Inbound Marketing para clínicas: como um software médico pode ajudar?

with Nenhum comentário

Para começo de conversa, Inbound Marketing nada mais é que uma estratégia focada em atrair, converter e encantar o público-alvo. E se faz isso através de conteúdos relevantes, que realmente despertam o interesse da pessoa em saber mais sobre aquele determinado tema. 

Muitos não sabem, mas dentro do segmento da saúde, os médicos e gestores podem usar a tática de Inbound Marketing para a área da saúde para potencializar os resultados do negócio da saúde. Isto pode ser feito através de um bom software médico

Pois, se sabe que muitas clínicas possuem um orçamento baixo para investir em marketing, no entanto, além do sistema para clínicas ajudar na gestão de todos os procedimentos, também ajuda a colocar o plano de ação de inbound marketing em prática. 

É a estratégia perfeita para reduzir os custos de aquisição por paciente. De acordo com pesquisas, os pacientes gerados por inbound marketing têm um custo em torno de 60% a menos comparado com os pacientes captados pelo marketing tradicional, isto é, de interrupção. 

O sistema médico de gestão possibilita que os médicos divulguem conteúdos relevantes para a base de pacientes cadastrados. Também permite a divulgação do link de agendamento nas redes sociais, site e por outros canais para os pacientes em potencial tenham a liberdade de agendar as consultas de acordo com a especialidade a qual procuram. 

Frente a isso, decidimos reunir os principais benefícios que o sistema para clínicas pode oferecer quando o assunto se trata em aplicar as estratégias de inbound marketing dentro do negócio da saúde. Acompanhe a seguir:

Otimize o processo de agendamento de consultas

O agendamento on-line é um dos melhores investimentos a serem realizados na clínica médica. Ele consegue trazer facilidade e simplicidade. 

O que, como dito anteriormente, possibilita que o profissional da saúde inclua o link nas redes sociais, blog ou no próprio site para que os pacientes tenham a independência de ver todos os horários e médicos especialistas disponíveis e em seguida agendar a consulta dentro de sua preferência. 

É importante ressaltar que o agendamento online otimiza a rotina das recepcionistas, pois elas não vão gastar os esforços em encaixes de agendas e sim no trato com os pacientes e também no trabalho administrativo. 

Além disso, é válido reforçar que é um recurso que fica disponível e pode ser acessado 24h por dia e 7 dias da semana. Então o paciente não precisa se sujeitar à disponibilidade de uma central médica. O que garante uma maior flexibilidade para marcar a consulta na hora que desejar.

Evite atrasos ou possíveis esquecimentos dos pacientes

O sistema médico de gestão vai trazer a possibilidade de informar os pacientes do dia e horário de consulta que estava marcado, reduzindo significativamente o número de faltas ou esquecimentos. As recepcionistas da clínica não vão precisar realizar o trabalho de ligar para os pacientes manualmente os lembrando das consultas marcadas. 

O sistema para clínicas como aliado vai possibilitar que o gestor implemente lembretes automáticos por SMS ou e-mail com mensagens do tipo padrão ou personalizadas para lembrar os pacientes que a consulta marcada se aproxima ou então alertá-los a retomar um determinado tratamento.

Veja como foi a experiência do paciente com a clínica

Se o profissional da saúde deseja ter sucesso em sua clínica médica, então é fundamental realizar pesquisa de satisfação com os pacientes. É preciso saber se eles estão satisfeitos com o atendimento prestado e a infraestrutura da clínica de fato é agradável. 

Um bom sistema para clínicas é capaz de colocar esta estratégia em prática. Através de mensagens automatizadas que são enviadas após o atendimento. 

Assim, o gestor da clínica consegue visualizar tanto a nota que cada médico recebeu referente aos atendimentos realizados, quanto às sugestões ou observações que os pacientes escreveram a respeito do ambiente ou detalhando a experiência do atendimento médico. 

A pesquisa de satisfação pode ser aplicada de várias formas, caso o gestor prefira de modo digital, é só deixar um tablet na recepção com um aplicativo para ajudar no armazenamento dos dados. Ou então, a pergunta poderá ser enviada por SMS ou e-mail ao paciente. A pergunta precisa ser objetiva para facilitar a adesão dos pacientes à pesquisa. E pelo fato de ser simples, também garante agilidade para a pessoa que está analisando os dados. 

Fortaleça os laços no relacionamento com os pacientes

Dia dos Pais, Natal, mensagem de aniversário, Dia das Mães e entre outros. Quem não se sente especial quando é homenageado? Não tem erro, o envio de datas comemorativas e de conscientização para os pacientes de forma personalizada é uma importante estratégia para aumentar a taxa de fidelização com os pacientes. 

Um sistema médico de gestão apropriado ainda garante que o profissional da saúde programe e automatize todas as mensagens com data e horário marcado. 

Uma dica é promover eventos referentes a determinadas datas comemorativas dentro da Clínica. Geralmente a promoção de evento é voltada para os funcionários, mas nada que impossibilite a inclusão dos pacientes também. 

Até porque, um dos grandes desejos do gestor é também fidelizar os funcionários que ali trabalham e prestam serviço. Até porque funcionários satisfeitos proporcionam uma experiência ainda mais agradável no atendimento aos pacientes. 

Como o software médico do Shosp pode humanizar o seu atendimento

O software médico do Shosp, além de proporcionar benefícios como a integração da agenda médica com o financeiro e o prontuário, prontuário eletrônico personalizado, repasse médico automatizado, resumo em tempo real de todas as receitas e despesas da clínica, também ajuda os gestores a colocarem a estratégia de inbound marketing em prática para fidelização dos pacientes. 

Tudo isso é possível através de um complexo módulo voltado exclusivamente para fortalecer o relacionamento. Então, nele contém a confirmação de agendamento, agendamento online, fidelização dos pacientes, muito útil para o envio de lembretes de consultas, pesquisa de satisfação, SMS marketing e ainda recepção automatizada com direito de escolha por chamada de voz ou bip. 

Sim, essa é a prova que a tecnologia pode ser tornar a grande aliada para garantir o sucesso da clínica médica, além de te ajudar a se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados e se livrar de uma vez das multas. A decisão é sua. 

Conteúdo produzido por Shosp.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *