Como manter a saúde bucal mesmo com uma alimentação não tão saudável

with Nenhum comentário

É certo que hoje em dia nosso sorriso não é apenas um “cartão postal pessoal” mas também um convite a grandes oportunidades. Ao procurar um emprego, ou até mesmo ao encontrar alguém pela primeira vez, estudos mostram que o sorriso é a primeira coisa que as pessoas notam nas outras.

Tendo isto em vista, e levando em consideração como nossa cultura vem se desenvolvendo ao longo dos anos, pensamos em trazer para você um conteúdo que seja interessante não só pelo ponto de vista da saúde, mas também estético.

Comer fast food e alimentos pouco saudáveis com frequência vem se tornando um hábito cada vez mais presente na vida dos cidadãos de qualquer parte do mundo. Porém a alimentação reflete na dentição das pessoas, Hoje vamos às dicas para manter a saúde bucal nos trinques!

Evite alimentos presos nos dentes: escovação dos dentes é de baixo para cima

Muita gente não sabe, mas a maneira correta para escovar os dentes são movimentos de cima para baixo e não oval para os lados como muitos fazem. Essa movimentação é importante porque faz com que as cerdas da escova de dente penetrem entre eles e remova excessos de alimentos e tártaro que ficam presos entre os dentes.

Por sua vez, o movimento circular serve apenas para limpar a vestibular dos dentes, isto é, a parte que está fora. Isso é ruim pois onde as cáries mais atacam de fato é entre um dente e outro. 

Quem come muito fast food deve estar acostumado a ficar com pedaços de frango ou hambúrguer presos no intervalo dos dentes, e é justamente isso que acelera o aparecimento de cáries e infiltrações na raiz.

Esse procedimento de escovação deve ser feito após todas as refeições, principalmente de comidas como os fast foods. Como estes alimentos não são sempre orgânicos, é muito mais difícil de haver sua deterioração. Isto significa que eles tendem a durar mais tempo na sua boca, o que é péssimo para a saúde bucal. Mas não se desespere, escovando sempre após as refeições diminuirá bem as chances de qualquer tipo de problema.

Passar fio dental nos dentes incisivos

Incisivos são os dentes de corte. São os dentes de canino a canino. É óbvio que o fio dental deve ser passado em todos, mas aqui pedimos que tenha uma atenção especial aos centrais, laterais e caninos, isto porque quando você morde um cheese burger, cachorro quente, pizza, etc, você corta um pedaço com seus dentes incisivos. Isso faz com que mais alimentos fiquem presos entre eles.

Escovar o dente de cima para baixo é muito eficaz, mas passar fio dental é fechar com chave de ouro esse processo de higienização. Assim você irá retirar todos os alimentos residuais sem sombra de dúvidas. Recomendamos o fio dental não só após as refeições principais, mas também após qualquer alimento ser ingerido.

Enxaguante bucal é um plus

Mesmo após escovar os dentes e passar o fio dental, é importante enxaguar a boca com os famosos enxaguantes. Lembre-se que eles não substituem os passos anteriores, e nem mesmo é mais importante que eles. Porém se você puder usá-los em conjunto, potencializará sua limpeza bucal. 

Os enxaguantes obviamente não retiram resíduos de alimentos, porém matam germes e bactérias. Isso é importante principalmente quando você come alimentos com temperos fortes ou molhos como ketchup e mostarda que são fermentados.

Alimentos desse gênero possuem uma predisposição para criar bactérias que podem causar algum mal ao seu organismo. Lembre-se sempre que todo o processo alimentar começa pela boca, e mantê-la limpa e saudável irá refletir em outros órgãos como estômago e intestino.

Limpeza no máximo até 1 hora depois de alimentar-se

Para que estas dicas sejam efetivas, é altamente recomendável que você faça estes processos de higienização bucal em no máximo uma hora após alimentar-se. Isto porque é o tempo que o alimento pode levar para começar a prejudicar seus dentes. Mas não pense que é apenas isso: alimentos ruins podem prejudicar inclusive a sua gengiva e linha óssea que mantém segura e firme toda a sua arcada dentária.

Podemos considerar que evitar refrigerantes seja uma saída para ajudar a manter os dentes saudáveis, mas se você não consegue dispensar o seu consumo, tente pelo menos evitar tomá-lo em seguida do processo de limpeza.

Dica final: tente comer mais frutas nos intervalos das refeições

Comer maçã, por exemplo, é um ótimo meio para ajudar a manter seus dentes saudáveis. Isto deve-se ao fato que sua casca possui propriedades que ajudam a limpar e também a dar brilho aos seus dentes. Obviamente nada disso substitui os processos de limpezas anteriores, porém pelo menos ajuda a aos poucos você substituir comida industrializada por orgânica, que será sempre melhor para a sua alimentação e saúde bucal.

Mesmo que seja um processo difícil, é importante se atentar que embora você consiga sim consumir tais produtos de fast food sem prejudicar a saúde bucal, em relação ao resto do seu organismo, continua sendo algo muito prejudicial. Então esta última dica é uma boa forma de começar a mudar seus hábitos alimentares.

O que achou? Se gostou, comente e compartilhe com seus amigos o nosso conteúdo!

Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *