A importância da Conectividade em Clínicas e Consultórios

with Nenhum comentário

Quando falamos em conectividade, qual a primeira palavra que vem a sua mente? Conexão, certo? A evolução tecnológica que cresce a cada dia mais fez com que pessoas, ideias e lugares se aproximassem e se conectassem de forma prática e rápida. 

Ou seja, o que se demorava dias, meses ou até anos em algumas décadas atrás, hoje leva apenas alguns segundos. 

Dessa forma, a conectividade vêm auxiliando também no sentido empreendedor. A ferramenta permite com que empresas e clientes mantenham conexões próximas e prósperas, além de trazer uma série de benefícios para os negócios, como segurança. 

São diversas áreas de atuação que vêm crescendo drasticamente todos os dias por conta dessa tal evolução tecnológica. Uma das principais é a área da saúde. 

Ficou interessado? Continue lendo este conteúdo para explicarmos sobre a conectividade em clínicas e consultórios médicos! 

A importância da Conectividade

Com a evolução tecnológica e o crescimento da Era Digital, é praticamente impossível listarmos atividades diárias que podem ser finalizadas sem a necessidade da internet ou uma rede de conexão interna, não é mesmo? 

No setor empresarial, a velocidade e a qualidade da conexão influenciam diretamente nas vendas, atendimento ao cliente, realização de pedidos e muitas outras áreas relacionadas com os resultados da companhia em questão.

Dentro da área da saúde, a conectividade é capaz de integrar muito mais os laços entre médicos e pacientes, de maneira que eles se sintam satisfeitos com os serviços apresentados.

Hoje em dia, muitas pessoas buscam por produtos e serviços na internet. Quando uma clínica/consultório têm boas recomendações online, as chances de futuros clientes sentirem segurança em fechar negócio com a empresa em questão são enormes. 

Vejamos da seguinte forma: 

Uma pessoa busca na internet sobre “restauracao de dente quanto custa” e lá, encontra as melhores avaliações de clínicas odontológicas que realizam o procedimento em questão. 

Para escolher o melhor consultório que atende a necessidade de forma assertiva, esse usuário tende a entrar no site da empresa, ver comportamentos, ações e até mesmo, matérias que instigue a curiosidade de visitar o local. 

Dessa forma, a clínica ganha credibilidade e respeito perante o paciente. 

O mesmo acontece com um cliente em potencial que busca na internet por opções de “tratamento de canal preço”.

Essa pessoa irá optar por conhecer o consultório que melhor parece atender a demanda, procurando online sobre procedimentos passados, críticas de antigos pacientes, entre outros. 

Ao conseguir conquistar a atenção daquele cliente em potencial, o primeiro passo já foi dado. A conectividade foi utilizada a favor da clínica, não é mesmo? 

Entretanto, não para por aí! Agora que o paciente resolveu fechar negócio com a clínica/consultório para realizar tratamentos e procedimentos, a empresa precisa se mostrar eficiente e preocupada, de forma que o paciente queira retornar para possíveis procedimentos futuros. 

Investir em um bom atendimento ao cliente online é fundamental neste momento! 

Todavia, por mais que a conectividade seja uma ótima aliada para captar e reter clientes, vai muito mais além disso. 

A tecnologia pode ser utilizada a favor de clínicas e consultórios no quesito segurança, bem-estar de pacientes e colaboradores, bem como na economia. 

Ficou interessado? Continue lendo este conteúdo para saber mais!

Conectividade e segurança 

Quando o assunto é conectividade um dos tópicos que mais auxiliam clínicas e consultórios é a segurança eletrônica. 

Dessa forma, a tecnologia é utilizada a favor de médicos e dentistas que queiram deixar o negócio em perfeito estado para um bom atendimento e evitar possíveis problemas. 

Pense da seguinte forma: Trabalhar em segurança é uma das principais preocupações de empresários, empreendedores e colaboradores. Quando seguros, funcionários tendem a trabalhar com motivação e são mais produtivos dentro do ambiente de trabalho. 

Existem diversos benefícios que a Conectividade pode trazer para a segurança e monitoramento de clínicas e consultórios. 

Principais benefícios 

A tecnologia é capaz de oferecer recursos facilitadores da comunicação interna e externa de uma empresa, de forma que medidas de segurança sejam tomadas com praticidade. 

Dentre os principais objetivos e itens se encontram: 

Câmeras de segurança

Essa tecnologia é de suma importância na hora de avaliar circulações de pacientes dentro das clínicas e consultórios. 

No setor odontológico, as câmeras de vigilância são agentes facilitadores para que o ortodontista tenha noção de quem entra ou sai da sala de espera. 

Para melhor entendimento, vamos utilizar o seguinte exemplo: 

Vamos supor que um paciente com hora marcada para a colocação de lente de contato chega na clínica odontológica. Entretanto, há um caso emergencial para uma extração. 

Com o acompanhamento constante do dentista para com a sala de recepção, ele poderá conversar com o cliente com horário marcado, explicando a situação e o andamento da extração de dente, passando uma previsão da duração.

Dessa forma, com a preocupação do dentista em avisar e ressaltar a importância do outro procedimento de urgência, o paciente não se sentirá incomodado com a demora do atendimento devido ao imprevisto.

Com isso, além do controle do movimento, é possível facilitar a criação de estratégias assertivas que cativem e retenham pacientes e acompanhantes.

Controle de entrada e saída

Mesmo com câmeras de segurança e vigilância, é possível que em algum momento alguém entre ou saia despercebido da clínica ou consultório. 

Entretanto, esses equipamentos normalmente possuem um sistema de som integrado que, ao detectar a presença de alguma pessoa, é emitido um BIP sonoro que sinaliza a entrada na sala de espera ou, até mesmo, em ambientes não autorizados. 

A tendência é que esses dispositivos se tornem cada vez mais presentes dentro desses locais. 

Inclusive, com a conectividade e evolução tecnológica, alguns desses dispositivos já são capazes de enviar informações para redes de segurança, caso necessário. 

Otimização e economia

É normal assimilarmos toda e qualquer tecnologia e inovação com grandes investimentos para obter essas ferramentas. 

Entretanto, ao colocar os gastos na folha de papel, é possível perceber que esses dispositivos são bem mais econômicos a longo prazo.

Imagine se as clínicas e consultórios médicos tivessem que se preocupar não só com materiais e colaboradores essenciais, mas também com gestão de segurança do ambiente sem o auxílio das tecnologias. 

Os dispositivos de segurança eletrônica, quando comparados com essa situação, se tornam bem mais atrativos para o orçamento de qualquer negócio ou empresa. 

Considerações finais

A tecnologia vem evoluindo cada vez mais. As inovações tecnológicas são agentes facilitadores no sentido segurança e praticidade. 

A importância da conectividade dentro de clínicas e consultórios é muito ampla. O processo pode ser usado para reter e captar pacientes, além de ofertar um ambiente seguro para clientes e colaboradores. 

São diversos exemplos de como utilizar a tecnologia a favor da melhor funcionalidade do local. Tudo depende de quais são as necessidades do seu negócio. 

Agora, você já tem em mente as principais formas de aplicar a conectividade de maneira assertiva em clínicas e consultórios médicos. Dessa forma, o negócio em si só tem a crescer. Use a tecnologia a seu favor, avance junto com ela!  

Conteúdo produzido por Victoria Mechenas, assessora e redatora na empresa Clínica Ideal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *