Entenda a função da saliva no corpo humano

with Nenhum comentário

O corpo humano é uma grande máquina. Tem falhas, sim, mas também tem métodos de defesa próprios e uma série de substâncias que consegue neutralizar, chegando ao ponto inclusive de conseguir curar algumas patologias por si mesmo. Uma dessas substâncias de defesa do corpo é a saliva.

A saliva é uma secreção produzida pelas glândulas salivares e é composta por água e diversas outras substâncias orgânicas e inorgânicas presentes no corpo humano e possui grande importância para a saúde.

Funções da saliva

As funções da saliva são muitas e variadas, ela funciona como uma espécie de escudo bucal.

Em primeiro lugar, é um dos responsáveis pela proteção da boca, para além de controlar o pH na boca, facilitando a formação do bolo alimentar e auxiliando no processo digestivo.

Mas não é tudo. A quantidade e qualidade da saliva desempenha um papel fundamental no controle das infecções orais, podendo também reduzir o risco de sofrer de doenças como as cáries dentárias.

E auxilia não só na prevenção das cáries, como também intervém durante o processo de remineralização da parte afetada. Portanto, esse líquido é de vital importância na saúde oral.

Produção salivar

Estima-se que uma pessoa adulta pode produzir entre 1 e 2 litros de saliva por dia. Essa quantidade tende a diminuir com o passar dos anos no paciente, podendo tornar-se na causa direta para a proliferação de patologias relacionadas com a cavidade oral. Para além disso, há uma série de situações fisiológicas que reduzem a secreção salivar, como por exemplo:

  • Número de dentes
  • Sexo 
  • Peso corporal.
  • Estresse

Xerostomia

A patologia que faz diminuir a secreção de saliva é chamada de xerostomia. Essa redução aumenta o risco de cáries, irritação da mucosa, dificulta a deglutição dos alimentos e é uma causa de halitose. Para detectar qualquer tipo de anomalia e tratá-la a tempo, é importante ir ao dentista de forma regular, sendo recomendado ao menos 2 vezes ao ano.

A falta de saliva pode causar dificuldades na fala, ao comer ou no uso de dentaduras, entre outros problemas de saúde que podem ser causados por esse mal. Em todos os casos, é necessário a ida a um dentista para que seja analisado e tratado da melhor forma.

Porém é normal que no decorrer da noite, a produção de saliva seja reduzida devido a uma  menor atividade bucal.

Essa diminuição da proteção ao longo da noite, também causa uma menor proteção oral, e torna fundamental que haja uma boa higiene bucal antes de se deitar para dormir. Essa higiene deve ser feita através de uma boa escovação e uso do fio dental.

Considerações finais

Nesse conteúdo, pudemos ver um pouco sobre o quão importante é a saliva para o funcionamento do nosso corpo, e por isso devemos sempre estar atentos ao estado dela, para que não tenhamos complicações.

Importante destacar que as vezes algo que pode ser extremamente simples, se torna algo mais complexo pela falta de cuidado. Por isso, não deixe de ir ao dentista, cuide sempre da sua saúde!

Também é de se destacar que muitas pessoas evitam ir ao dentista regularmente por razões financeiras. Mas hoje em dia é possível encontrar também opções mais acessíveis, que possibilitam assim pessoas com menores condições econômicas manterem a saúde bucal em dia.

E você quando foi pela última vez ao dentista?

Conteúdo produzido pelo site Rica Saúde.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *