Uma das melhores formas de oferecer mais acessibilidade às pessoas com mobilidade reduzida é através da instalação de elevadores em diferentes locais. Um elevador é, sem dúvida, a melhor opção para pessoas com mobilidade limitada. Dessa forma, elimina-se quaisquer barreiras arquitetônicas que possam existir. Da mesma forma, a acessibilidade em clínicas e consultórios também é aprimorada e o empreendimento torna-se mais valorizado.
A acessibilidade arquitetônica tem a ver com o fato de promover mais facilidade no deslocamento de pessoas com mobilidade reduzida em espaços públicos ou privados. Graças ao avanço da tecnologia, agora existem elevadores especialmente criados para atender a qualquer necessidade de uma pessoa com mobilidade reduzida. São plataformas e cabines com medidas suficientes e adequadas para que uma cadeira de rodas possa ser acessada com todo o conforto, assim como espaço para acompanhantes. Eles também são adaptados para pessoas com outras limitações motoras, como auditivas ou visuais.
Muitas soluções de acessibilidade estão disponíveis para realizar a movimentação de pessoas de diferentes andares de um prédio ou casa, mas a mais funcional e prática de todas é a instalação de um elevador. O elevador para cadeirante é todo voltado em sua estrutura para trazer mais conforto para os usuários.
A colocação de um elevador visa proporcionar uma melhoria boa e considerável na qualidade de vida de todos os usuários, mas, acima de tudo, melhora a qualidade de vida das pessoas com mobilidade reduzida, de pessoas mais velhas com limitações e daquelas que estão em cadeira de rodas.
Pode-se dizer que existem dois tipos de elevadores indicados para pessoas com mobilidade reduzida. Embora sejam esteticamente bastante semelhantes, possuem uma série de características que os tornam mais aptos a serem colocados de acordo com quais situações e locais. Estes são os elevadores de baixa velocidade e os elevadores considerados convencionais.
Os elevadores convencionais, adaptados para deficientes, são projetados especialmente para serem colocados em prédios públicos e instalações comerciais, uma vez que o tráfego de passageiros deve ser médio ou alto. Aqui, a velocidade do elevador desempenha um papel importante para atender a todos os usuários possíveis.
Quanto aos elevadores de velocidade reduzida adaptados para pessoas com deficiência têm uma velocidade limitada e é mais indicado para locais de pouco uso. Por esse motivo, eles também são conhecidos como elevadores residenciais, embora também sejam usados para uso público em instalações ou prédios residenciais que não sejam altos o suficiente e nos quais não se espera que o elevador seja usado por um grande número de pessoas.
Guest Post produzido pela Espel, líder na fabricação e manutenção de elevadores.
Falar sobre os dentes do bebê sempre é um assunto de muito interesse para as…
A diabetes hoje é uma das doenças que mais atingem os brasileiros e ela afeta…
A Semana Nacional de Prevenção ao Câncer de Boca é comemorada na primeira semana de…
A gamificação é uma forte tendência no mundo corporativo e educacional e ela pode ser…
Hoje em dia muita coisa mudou, com o avanço da ciência novos equipamentos vão sendo…
O transtorno alimentar está relacionado a dificuldades com a comida e o ato de comer,…