as opções de público que deseja atingir. Você poderá segmentar por cidade, estado ou país, interesses, idade e outros pontos. Quanto mais afunilado for o seu anúncio, maiores as chances de retorno.

Avalie também o que está anunciando. Boas imagens e vídeos chamam mais atenção. Se quiser aumentar a captação de novos pacientes, use o botão para entrar em contato via Facebook Messenger, e crie uma mensagem que favoreça essa comunicação, divulgando a sua clínica ou os tratamentos que você oferece.

6- Use a automação

A tecnologia é uma grande aliada do marketing odontológico e você pode colocá-la para trabalhar a favor do seu consultório. Uma boa ideia é o uso do chatbot, um robô com inteligência artificial capaz de conversar com os usuários que entrarem em contato com a sua clínica.

O robô pode ser programado para responder às interações e comentários nos seus anúncios e também para oferecer informações aos que se relacionarem com a sua página, respondendo as dúvidas mais comuns e até realizando agendamentos de consulta e de avaliações.

Uma dessas soluções é a robô brasileira Cloudia. Ela foi desenvolvida para trabalhar como uma verdadeira assistente virtual do setor de saúde. Além de responder às interações dos usuários no Facebook, a Cloudia também pode ser instalada no seu site.

Por meio do robô, os pacientes conseguem agendar e remarcar consultas de forma sincronizada com a agenda dos profissionais do consultório, tirar dúvidas usuais, receber orientações pré e pós tratamentos, entre muitos outros.

Neste conteúdo, você viu que o marketing odontológico no Facebook é uma excelente estratégia para captar mais pacientes e diferenciar a sua clínica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *