Odontomóvel Ministério da Saúde: como funciona o atendimento?

with Nenhum comentário

Consultar-se com um dentista nem sempre é uma realidade dos brasileiros. De acordo com os dados do Conselho Federal de Odontologia, 46% da população do país considera difícil o acesso ao dentista e cerca de 20% não tem o hábito de se consultar com um profissional. Para reverter esse quadro, uma iniciativa bem interessante é o odontomóvel do Ministério da Saúde.

A ideia consiste em uma espécie de consultório odontológico motorizado, levando até a população mais carente o atendimento necessário. Quer entender como funciona o odontomóvel? Siga conosco!

O que é odontomóvel do Ministério da Saúde?

O odontomóvel é um consultório odontológico montado sobre um veículo com motor, em geral um micro ônibus ou uma van. Ele funciona como uma espécie de atendimento domiciliar, atendendo os pacientes no bairro ou região em que residem – e levando atendimento a regiões distantes, que nem sempre contam com um consultório disponível.

A iniciativa integra diferentes programas, desde projetos das secretarias estaduais e municipais de saúde, até o nível federal. Dentro do SUS, o odontomóvel oferece suporte às equipes de Saúde Bucal que atuam na Estratégia Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

No total, cerca de 20 estados contam com esse tipo de serviço móvel que atende, principalmente, brasileiros que residem em locais de difícil acesso, como comunidades rurais, quilombolas e indígenas.

As unidades são gerenciadas pelas prefeituras e oferecem um portfólio completo de atendimento, da mesma forma que os centros de odontologia das UBS, realizando consultas, extrações dentárias, restauração, limpeza, além de conscientização com palestras de educação em saúde.

Quais as vantagens do odontomóvel?

O odontomóvel é uma iniciativa muito importante, justamente por democratizar o acesso aos cuidados com a saúde bucal, algo fundamental em um país tão desigual quanto o nosso.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, 4 a cada 10 brasileiros perdem todos os dentes depois dos 60 anos. Algo que não deveria ocorrer, considerando que o Brasil é o país com maior número de dentistas do mundo.

Atualmente, o SUS cuida apenas de 30,7% dos serviços odontológicos prestados à população, enquanto a iniciativa privada fica com 69,3% da responsabilidade. Mas, em um país com tanta desigualdade social e miséria, nem sempre os brasileiros conseguem ter condições financeiras e de acesso a profissionais especializados.

Nesse sentido, iniciativas como o odontomóvel são extremamente importantes, levando atendimento odontológico gratuito e de qualidade a quem mais precisa – especialmente a pessoas que vivem em locais de difícil acesso e que, se não fosse por programas como este, raramente teriam acesso aos cuidados com a saúde bucal.

Como é a estrutura do odontomóvel?

Para poder realizar diferentes tipos de atendimento, a estrutura móvel deve possuir aparelhos para procedimentos odontológicos, sala de esterilização com autoclave, rampa de acessibilidade para locomoção e tratamento de pessoas com necessidades especiais e geradores, permitindo o atendimento mesmo em locais onde não há eletricidade.

Normalmente, quatro profissionais atendem em um odontomóvel, sendo dois dentistas por período. Os valores dependem de qual tipo de veículo será adaptado. Um micro-ônibus de cerca de 9 metros de comprimento custa em torno de R$ 540 mil e comporta dois consultórios climatizados. Mas existem versões menores, com apenas um consultório, montados em vans, que costumam custar em torno de R$ 200 mil.

Existem, ainda, dentistas inovando e criando seus próprios odontomóveis, visando oferecer atendimento domiciliar particular, especialmente para o público idoso e pessoas com dificuldades de locomoção.

Você já conhecia a iniciativa do Odontomóvel do Ministério da Saúde? Curtiu essa ideia? Compartilhe com seus amigos dentistas nas suas redes sociais!

Conteúdo produzido por Blog Moto-Oeste.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *