COMO ACABAR COM A FALTA DE PACIENTES

with Nenhum comentário

A falta de pacientes em uma clínica ou consultório odontológico é um dos principais problemas que os dentistas enfrentam. Saiba como acabar com esse desafio!

Conforme estudo realizado pela Sênior Marketing Assessoria, existem dois desafios na gestão de clínicas e consultórios odontológicos: falta de pacientes ou de lucro.

No material dessa semana vamos nos atentar para a falta de pacientes, uma vez que afeta muito a lucratividade de sua marca. Continue a leitura e saiba como acabar com a falta de pacientes.

De acordo com o estudo mencionado anteriormente, o desafio que estamos aqui tratando está relacionado com quatro pontos-chave: público-alvo, ponto, comunicação e precificação de serviços.

Está se identificando com o problema? Então vamos aprofundar no assunto!

Público-alvo

Toda marca, ação e etc deve saber quem quer atingir com os seus produtos ou os seus serviços ofertados. Isso envolve planejamento e, muitas vezes, análise de mercado.

Sendo assim, se você está abrindo uma clínica ou consultório odontológico ou até mesmo encontra dificuldades para reter os pacientes, faça uma pesquisa de mercado sobre os seus concorrentes diretos.

Dessa forma, identifique o público que está sendo atendido pelos outros dentistas e direcione o seu negócio aos que estão fora desse perfil. Essa é uma ideia. A outra vai no sentido de estabelecer convênios com empresas e com associações que acolham o seu público-alvo. Esse relacionamento pode contribuir e muito com o seu crescimento!

Ponto

Não é novidade que, com a rotina corrida, sempre busquemos realizar as demandas das formas mais práticas possíveis. O que inclui escolher uma clínica odontológica de fácil acesso, poupando tempo de deslocamento.

Certifique-se que a sua marca está no ponto ideal, não esquecendo do primeiro ponto-chave, claro. Além da praticidade, é importante que a estrutura do local seja atraente. Você também precisa sempre se atentar para que a experiência do paciente seja agradável.

Comunicação

A comunicação é um dos aspectos mais essenciais para o pleno sucesso do negócio. Afinal, é a partir dessa área que o paciente entenderá com clareza o propósito de sua clínica ou consultório odontológico. Também é por meio da comunicação que você será capaz de conquistar e fidelizar o seu paciente.

Por isso, aproveite o que o mercado tem de mais moderno para firmar o relacionamento com os seus pacientes, como um software odontológico. Um exemplo é o do Codental, que possui um sistema de envio automático de mensagens aos pacientes com horário marcado. Além disso, também conta com uma série de campanhas que visam estreitar esse contato.

No caso das confirmações de consultas, é interessante observar como e quanto podem acabar com as faltas de pacientes. Isso porque relembra o paciente de seu horário, pedindo que ele escreva SIM ou NÃO para confirmar ou cancelar a consulta, respectivamente, sincronizando com a sua agenda. Sendo assim, o paciente fica com uma margem menor para o esquecimento. Consequentemente, você diminui as faltas.

Precificação

Qual a sua referência na hora das precificações de serviços? Ela está baseada na sua concorrência ou no perfil de seus pacientes? Se você está com dúvidas ao responder essas questões, cuidado! Isso porque ambos os aspectos são muito importantes.

A precificação é um ponto que deve sempre ser monitorado, observando o que outras clínicas ou consultórios odontológicos estão cobrando.

Com esse constante monitoramento você pode avaliar se os seus preços estão razoáveis e condizentes com o que o seu público-alvo pode investir, sem deixar de lucrar.

Conclusão

É inegável que as atuais ferramentas do mercado auxiliam em todos esses pontos-chaves. Isso porque um sistema odontológico pode contribuir com o gerenciamento financeiro, de comunicação e de público-alvo da sua clínica ou consultório odontológico.

Todos esses recursos acontecem em uma única plataforma na nuvem, facilitando a sua rotina.

Esperamos ter contribuído para que você acabe de uma vez com as faltas de pacientes. Você tem outra dica? Compartilhe conosco!

Redatora e Jornalista Maria Carolina de Melo diretamente do Blog Codental.


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *