Entenda tudo sobre o nascimento dos dentes do seu bebê

with Nenhum comentário

Trocar fraldas de um recém nascido não é a única coisa que tira o sono das mamães de primeira viagem. O nascimento dos dentes do bebê pode causar muitas dúvidas e aflições. Os questionamentos são frequentes: Quais serão os sintomas? Como aliviar a dor durante esse período? Como higienizar corretamente?

Para responder a essas perguntas e ajudar você a enfrentar essa fase junto com seu filho, preparamos um guia muito prático com dicas e informações. Confira!

Quando nascem os primeiros dentes de um bebê?

O nascimento dos dentes é uma passagem que se estende pelos três primeiros anos da vida de uma criança. Os primeiros dentinhos aparecem ainda quando bebê, entre 4 e 12 meses. Vale lembrar que esse é um prazo médio que varia de acordo com os fatores biológicos de cada um.

Existe uma ordem para o nascimento dos dentes de leite?

Como explicado acima, assim como o tempo para o nascimento, a ordem dos dentes também pode variar de acordo com fatores biológicos. Segundo observações e pesquisas de especialistas, a ordem mais comum de nascimento dos 20 dentes de leite é:

  1. Incisivos inferiores (dentes da frente): entre os 5 e os 12 meses.
  2. Incisivos superiores (dentes da frente): entre os 7 e os 10 meses.
  3. Laterais superiores e inferiores (vizinhos dos dentes da frente): entre os 9 e os 12 meses.
  4. Primeiros molares superiores e inferiores: entre os 12 e os 18 meses.
  5. Caninos superiores e inferiores: entre os 18 e os 24 meses.
  6. Segundos molares inferiores e superiores: entre os 24 e os 30 meses.

Quais são os sintomas relacionados ao nascimento dos primeiros dentes?

Sintomas ligados à erupção dos dentes são famosos, entre os principais estão: irritabilidade, inchaço e sensibilidade na gengiva, excesso de saliva (que pode irritar a pele ao redor da boca), necessidade de mastigar objetos, problemas para dormir, aumento na temperatura corporal e diarreia leve.

Esses sintomas também podem ser fisiológicos. Os principais são:

  • saliva em excesso;
  • gengiva mais inchada e sensível;
  • maior nível de irritabilidade (choro constante e sem motivo aparente);
  • maior vontade de morder brinquedinhos e objetos em geral;
  • maior rejeição à alimentação;
  • dificuldades para dormir.

O estresse associado ao nascimento dos dentes também pode baixar a imunidade dos bebês, deixando-os mais vulneráveis às infecções. É preciso estar atenta para não confundir uma doença mais séria com o nascimento dos dentes, buscando a opinião de um profissional, em caso de dúvidas.

Como aliviar o desconforto causado pelo nascimento dos dentes?

Durante o processo, é importante oferecer ao bebê mordedores para aliviar o desconforto na gengiva. Uma ótima dica é colocar o brinquedo por alguns minutos na geladeira, pois o objeto gelado ajudará a aliviar o inchaço.

Outra prática é massagear as gengivas do bebê com a ponta do dedo bem limpa. O alívio será temporário, mas com certeza seu bebê ficará agradecido pelo toque.

Se nenhum dos métodos acima funcionar, você pode consultar o pediatra que poderá receitar algum analgésico ou pomada tópica para alívio dos sintomas. Uma vez que a prescrição depende da idade e do peso do bebê, lembre-se de nunca medicá-lo por conta própria.

Como higienizar os dentes de um bebê?

Quando os dentes aparecem é preciso mantê-los limpos. Para escovar os dentes do seu bebê utilize gazes ou dedeiras de silicone e um creme dental sem flúor. Esses materiais são próprios para isso, então, não é preciso ter medo de esfregar a gengiva do bebê.  A escova de dente deve ser introduzida quando os dentes do fundo já tiverem nascido.

Os primeiros dentinhos surgem e trazem uma série de mudanças. Estando atento a todas elas e cuidando do bebê, é possível tornar esse momento menos incômodo para a criança e totalmente saudável.

Agora você já sabe como funciona o nascimento dos primeiros dentes do bebê, não é mesmo? Tem algo que você saiba sobre isso e não está no post? Conte nos comentários!

Este conteúdo foi produzido em parceria com o blog Fraldário. Um serviço de assinatura de Fraldas para mães práticas e econômicas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *