Alternativas para conseguir uma clínica odontológica sustentável

with Nenhum comentário

A humanidade tem uma chance até 2030 de mudar e melhorar os processos envolvidos em seus sistemas de produção ou serviço.

A pegada de carbono está avançando a passos largos e deve ser uma prioridade para todos os seres vivos impedir esse avanço. Impactando o meio ambiente o mínimo possível. Clínicas ecológicas e sustentáveis ​​fazem parte dessa estratégia.

Em relação à odontologia, ela desempenha um papel de destaque no impacto ambiental por ser uma prática geradora de resíduos. Além disso, usa amplamente fluoretos e mercúrio em amálgamas.

Portanto, a Odontologia é um setor que deve buscar soluções e diferentes alternativas ecológicas, para reduzir seu impacto no meio ambiente.

Já existem clínicas já estão no caminho da sustentabilidade e possuem medidas ecologicamente corretas.

Algumas dessas práticas simples são possíveis para alcançar uma clínica ecológica e mais sustentável. Aplique todas as medidas que puder para que seja uma clínica responsável com o meio ambiente.

Alternativas para ter uma clínica sustentável

Elimine plásticos descartáveis

No que diz respeito ao plástico descartável, o Parlamento Europeu decidiu proibir os plásticos descartáveis ​​até 2021. Isso significa eliminar cotonetes, canudos, talheres e pratos de plástico.

Nas clínicas odontológicas existem alternativas para substituir esses produtos de plástico. É possível usar, entre outras coisas, sugadores de metal reutilizáveis ​​e copos de vidro para bochechos, por exemplo.

Substitua a escova de dentes de plástico por uma biodegradável

Seguindo as recomendações dos dentistas de trocar a escova a cada três meses é importante a troca por uma biodegradável.

São fabricados com materiais ecológicos que, obviamente, terão um impacto positivo no meio ambiente, em vez de ter milhões de escovas de plástico espalhadas pelo mundo.

Entre as mais comuns e fáceis de encontrar estão as feitas de bambu ou madeira.

Economizar energia

Além de trocar e remover resíduos, você também precisa economizar energia. Portanto, o uso de tecnologias de baixo consumo de energia, como lâmpadas LED, é uma alternativa simples e muito viável. Isso consegue uma redução significativa no consumo de energia.

As lâmpadas tradicionais e muito antigas costumam ter chumbo e outros materiais pesados ​​que poluem o meio ambiente.

Também é recomendado o uso de ar condicionado individual, bem como sistemas de aquecimento. Com eles, o consumo de energia é reduzido e o ar condicionado é regulado.

Sem papel

O excesso de papel impacta negativamente o meio ambiente, por isso é necessário reduzi-lo. Mais uma vez se destaca a importância da transformação digital.

Com a digitalização dos processos, são eliminadas faturas, laudos de prontuários ou radiografias em papel. A internet possibilita manter tudo na rede e levar aos pacientes sem a necessidade de imprimir em papel.

Se for necessário papel para sacolas ou circulares, é possível usar papel reciclável e biodegradável. São práticas amigáveis ​​com o meio ambiente, que reduzem a poluição.

Redução das emissões de CO2

Todos os membros da comunidade do centro clínico são importantes na redução das emissões de CO2. Cada um tem um papel a cumprir.

É importante treinar a equipe na área de preservação ambiental e motivá-la a realizar ações sustentáveis ​​e relevantes para o seu trabalho. Por exemplo, use menos papel e tome cuidado para não imprimir documentos ou relatórios em excesso.

Também é possível utilizar equipamentos com alto coeficiente de desempenho, enquadrando-os na categoria A de eficiência energética. Da mesma forma, use transporte público ou bicicleta para trabalhar.

Também é eficaz investir em jardins com plantas que capturam CO2 e reduzem as emissões para a atmosfera.

Algumas espécies de interior recomendadas pela NASA para limpar o ar que você respira são a língua da sogra, o potus, a flor morta e a palmeira de bambu. E para o exterior o ficus robusta.

O objetivo da biossegurança é proteger o paciente e a equipe de profissionais que prestam o serviço na clínica. É prioritário manter os instrumentos sempre totalmente esterilizados, utilizando procedimentos ecológicos.

Manter a clínica desinfetada é a forma ideal de prevenir infecções e doenças.

A melhor coisa a fazer é usar equipamentos que atendam às normas de eficiência energética e biossegurança. Além de cumprir a ISO 14001, norma internacional de gestão ambiental.

Com todas as clínicas odontológicas voltadas para o mesmo fim, é mais fácil ter uma clínica sustentável e ecológica.

Conteúdo produzido por Gonçalo Santos, redator da Selectra Portugal

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *