Como escolher uma plataforma para telemedicina

with Nenhum comentário

Em virtude da pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2), em abril deste ano foi sancionada uma lei no Brasil que autoriza o uso da telemedicina, enquanto o país estiver sofrendo com os efeitos causados pelo vírus. 

Do início do ano até hoje, muitas clínicas e hospitais tem tentado se adaptar a esse novo cenário, buscando alternativas para atender os pacientes de forma remota. Mas alguns profissionais da saúde ainda não encontraram a plataforma ideal para seu consultório. Se é o seu caso, continue lendo este texto para ter informações valiosas de como fazer essa escolha.

Você vai ler:

  • O que é a telemedicina?
  • Características de plataformas para telemedicina
  • Vantagens e benefícios da telemedicina 

O que é a telemedicina?

Se você chegou neste texto, mas ainda não sabe a definição de telemedicina, não se preocupe! Te ajudamos nisso.

Referenciando a própria legislação (LEI Nº 13.989, DE 15 DE ABRIL DE 2020) sobre o assunto no Brasil, o artigo 3º  deixa bem claro essa definição: “Entende-se por telemedicina, entre outros, o exercício da medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde.”

A evolução das tecnologias ao redor do mundo, principalmente dos anos 60 e 70 foram fundamentais para impulsionar a implementação da telemedicina. No Brasil, em meados dos anos 80 foi possível observar um dos primeiros projetos de telemedicina usando redes digitais. Mas, foi nos anos 90 com a chegada da internet e a consolidação das tecnologias que foi possível atingir um amadurecimento desses projetos. Hoje, já existem diversos projeto nesse mesmo sentido, soluções voltadas para conectar pessoas a distância.

Características de plataformas para telemedicina

Agora que você já sabe o que é telemedicina e um pouco da história dela no Brasil e no mundo, chegou a hora de conhecer as características fundamentais das plataformas para telemedicina. Assim, será possível ter mais embasamento no momento de escolher a plataforma ideal para sua clínica ou hospital.

Selecionamos alguns tópicos importantes, acompanhe a seguir:

Segurança 

A primeira característica fundamental de uma plataforma é a segurança. Um atendimento médico precisa ter sua confidencialidade resguardada, portanto, documentos compartilhados entre médicos e pacientes e vídeo chamadas devem ter a sua segurança garantida, por meio de criptografia, por exemplo.

Vale lembrar que segurança é um das determinações do Conselho Federal de Medicina, ou seja, essa deve ser uma característica inegociável da plataforma que você irá escolher.

Estabilidade e Agilidade

Já imaginou como pode ser frustrante uma plataforma que perde a conexão a todo momento? 

Uma boa plataforma para telemedicina deve ser estável, isso ajuda na eficiência do atendimento e também na qualidade. Sabemos que em uma consulta online o diálogo entre o médico e paciente deve ser ainda mais claro e sem ruídos.

É preciso observar também a capacidade da plataforma para atendimentos simultâneos. Um clínica ou hospital com muitos profissionais que realizarão atendimento online deve-se atentar ao potencial de escalabilidade dessa plataforma. Isto é, se o seu negócio crescer, a plataforma estará pronta para evoluir também?

Nesse âmbito, é importante observar também a agilidade do plataforma. Um sistema ágil contribui para a qualidade do atendimento.

Múltiplas funcionalidades

Sabemos que uma das principais funções de uma plataforma para telemedicina são as videoconferências, mas além disso, o que mais uma boa plataforma de hospedagem e distribuição de vídeos deve oferecer?

Prontuário online: Nada mais eficiente do que ter todo o prontuário do paciente à disposição na plataforma, isso agiliza a consulta e otimiza o atendimento, além de possibilitar ver todo o histórico de quem está sendo atendido.

Agendamento online: Além de oferecer atendimento remoto, é importante pensar na experiência do paciente do início ao fim, desde a marcação da consulta. Portanto, o agendamento online é uma funcionalidade que pode agregar positivamente uma plataforma.

Prescrição eletrônica: Algumas especialidades médicas estão autorizadas a emitir receituários e pedidos de exames de forma eletrônica, desde que o médico tenha a certificação eletrônica, por isso, ao escolher uma plataforma para telemedicina, confira se ela possui um processo automatizado para envio de receitas diretamente ao paciente.

Personalização

Imagine que você precisa de uma nova funcionalidade para exercer os atendimentos online, mas a plataforma que você adquiriu não tem a possibilidade de personalização. Frustrante, não é?

Desse modo, escolha uma plataforma que pode ser personalizada de acordo com a sua clínica, assim você não precisa de mudar de sistema sempre que uma nova necessidade surgir. 

Suporte

O surgimento de novas tecnologias beneficia o dia a dia de toda população, mas sabemos que às vezes, precisamos de auxílio de especialistas para lidar melhor com elas. Opte por um fornecedor que ofereça suporte, preferencialmente em tempo integral, assim você não precisará interromper o seu trabalho por longos períodos caso aconteça algum contratempo em relação a plataforma.

Com essas informações em mente, você já tem uma base para escolher a sua plataforma.

Vantagens e benefícios da telemedicina 

A telemedicina vem facilitando a vida de muitos pacientes no período de pandemia, especialmente aqueles que estão nos grupos de risco, de modo que eles não precisam se deslocar, evitando contato com possíveis aglomerações.

Pacientes com dificuldades de locomoção também são beneficiados por meio de atendimentos virtuais.

Além disso, com a telemedicina é possível que o paciente consulte com um médico de uma localidade diferente da que ele reside. Sabemos que em algumas regiões do país existe uma menor concentração de determinadas especialidades, dessa forma, a telemedicina ajuda a suprir esse gargalo.

Agilidade é um assunto importante para pacientes enfermos e com a telemedicina isso é possível. Com informações armazenadas na nuvem, vários médicos e especialistas têm acesso aos dados do paciente. Com um sistema automatizado, um resultado de exame, por exemplo, chega diretamente para o médico.

A evolução da telemedicina no Brasil vem sendo impulsionada pelo processo de transformação digital que tem acontecido em diversos setores da sociedade. 

Além disso, para esse progresso é preciso também um amadurecimento e consolidação da legislação sobre o assunto.

E você, está pronto para o futuro dos atendimentos virtuais?

Saber como escolher uma plataforma para telemedicina é apenas o primeiro passo disso tudo. Continue acompanhando o avanço da tecnologia para promover a melhor e mais ágil experiência para os seus pacientes.


Esse conteúdo foi produzido pela
Sambatech:

A Sambatech é uma das empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company, e é referência no mercado de vídeos online. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *