Categories: Parceiros

Como aumentar a receita recorrente em meu consultório?

Procedimentos que exigem mais de uma consulta e são pagos de forma parcelada, geram o que podemos chamar de receita recorrente.

Existem muitos modelos de negócio que adotam a recorrência, devido a necessidade de oferecer tratamentos extensos e com altos valores. Outra motivação é a oportunidade de oferecer um serviço por tempo indeterminado.

Os consultórios odontológicos geralmente possuem uma rotina complexa, que exige um alto controle para a identificação de pagamentos, realização de cobranças e cadastro das fichas de consulta para os clientes.

Para acompanhar melhor o que acontece nas clínicas, foram desenvolvidos sistemas automatizados com o objetivo de facilitar a busca por informações e a leitura dos dados de cada paciente.

Essa automatização deve ser muito bem pensada, para que os processos sejam melhorados e não tragam mais burocracia.

O Aumento da Receita Mensal

Um grande problema para os consultórios odontológicos e a forma de pagamento que podem oferecer. Nem todos os clientes que fazem seus orçamentos conseguem realizar o pagamento de forma integral e as opções de parcelamento são definitivas para a contratação.

Esses clientes abrem a oportunidade de criar uma receita recorrente mensal, trazendo previsibilidade para a clínica durante o seu tempo de tratamento.

O problema encontrado é que alguns cartões de crédito não possuem limite para passar todo o valor do tratamento e o cheque cada vez mais está em desuso, devido às possibilidades de não realização do pagamento.

Assim, cria-se uma oportunidade e um impedimento. Por essa razão a cobrança recorrente através do cartão de crédito se tornou um método de pagamento muito utilizado pelos dentistas.

Outras questões como relacionamento e automatização podem facilitar muito o processo também. Entenda a seguir como eles funcionam!

Cobrança recorrente: solução para pagamentos parcelados

O maior dos problemas encontrados pelo parcelamento tradicional, é o limite do cartão de crédito. As pessoas não querem gastar todo o limite de uma vez e esperar que ele retorne mensalmente.

A cobranças recorrente permite que o valor da parcela seja debitado de forma individual mês a mês não gastando todo o limite disponível.

Entenda: caso uma paciente decida realizar o tratamento de 5 mil reais parcelado em 10 vezes, não será necessário que ela tenha um cartão com este limite.

A cobrança recorrente gera no cartão do cliente somente o valor da parcela mensal durante um tempo predeterminado. Sendo assim, continuando com o exemplo acima, seria ocupado no cartão do cliente somente o valor de 500 reais. Esse limite já seria suficiente para ela conseguir realizar o tratamento.

Relacionamento com o cliente

Ainda que seja feito um tratamento simples, quando é criado um relacionamento, você se torna referência para o paciente. A partir deste momento, sempre que necessário realizar um novo procedimento, você será lembrado e quando surgir a oportunidade de indicação, ela a fará.

Saiba quem o paciente é, seja atencioso às suas preferências de horário, histórico de saúde, problemas anteriores ao tratamento, datas como aniversário e outros, assim você consegue fazê-lo se sentir especial e criar um vínculo maior.

Automatize os processos

Em uma clínica que atende a muitos paciente, pode ser difícil lembrar de cada um individualmente, saber os horários de preferência, ou lembrar das datas comemorativas. Como já vimos, esse tipo de contato é importante para criar um relacionamento.

Há também as diversas consultas que devem ser marcadas, de forma que os horários não conflitem, as fichas e paciente que não aparecem a muito tempo e outros.

Como solução para isso, você pode automatizar os processos. Existem alguns sistemas especializados em clínicas odontológicas, que facilitam o dia a dia e os processos internos, como o armazenamento de fichas cadastrais, controle de agendamentos, guias para os pacientes, solicitação de exames e muitas outras facilidades.

Consegue imaginar um sistema que armazena todas as informações dos seus pacientes desde o início, como orçamentos, odontogramas, receituários e muito mais no mesmo lugar e acessível a pouco cliques?

Junte isso a ter o controle financeiro de qualquer lugar, a poucos cliques de distância.

A automatização da gestão empresarial e de pagamentos permite que você esteja atento ao que realmente importa em seu negócio. O cuidado com seus pacientes.

Quer saber mais sobre a automatização de processos no seu consultório? Fale com os especialistas do mercado.

Parceiro

Recent Posts

Sistemas de gestão e plataforma de pagamento recorrente são necessários para clínicas odontológicas?

Segundo uma pesquisa do Sebrae, desde 2017 mais de 22 milhões de novos empreendedores surgiram…

4 dias ago

Dentes do bebê: Quando nascem, quantos são e como aliviar o desconforto?

Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…

2 meses ago

Diabetes e os problemas bucais

A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…

2 meses ago

Webinar no INCA traz a importância de ações preventivas contra câncer bucal

A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…

3 meses ago

Entenda os diferenciais da gamificação e como ela pode gerar resultados na área da odontologia

A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…

3 meses ago

Os Maiores Benefícios em Manter a Saúde Bucal em Dia

Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…

3 meses ago