Como funcionam as técnicas de SEO na área da saúde?

with Nenhum comentário

O marketing para a área da saúde deixou de ser um diferencial e passou a ser um fator essencial para os profissionais do ramo. Esse novo cenário é consequência da mudança dos hábitos dos pacientes e faz com que seja necessária uma adaptação das clínicas a esse contexto atual. 

Antes da era da internet, as pessoas buscavam por clínicas e médicos a partir da indicação vinda do “boca a boca” de conhecidos que já haviam se consultado com o profissional em questão. Hoje, os pacientes desenvolveram o hábito de pesquisar informações sobre o médico/clínica na internet antes de agendar uma consulta.

Essa nova prática rotineira faz com que seja necessária uma adaptação dos profissionais que atuam nesse setor, de forma que eles passem a investir em mídias sociais, sites e, especialmente, em técnicas de SEO que ajudam a rankear melhor seus conteúdos. Afinal, de que adianta investir em mídias online se o seu site aparece nas últimas páginas do Google?

Como funciona o rankeamento do Google?

O Google rankeia os sites a partir de um processo que pode ser dividido em três etapas: rastreamento, indexação e veiculação. No primeiro momento, o buscador realiza uma pesquisa de novas páginas. Para que seu site seja detectado por ele, há uma série de estratégias que podem ser aplicadas, tais como: enviar uma lista das suas páginas (um sitemap) ao Google, enviar um URL individual ou vincular sua página à outra que o Google já conhece.

Após seu site ser detectado pelo Google, serão analisados os conteúdos presentes nele em um processo em que o buscador catalogar arquivos de imagens e vídeos incorporados na plataforma. Neste momento, o Google também tenta identificar sobre o que se trata seu site a partir da análise de palavras-chave frequentemente citadas. 

O objetivo do Google ao realizar esse processo é validar a melhor resposta quando um usuário fizer uma consulta, por esse motivo, neste momento o rankeamento do seu site nas primeiras páginas do buscador e a veiculação de seus conteúdos vai depender da relevância das informações que você compartilha em sua plataforma. 

Como potencializar o alcance de seus conteúdos?

O Google é hoje uma gigantesca vitrine virtual. Como citado anteriormente, é ele quem decide quais sites possuem mais credibilidade e merecem ser o topo dos resultados de suas pesquisas, por esse motivo é essencial saber como produzir conteúdos aplicando estratégias de inbound marketing

Para potencializar o alcance dos seus conteúdos é preciso saber aplicar neles técnicas de SEO as quais são responsáveis por fazer com que um site apareça de forma bem rankeada no Google. Utilizar essa técnica é essencial porque quanto mais alta a posição do seu conteúdo na hierarquia do Google, mais chances ele terá de ser acessado. 

Como funcionam as técnicas de SEO?

O primeiro passo para aplicar as técnicas de SEO nos seus conteúdos é definir palavras-chave e, além de adicioná-las aos seus textos, também é preciso configurá-las de forma técnica no seu URL, na Page Title, no Body, Headers e Image Alt-text e na Meta Description. 

Outra estratégia de SEO que ajuda a melhorar o rankeamento do seu site é utilizar link buildings, isto é: a construção de links entre sites parceiros com guest posts. Esse tipo de parceria favorece ambos os lados, visto que o Google irá subentender a relevância do seu conteúdo a partir do momento que outro site publicar um artigo linkado com o seu e, ao mesmo tempo, irá validar o site do seu parceiro após verificar a sua citação a ele. 

Na hora de produzir conteúdos um dos pontos mais importantes é conhecer bem seu público alvo e desenvolver pautas que estejam de acordo com temas que sejam de interesse dele, sem esquecer de reforçar o uso de palavras-chave ao longo de seu texto.

Com seu conteúdo otimizado em mãos chegou a hora de promovê-lo através de e-mails e redes sociais! Quanto maiores os números de visualização do seu conteúdo, mais chances dele ser compartilhado e linkado em outros sites, fazendo com que ele se torne mais popular e consequentemente trazendo mais credibilidade para o seu site que subirá no ranking dos buscadores.

Por fim, além da produção de conteúdos relevantes, também é preciso pensar na otimização de seu website para dispositivos móveis tornando seu site responsivo. Esse processo é muito importante, visto que a grande maioria dos usuários provavelmente vai acessá-lo pelo celular. Portanto, não esqueça de verificar se o seu site abre com facilidade em dispositivos móveis e se o seu formato se adapta a tela menor. 

Como analisar os resultados dessas estratégias?

O SEO é uma metodologia que deve ser aplicada a longo prazo, afinal, leva tempo para que seu site esteja com um grande número de conteúdos e palavras-chave espelhadas por ele, consequentemente é preciso ter paciência para observar os resultados. Ainda assim é importante fazer uma análise frequente para verificar se as suas estratégias estão funcionando. 

Como está o tráfego de seu site? Você ganhou ou perdeu visitantes? Como está a taxa de rejeição? E a conversão? Ter clareza de respostas para essas perguntas é essencial para poder continuar seguindo a sua estratégia de SEO ou, se for necessário, adaptá-la novamente de acordo com as necessidades que seu público tem demonstrado. 

Utilize as técnicas de Inbound Marketing e SEO em sua clínica e comprove os resultados! Na dúvida sobre a aplicação desses métodos, entre em contato com um especialista no assunto!

Conteúdo produzido por Lavi Marketing.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *