Conheça as melhores estratégias de marketing para alavancar os resultados da sua clínica odontológica

with Nenhum comentário

O marketing é um setor que não deve ser observado separado da empresa, segundo Philip Kotler. Ele também afirma que é uma área que tem influência direta no sucesso das empresas. E isso não pode ser desconsiderado para consultórios odontológicos.

Dessa forma, para os consultórios – e demais empresas – conseguirem obter mais clientes, é fundamental que haja uma boa relação com o público-alvo, sempre demonstrando quais são os serviços/soluções da empresa.

Essas ações, mesmo parecendo básicas, podem ajudar no aumento da carteira de clientes, o que consequentemente proporciona aumento da receita e o ganho de vantagens competitivas no mercado. 

Pensando assim, para ajudar os consultórios odontológicos na sua estratégia de marketing, pensando em promover a marca e alcançar mais pessoas, listamos as principais estratégias de marketing para alavancar os resultados das clínicas. Continue lendo o post para saber mais!

INBOUND MARKETING

O objetivo do Inbound Marketing é criar e promover conteúdos relevantes para a persona – previamente definida – através de sites, blogs e redes sociais em geral. O objetivo do método é atrair as pessoas que estão interessadas no conteúdo que está sendo produzido e, possivelmente, também pelos serviços que são fornecidos. 

Para possuir um Inbound de sucesso, a criação de conteúdos e materiais ricos relevantes é essencial para manter um bom relacionamento com o público-alvo. Nesse caso, é interessante que você crie uma automação de e-mails, para nutrir com conteúdo as pessoas que demonstraram algum tipo de interesse pela sua clínica. E, pensando nisso, quanto mais conteúdo você fornecer para o seu público, mais “simpatia” e credibilidade você acaba despertando para a sua marca, podendo se tornar referência no mercado pelo o que está sendo falado.

Porém, devemos lembrar que o Inbound Marketing não se faz sozinho. Seus conteúdos precisam aparecer na primeira página do Google para obter sucesso – isso pode ser alcançado através de trabalho de SEO.

ANÚNCIOS PAGOS COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL

Diferentemente do Inbound – que traz resultados orgânicos e a longo prazo – os anúncios pagos são uma boa forma de de aumentar as vendas do seu consultório a curto prazo. Essa estratégia atinge diretamente o público alvo que, de certa forma, já estão qualificados, uma vez que é possível escolher quem vai ver os seus anúncios. Essa é uma estratégia de alcançar os potenciais clientes que estão no momento de decisão de compra, aumentando assim as chances de conversão para a sua empresa.

Nossa sugestão, para que seja possível alavancar as vendas e consequentemente os resultados, é investir em Google (Adwords) – responsável por alcançar os seus clientes de forma mais rápida do que as demais ações orgânicas.

WHATSAPP MARKETING

Outra forma de alavancar os resultados da sua clinica é o WhatsApp. O aplicativo chegou em torno de 1 bilhão de usuários em 2016, se tornando uma ferramenta de relacionamento bastante interessante para quem costuma ter boas ideias de marketing para vendas. 

Para aplicar ações com o objetivo de alavancar as vendas, é fundamental estar próximo dos potenciais clientes e fazer com que suas mensagens cheguem intactas e no menor tempo possível até eles. E o Whatsapp é perfeito para isso, uma vez que ele possibilita a usabilidade tanto como canal de atendimento, como uma forma rápida e segura de fazer a nutrição de clientes e potenciais clientes. Na ferramenta, você pode enviar conteúdos, dicas, notícias, promoções, convites e qualquer tipo de informação que seja relevante para o público.

REDES SOCIAIS

Nos dias atuais, milhares de pessoas utilizam as mídias sociais. As mais famosas são: Instagram, Twitter, Linkedin e Facebook. Esses canais geralmente são utilizados pelo público como uma forma de compartilhamento de experiências. Nesse sentido, as informações compartilhadas nas redes é uma boa forma do público descobrir produtos e serviços que eles mais desejam. Além disso, é uma ótima maneira de divulgar a marca gratuitamente e melhorar a relação com os clientes.

E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa, desde que seja bem elaborada. Isso é um formato diferente de compartilhar conteúdo e ela deve estar diretamente relacionada ao processo de compra da persona. 

Dessa forma, se a persona está na fase de reconhecimento da marca, o conteúdo disponibilizado não será tão complexo. Por outro lado, uma persona que se encontra no fundo do funil de vendas já pode receber um conteúdo mais elaborado, onde ele poderá trocar informações pessoais (como e-mail, telefone) para receber o material. 

INVISTA EM FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Deve-se lembrar que o uso de ferramentas de gestão de qualidade faz a total diferença na capacidade de empresas aumentar suas vendas. O uso de ferramentas corretas permite ter uma boa estrutura para vender mais a curto prazo de forma escalável. Nesse sentido, indicamos o uso de ferramentas de automação de marketing – desde formas de envio de e-mails como ferramentas para padronização da marca, como o Deskfy. 

Se a ideia de investir em uma ferramenta de gerenciamento de marca for colocada em pauta, análise quanto tempo de trabalho manual ela vai economizar. Além disso, os resultados que ela pode trazer em termos de vendas imediatas e fidelização devem ser levados em conta.

CONCLUSÃO

Sem dúvida, alavancar os resultados de clínicas odontológicas vai ser uma consequência natural para a sua empresa se ela tiver todas essas estratégias em ação. Também não se esqueça de estruturar cada passo de acordo com suas condições de executá-lo do jeito certo.

Conteúdo produzido pela Deskfy.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *