Como promover o sucesso do franqueado em franquias odontológicas? 5 dicas para sua rede

with Nenhum comentário

Podemos dizer que uma das melhores formas de obter um crescimento sustentável no franchising é investindo na satisfação dos franqueados. Com franqueados satisfeitos, uma rede consegue manter a motivação interna e atrair mais investidores. 

Diante disso, é preciso promover essa cultura no mercado de franquias. Investir no sucesso do franqueado deveria ser a busca de todas as franqueadoras que buscam crescer e se consolidar no mercado. 

Sendo assim, iremos falar da importância de promover o sucesso do franqueado em sua rede e como fazer isso em franquias odontológicas. Confira e entenda como isso pode transformar o futuro da sua rede. 

Qual a importância de promover o sucesso do franqueado em sua clínica?

No mundo dos negócios, cada vez mais tem se desenvolvido uma cultura de foco no cliente. A busca por desenvolver todos os processos de um negócio pensando na experiência do cliente tem tomado o mindset das marcas mais bem-sucedidas. 

No franchising, o franqueado não deixa de ser um cliente. Ao adquirir o direito de replicar a marca de uma franquia, esse franqueado cria um laço entre sua unidade e a franqueadora. Então, essa mentalidade de dedicar o melhor serviço para oferecer o sucesso ao franqueado é maior ainda. 

Afinal, quando um franqueado adquire uma unidade de franquia, seu objetivo é ser bem-sucedido no seu negócio e alcançar suas metas. Para isso, ele precisa do suporte da franqueadora com toda a operação da unidade. 

Sendo assim, desenvolver práticas que promovam o sucesso do franqueado é garantir a satisfação da rede com a franqueadora. Isso gera um maior engajamento dos franqueados e um marketing natural de que sua rede oferece excelência em franchising. 

Isso afeta diretamente na atração de novos investidores. Um empreendedor que busca um negócio para investir estará procurando autossatisfação, alcançar objetivos e ter sucesso. Em sistema de franquias, em que há necessidade de padronização, o empreendedor precisa de suporte por parte da franqueadora para operar sua unidade. 

Portanto, ao desenvolver uma cultura de sucesso do franqueado, sua rede está mostrando ao mercado que seu objetivo é ajudar sua rede a crescer por meio dos investidores. São eles que recebem o melhor auxílio com práticas que elevam a sua satisfação e sucesso com o negócio. 

Consequentemente, é a marca da sua clínica que irá se expandir, obtendo cada vez mais reconhecimento do mercado e dos clientes. Afinal, franqueados satisfeitos geram crescimento e obtêm motivação para ter uma operação de sucesso. 

Como promover o sucesso dos franqueados em sua franquia odontológica?

Primeiramente, antes de implementar ações práticas, é necessário que sua franquia tenha uma cultura organizacional centrada no sucesso do franqueado. É preciso instituir uma estrutura organizacional que funcione com este objetivo, desde os processos mais simples até os mais complexos da rede. Confira abaixo algumas dicas de como promover essa cultura centrada no franqueado em sua clínica. 

1 – Tenha colaboradores qualificados

 É importante que os colaboradores que irão trabalhar diretamente com os franqueados em sua rede sejam capacitados. Principalmente no setor de pós-vendas e suporte, é preciso que esses profissionais sejam capacitados como customer success. 

Afinal, as demandas por um atendimento qualificado por parte dos franqueados é constante. Os investidores da sua rede precisam ter alguém que os ajude a acompanhar suas metas, desde a implantação e que deem continuidade ao acompanhamento. 

Portanto, contrate profissionais da área de CS ou capacite os colaboradores da sua rede responsáveis pelo suporte e atendimento. É preciso desenvolver nestes profissionais a mentalidade de franchisee success, ou seja, promover o sucesso do franqueado. 

2 – Defina metas relevantes

Apenas expandir sua operação e abrir novas unidades de franquia não é o suficiente para ter excelência em franchising. É no pós-venda que inicia o processo de promoção do sucesso do franqueado. 

Durante o processo de implantação da unidade, ou seja, o onboarding, a rede já deve se preocupar com o relacionamento com o franqueado. É após este momento que haverá o estabelecimento das principais metas e, por isso, o processo deve ser bem executado. 

Uma das primeiras metas ao expandir uma franquia é o First Value, ou seja, o momento em que o franqueado é ativado. Este estágio marca o primeiro engajamento do franqueado, isso pode ser a primeira venda da unidade, primeiro cliente fiel ou feedack e etc.  

Para medir o sucesso do franqueado com efetividade, há uma meta que se define inicialmente e essa meta é relacionada aos indicadores que a franqueadora valoriza. 

Refere-se a esse indicador como milestones ou marcos históricos, onde o franqueador retoma o contato com o franqueado para checar o alcance dessa meta. Assim, aumenta o nível de engajamento com a rede, entretanto, sendo necessário uma motivação por parte do franqueador para engajar os colaboradores. 

Um exemplo deste marco pode ser alcançar a padronização da rede, aumentar o número de clientes, entre outros. 

3 – Manter um acompanhamento constante

Para manter uma evolução na busca do sucesso do franqueado, é preciso investir no ongoing do investidor. Ou seja, manter um acompanhamento qualificado dos milestones definidos entre as partes. 

Portanto, é preciso desenvolver um bom follow up com os franqueados, para que estes recebam o acompanhamento necessário para serem bem sucedidos. Com isso, a rede precisa avaliar o feedback desses investidores; analisar se o franqueado está alcançando seus objetivos iniciais, está satisfeito com o suporte prestado pela rede e etc.

Uma forma de realizar este acompanhamento é por meio das RTS (Reunião Trimestral de Sucesso). Essas reuniões proporcionam um fortalecimento do relacionamento entre franqueador e franqueado. Ao organizar essas reuniões, os membros da rede aumentam seu engajamento e a rede possui uma visão mais ampla da satisfação e nível de evolução dos franqueados. 

4 – Aplique pesquisas 

Uma das práticas mais essenciais para obter um patamar de sucesso do franqueado satisfatório na sua rede é aplicar pesquisas de satisfação. O feedback e a avaliação dos franqueados é primordial para que a rede continue implementando práticas para melhorar a satisfação geral da rede. 

Uma das principais pesquisas utilizadas com este objetivo é o Net Promoter Score

O NPS é uma pesquisa que mede o nível da satisfação do franqueado com a rede. Esse levantamento avalia o número de promotores da sua marca e de detratores. Ou seja, o quanto seus franqueados indicam sua rede e o quanto eles não recomendam. 

Isso ajuda a rede a nivelar o quanto está satisfatório seu suporte e a efetividade de suas ações com os franqueados. É por meio de pesquisas como essa que é possível saber se sua rede promove o sucesso de seus franqueados. 

Além de trazer segurança para a sua franquia por ter boas indicações e uma pontuação alta, sua rede também obtém uma visibilidade maior. Ou seja, atrai mais investidores por ter certificação de que sua marca promove boas práticas e concentra seu foco em crescer por meio dos colaboradores. 

5 – Invista em tecnologia

Uma das principais estratégias quando se trata de promover o sucesso de franqueados é investir em inovação e tecnologia. Novos processos são gerados através de ferramentas que facilitam a gestão dos franqueados e ajudam a franqueadora a manter o acompanhamento ideal da rede. 

As demandas de manter todos os membros da sua rede engajados e alcançando as metas do negócio são muitas para atender sozinho. Uma franqueadora que conta com a tecnologia consegue automatizar processos, qualificar seu atendimento e promover soluções inteligentes para problemas dos franqueados. 

Portanto, ao desenvolver ações em sua rede para melhorar a gestão da sua rede, utilize da inovação como motor dessas melhorias. Uma boa forma de investir em tecnologia especializada em franchising é com um sistema para franquias

Softwares de gestão especializados em franquias têm um maior número de funções específicos do mercado e que atendem às demandas deste modelo de negócio. Sendo assim, se você busca atingir um bom nível de satisfação em sua rede, procurar um bom software para franquias pode ser a melhor estratégia. 

Diante disso, podemos ver quais as principais medidas necessárias para manter uma franqueadora que foca no sucesso de seus franqueados. Além destes, há outras práticas que podem ser tomadas de acordo como a  realidade de cada rede. 

No entanto, uma ação que é comum a todas as redes é a mudança de mindset

Não adianta de nada implementar diversas ações como recomendamos se a cultura da rede não for desenvolvida com o objetivo de priorizar seus franqueados. Sendo assim, se você busca transformar sua franquia odontológica em uma referência no mercado, invista na promoção do sucesso dos seus franqueados e cresça sua marca com qualidade. 

Conteúdo produzido pela Central do Franqueado.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *