Como aproveitar as datas comemorativas para impulsionar suas consultas odontológicas

with Nenhum comentário

Descubra como a implementação do marketing sazonal pode impulsionar suas consultas odontológicas.

Assim como muitos varejistas aproveitam-se dos feriados e comemorações para aumentar seus rendimentos, você, proprietário de consultório ou clínica odontológica, pode servir-se dessas datas para alcançar novos clientes.

Nesse artigo, exploraremos o conceito de marketing sazonal e quais medidas podem ser tomadas para que seu estabelecimento se beneficie desta oportunidade.

Marketing sazonal como estratégia para impulsionar suas consultas odontológicas

A fim de se destacar no concorrido meio odontológico, medidas criativas são necessárias. Uma delas é incorporar diferentes estratégias de marketing para garantir a relevância do consultório ou clínica odontológicas.

Com esse cenário em mente, elaboramos um artigo com informações essenciais, dicas e exemplos práticos de como explorar o potencial das datas comemorativas para expandir sua carteira de clientes.

O que é marketing sazonal?

De forma geral, o marketing sazonal consiste em criar e adaptar campanhas de marketing com base em eventos específicos.

Cada segmento da indústria possui datas comemorativas e feriados locais ou nacionais que estão conectados ao serviço ou produto que oferecem. O marketing sazonal baseia-se em identificar, aproveitar e capitalizar sobre essas datas.

O objetivo é trazer mais atenção ao seu produto ou serviço a fim de incrementar os lucros.

Como exemplos dessa tática em ação, podemos destacar a decoração de Natal e os preços promocionais apresentados pelas lojas de varejo no fim do ano. Os comerciantes aproveitam-se da tradição de presentear familiares e amigos inerentes ao Natal para garantir vendas. 

Como implementar o marketing sazonal na Odontologia

Antes de prosseguirmos, é válido ressaltar que qualquer publicidade, propaganda e anúncio em Odontologia deve obedecer às disposições do Código de Ética Odontológica

O capítulo XVI do documento dispõe sobre o que é lícito e quais posturas constituem infração ética. Dentre as atitudes condenadas estão a divulgação de preços, uso de termos como “popular” a fim de atrair clientes, divulgação de modalidades de pagamento etc. 

A leitura atenta do Código de Ética é imprescindível para efetuar suas ações de marketing em conformidade com as diretrizes da profissão.

Dito isso, as nossas recomendações de marketing sazonal serão focadas na produção de conteúdo para criar autoridade e presença digital para sua clínica ou consultório.

Planejamento e mapeamento de datas comemorativas

Ao consultar um calendário sazonal, podemos perceber a vastidão de datas com potencial a ser explorado para criação de campanhas. Desde as mais tradicionais, como o Natal e a Páscoa, até as menos conhecidas e criativas, como o Dia do Amigo e o Dia Mundial da Gentileza.

Porém, nem todas as datas serão apropriadas ao seu negócio nem aos seus pacientes e à persona alvo. A fim de acertar nas escolhas:

  • Identifique as datas disponíveis que mais estão relacionadas ao segmento odontológico, aos clientes e ao público que se deseja atrair. 
  • Para ir além das datas comemorativas usualmente exploradas e se destacar em meio à concorrência, recorra a datas relacionadas à saúde e à alimentação.

Feito isso, monte um calendário de marketing para que as campanhas baseadas nas datas escolhidas possam ser planejadas e divulgadas com meses de antecedência. 

Essa medida é importante para que seus conteúdos sejam expostos por um período de tempo satisfatório.

Aproveite as datas comemorativas nas quais sua página recebe mais acessos

Selecionar as datas a serem exploradas em campanhas específicas é apenas o primeiro passo para impulsionar suas consultas odontológicas. 

Para aproveitar a estratégia ao máximo, analise em quais períodos do ano sua página recebe mais tráfego e quais palavras-chave são mais procuradas nesse intervalo. Acompanhe como fazer isso:

  • Analise o desempenho da página de sua clínica ou consultório odontológico ao longo dos anos;
  • Procure detectar em quais períodos do ano ocorrem picos de acesso;
  • Tente conectar as semanas ou meses em que os pontos altos acontecem com as palavras-chave e o contexto sazonal concomitante. Ferramentas como planejadores de palavras-chave facilitarão essa tarefa;

Identificar essa correlação permite que você a utilize a seu favor, porque tendo ciência das palavras-chave, pode-se traçar formas de incorporá-las nos conteúdos e campanhas a serem criados.

Essa medida leva em consideração que, de acordo com determinados momentos do ano, é possível notar determinadas tendências nas pesquisas feitas na internet e nas redes sociais. 

Por exemplo, nas semanas próximas ao Dia das Crianças, podemos esperar a evidência da palavra “brinquedo” nos mecanismos de busca.

Elabore campanhas específicas para cada data comemorativa

Através de seu planejamento, as datas que melhor podem impulsionar suas consultas odontológicas já foram eleitas. Agora, é preciso colocar os planos em prática por meio de campanhas com conteúdo que agregue valor aos seus atuais e possíveis clientes.

Algumas formas de fazer isso envolvem:

  • Produzir conteúdos diferenciados para cada rede social respeitando as particularidades da plataforma. (Ex: conteúdos com apelo visual para o Instagram etc.);
  • Fornecer conteúdo educativo que fortaleça a autoridade do seu consultório ou clínica;

Em adição, mudanças no visual do site e dos perfis nas redes sociais são ações bem-vindas. Em relação a isso, você pode tomar medidas como:

  • Fazer pequenas alterações no logotipo de seu consultório ou clínica para que ele remeta à data comemorativa em questão;
  • Modificar a identidade visual do site e templates para harmonizar com a temática do evento ou festividade;
  • Não utilizar frases clichês;

Utilize o e-mail marketing e newsletter

O e-mail marketing é uma estratégia tipicamente sazonal para captar novos clientes. Portanto, sirva-se dessa tática para divulgar sua clínica ou consultório e impulsionar suas consultas odontológicas.

Por exemplo, no Dia Nacional da Saúde Bucal, elabore um conteúdo conciso com dicas e recomendações de atitudes a serem tomadas para um sorriso saudável. Fornecer esse tipo de conteúdo útil às pessoas cria uma imagem positiva do seu negócio.

Com seu caráter mensal ou semanal, a newsletter também pode incorporar as datas comemorativas estipuladas no calendário do seu estabelecimento.

Assim, se a sua clínica ou consultório trabalha com os melhores planos odontológicos, que tal aproveitar as datas comemorativas para estreitar sua relação com a carteira de clientes?

Na temporada de festividades de fim de ano, por exemplo, você pode criar um cartão de Natal virtual e desejar boas festas aos seus pacientes, assim como agradecê-los por frequentar o seu consultório ou clínica.

Essa forma de marketing é efetiva para manter o contato com seus pacientes e evidenciar que seu estabelecimento se importa com o público e com os valores associados à data comemorativa. 

Isso aumenta as chances dos clientes que utilizam o plano odontológico recomendarem seu estabelecimento para amigos e familiares.

Decoração temática nos consultórios ou clínicas odontológicas

O objetivo final de incorporar as datas comemorativas no seu plano de marketing é aumentar o número de pacientes que visitam seu consultório ou clínica, não é?

O intuito é fazê-los entrarem pelas portas do seu estabelecimento, frequentarem o local que é a representação física de todos os seus esforços.

Esse é o local no qual seus clientes devem se sentir seguros e bem atendidos. Por isso, negligenciá-lo ao executar o marketing sazonal é contraproducente.

Embora, atualmente, o foco seja direcionado às medidas de marketing no meio digital, o seu consultório ou clínica pode ser renovado de diversas formas para incorporar eventos e festividades.

Portanto, aposte em decorações que captem as datas comemorativas com elegância e sem exageros.

Ainda focando no aspecto “físico” da estratégia de marketing sazonal, é possível presentear seus clientes com alguns presentes ou eventos específicos. 

Sorteios, pequenos “mimos”, disponibilização de conteúdo gratuito como e-books são formas de estreitar seus laços com os pacientes e investir no marketing de referência.

Por fim, recomendamos que você estabeleça formas de mensurar os resultados de todas essas táticas para impulsionar suas consultas odontológicas através das datas comemorativas. Dessa maneira, será possível identificar os erros e acertos do seu plano de marketing.


Por Jeniffer Elaina, especialista em seguros e planos de saúde e gestora de conteúdo do PlanodeSaude.net

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *