Odontologia e estilo de vida: saiba como alimentos podem te ajudar na diminuição da cólica menstrual

with Nenhum comentário

O período menstrual sem dúvida é um dos mais delicados da vida de toda mulher, sendo uma fase que afeta diretamente o bem estar físico cotidiano. 

Além das mudanças hormonais, que impactam em todos os âmbitos da vida, as mulheres ainda enfrentam o desconforto da cólica menstrual. 

Muitas mulheres possuem um desejo de ter suas cólicas diminuídas ou anuladas, justamente para conseguir dar o seu melhor durante o dia sem esse grande incômodo. 

Juntamente com a orientação nutricional é importante a avaliação de um ginecologista especialista em endometriose e dor pélvica.

Neste artigo, separamos alguns alimentos que podem auxiliar na diminuição da cólica menstrual e explicaremos como isso pode afetar os seus dentes

Alimentos importantes para aliviar a cólica 

De modo geral, o nosso corpo responde de acordo com os estímulos que fornecemos, ou seja, para quem mantém uma alimentação saudável, as dores menstruais podem ser muito menores. 

A ingestão de vitaminas e minerais, sendo recomendadas por um nutricionista em casos mais específicos, são o grande diferencial para esse período tão delicado.

Confira alguns alimentos que podem se tornar grandes aliados neste período: 

Cenoura: É rica em vitamina D, fibras e carboidratos; que auxiliam no alívio do desconforto causado pela dor, não só do período menstrual. 

A cenoura é uma grande aliada para proteger e reforçar o esmalte dos dentes, retardando a procura por um tratamento de canal, por exemplo.

A forma que será consumida é de sua livre escolha, porém a recomendação é de que seja crua ou cozida, temperada com azeite e sal como uma salada. 

Sementes de abóbora, girassol e amêndoas: As sementes, de modo geral, são ricas em vitamina E e uma grande fonte de magnésio, um mineral importante para o combate da diminuição da dor. 

Por conta dos ácidos graxos presentes nessas sementes, também é possível controlar e diminuir o inchaço que aparece antes e durante o período menstrual. 

Uva, acerola, laranja, morango e banana: As frutas, principalmente cítricas, apresentam excelentes níveis de vitamina C.

No período menstrual, o corpo libera uma grande quantidade de líquido, apostar em vitaminas feitas com frutas, como a banana, rica em vitamina B6, que ajuda a aliviar as dores e traz mais força muscular, é uma boa pedida.

Para repor os líquidos, os sucos também são indicados, como por exemplo, o suco de acerola com laranja, uma grande fonte de vitaminas antioxidantes que atuam reduzindo os processos inflamatórios. 

O morango também é um aliado indicado ao combate as inflamações de todo o corpo. Além de possuir um grande poder de clareamento dental, trazendo benefícios para os dentes

E vale lembrar da grande sensação de prazer e conforto ao consumi-lo em seu período menstrual, atuando na redução das cólicas.

Queijo branco, vegetais verdes escuros e leite desnatado: São ricos em cálcio, um mineral que funciona de maneira direta no relaxamento do útero, sendo necessário para aliviar essas tensões uterinas que causam as cólicas menstruais. E ainda previne o inchaço. 

Os alimentos que possuem cálcio auxiliam da mesma maneira em outras partes do corpo que possuem inchaço ou precisam aliviar a tensão, sendo recomendados para aliviar o desconforto.

O que deve ser evitado no período menstrual? 

Açúcar ou farinha branca: Certamente quando mencionamos o morango você pode ter imaginado ele coberto por açúcar ou leite condensado, assistindo seu filme ou série favorita. 

Mas, além de ser um dos grandes vilões dos dentes e da saúde de um modo geral, nem o açúcar e nem a farinha branca possuem vitaminas que são benéficas a saúde.

Ambos, quando consumidos em excesso, podem aumentar o nível de glicose e causar problemas de saúde mais complicados, como por exemplo diabetes, que pode resultar em uma extração de dente. Evite utilizá-los mesmo fora desse período.

Doces, bolos e guloseimas: Como dito no início deste artigo, o período menstrual impacta diretamente nos hormônios femininos. 

É justamente por isso, que essa fase acaba se tornando uma das mais sensíveis para as mulheres, e o desejo por doces e guloseimas acaba ficando mais evidente.

Porém a ingestão de gorduras saturadas, que normalmente estão presentes nesses alimentos, pode desregular ainda mais os hormônios, nesse caso há mais contrações uterinas e aumenta o processo inflamatório, causando mais dor e desconforto.

Nesses momentos, a saúde física pode ser a última coisa a ser lembrada, mas é importante pensar a longo prazo. E nos efeitos por ingerir uma grande quantidade de açúcar e sal pode trazer ao organismo. 

Existem casos mais severos, em que o total descontrole do consumo desses alimentos causam problemas sérios em nossa saúde como um todo. Vale lembrar da importância da saúde bucal nesse processo, onde dentes saudáveis evitam um implante dentário futuramente.

Importante frisar que essas são apenas dicas, em casos de dores mais intensas ou problemas inflamatórios uterinos, a orientação é procurar por um ginecologista que consiga propor um tratamento eficaz embasado em seus sintomas.

Conteúdo produzido por Dayane Goes, redatora da rede Clínica Ideal. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *