Tire suas dúvidas de como passar o fio dental

with Nenhum comentário

Não é incomum encontrarmos diversos assuntos na internet referindo-se à importância do fio dental para contribuir com a saúde e limpeza dos nossos dentes e da região bucal.

Como sabemos, essa prática de cuidado nos previne de diversas doenças, melhora o aspecto dentário e torna os dentes cada vez mais saudáveis, contribuindo para uma qualidade de vida ainda melhor.

Quer saber como? Então leia o post até o final e saiba tudo sobre o fio dental e sua importância para a nossa saúde.

Como passar o fio dental?

Sabendo que o uso do fio dental é muito importante para a nossa saúde, vamos enumerar o passo a passo para você utilizá-lo de forma correta. Confira abaixo:

Passo 1: Pegando o fio dental, enrole cerca de 40 cm de linha ao redor de cada dedo médio, deixando um espaço de mais ou menos 10 cm entre os dedos;

Passo 2: Segure o fio dental entre o seu polegar e seu indicador (nas duas mãos), movimente-o generosamente para cima e para baixo, entre os seus dentes;

Passo 3: Passe o fio dental de forma lenta e ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha que se junta ao seu dente e a gengiva. Lembrando que é importante não forçar a linha junto à gengiva, para não causar ferimentos ou sangramentos excessivos;

Passo 4: Vá utilizando a parte nova do pedaço de fio dental para limpar cada dente;

Passo 5: Para remover o fio, faça movimentos de trás para frente, retirando-o dos dentes.

Por que é importante usar o fio dental?

Da mesma forma que precisamos tomar banho diariamente para manter a nossa pele limpa e saudável, também devemos ter a mesma preocupação com a nossa região bucal. Com o uso do fio dental, é possível tirar os restos de alimentos alojados entre os dentes, onde a escova dental não consegue alcançar.

Quando pequenos resíduos de comida não são retirados da boca de forma eficiente, podemos notar o surgimento de complicações, como a gengivite (que contribui com a inflamação da gengiva) e a cárie- sendo esta a mais conhecida de todos os agravantes.

Por isso, a prática de usar fio dental deve ser um hábito diário por todos os membros da família, especialmente as crianças. Assim, elas já crescem conscientes do seu uso e em um futuro bem próximo, não terão problemas bucais.

Usar o fio dental antes ou depois da escovação?

Uma das dúvidas mais comuns acerca do fio dental é se o seu uso deve ser feito antes ou após a escovação. Embora não exista uma regra específica para o melhor momento de uso, geralmente os profissionais odontológicos recomendam o uso do fio dental antes da escovação. 

Assim, nós conseguimos remover toda placa de resíduos concentrados entre os dentes para depois realizarmos a escovação e melhorar ainda a mais limpeza de toda a região bucal.

Essa tática é mais válida como estratégia de priorizar o fio dental, pois quando tendemos a deixá-lo por último, acabamos esquecendo ou nos desanimando de usá-lo após a escovação.

O mais importante é não deixar de usar o fio dental. Mesmo que seja apenas uma única vez ao dia, já é o suficiente para retirar os restos de alimentos acumulados entre os dentes, contribuindo para um aspecto saudável e esteticamente bonito.

É necessário passar o fio dental em todos os dentes?

O mais recomendado é que o fio dental seja utilizado em todos os dentes, especialmente naqueles que são mais usados para triturar os alimentos na boca, como os traseiros.

Toda a arcada dentária possui espaços que contribuem para o acúmulo de resíduos de alimentos entre os dentes. Apesar das pessoas darem prioridade aos dentes que tendem a acumular alimentos (como os traseiros), a importância do uso do fio dental deve ser destinada a todos os dentes e com a mesma intensidade de uso.

Quantas vezes é necessário usar o fio dental?

Como sabemos o melhor momento para utilizar o fio dental é sempre antes da escovação. Sendo assim, já que é recomendada sempre após cada refeição do dia, o uso do fio dental poderá ficar a critério do próprio usuário: seja anterior a todas as escovações do dia ou pela preferência de um horário para aplicar o fio dental.

Passo a passo de como usar o fio dental corretamente com aparelho

Apesar de encontrarmos algumas dificuldades para utilizar o fio dental em dentes que possuem aparelhos, ainda é possível tornar essa prática fácil. Confira abaixo o passo a passo:

Passo 1: Para conseguir passar o fio de forma correta, insira o fio dental no buraco do passador – que é uma espécie de agulha feita em plástico, onde você encaixa o fio dental para passá-lo por trás do aparelho;

Passo 2: Após isso, pegue a agulha e passe-a por trás do fio, exatamente no espaço entre os seus dentes e o fio de metal;

Passo 3: Agora, coloque o fio dental no espaço entre os dentes, e segure cada extremidade com uma mão. Em seguida, passe o fio dental no ponto entre os dentes até conseguir encaixar na gengiva;

Passo 4: Pressionando o fio dental na região, em direção à gengiva, vá mexendo o fio dental para cima e para baixo, realizando a limpeza;

Passo 5: Repita todo o processo em cada um dos dentes, de modo que isso não danifique o seu aparelho ortodôntico.

Como manter uma boa saúde bucal

Podemos citar diversas ações a serem feitas para tornar não somente a região bucal saudável , mas esteticamente bonita e agradável aos olhos. Confira abaixo algumas ações importantes:

1. Não menos importante, sempre passe o fio dental antes de qualquer escovação do dia a dia ou, se preferir, escolha um horário para passá-lo antes da escovação. A ideia é que você não se esqueça de usá-lo diariamente.

2. Use produtos de higiene bucal extras, como flúor, enxaguante e dentre outros produtos similares para completar a escovação;

3. Prefira alimentos leves na hora das refeições e evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.

Conclusão

Conforme visto, a saúde bucal precisa ser levada em consideração em todos os momentos.

O fio dental não é menos importante do que a sua escovação diária e, por isso, você deve encaixá-lo em sua rotina para oferecer um bem estar ainda melhor e também para evitar doenças como gengivites, cáries e até o mesmo o acúmulo de placa bacteriana.

Agora que você já tirou todas suas dúvidas sobre o fio dental, que tal conhecer os nossos produtos? Se você quiser saber mais sobre planos odontológicos, entre em contato com a Facilita Corretora de Seguros e cuide logo da sua saúde!

Conteúdo produzido pelo parceiro Facilita Corretora de Seguros

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *